As Brumas do Ébano - Os Mistérios de Warthia #03 - Denise Flaibam


Eu definitivamente preciso ou ler algumas séries na sequência ou os autores têm que dar uma ajudinha para lembrar os acontecimentos passados. É ruim quando você lê uma sequência e fica meio perdida nas primeiras páginas porque já faz um tempo que leu o livro anterior. Entre o terceiro livro e o segundo não teve tanto tempo como do primeiro e o segundo volumes, mas As Brumas de Ébano, terceiro volume da série Mistérios de Warthia, escrito pela brasileira Denise Flaibam, e publicado pela editora Mundo Uno, ainda me deixou um pouco perdida no seu inicio. Esta resenha contêm spoilers.

Serafine consegue escapar da Fortaleza do Dragão depois de sua queda, ela segue para a terra das brumas, um local repleto de sombras para encontrar seu novo mestre e dominar um novo elemento. Mas as sombras já estão dominando muito território e a marca que carrega dentro de si a assombra cada vez mais, a batalha já não é mais apenas com o grande espírito que carrega e os seres sombrios, agora as sombras lutam para dominá-la, e Serafine tem uma batalha interna para não enlouquecer e deixar as sombras a dominar.

Com sua narrativa em terceira pessoa continuamos acompanhando Serafine e sua saga para conquistar os elementos e se tornar a escolhida que irá salvar Warthia das trevas. Devo frisar mais uma vez como na resenha do livro anterior que a autora falha em não fazer uma pequena recapitulação dos acontecimentos, visto que são inúmeros personagens e acontecimentos anteriores, são muitas coisas para lembrar, ainda mais para quem lê muitos livros. Mas quanto ao estilo de escrita de Flaibam continuo só nos elogios, o modo como ela cria diversas camadas de acontecimentos que vão se unindo aos poucos para a grande guerra são muito interessantes.

O grupo de Serafine é composto por Jarek, seu guardião juntamente com o fofo ( e ele que não me ouça!) Guillian. Mas a procura deles esbarra em inúmeros acontecimentos e problemas, e inclusive com o encontro de uma pessoa que a garota jamais pensou em encontrar! O outro núcleo é o do Rei Jon que avança para o norte para recuperar o castelo do irmão Demetrius que caiu nas sombras, sua saga também não se revela nada fácil, e problemas atrás de desafios surgem.

Por fim com menos regularidade, mas ainda sim surgem pequenos trechos do que a guardiã Ývela está passando no reino das águas. Ela teve que assumir o lugar da mãe quando esta faleceu para que os leviatãs não ressurjam, e seu sacrifício será enorme para que consiga alcançar seu objetivo.

De todos os livros este de longe é o mais sombrio, e o que mais exige do leitor porque é repleto de sequências de ação não só de ataques físicos mas também mentais, já que a maioria dos personagens já foi tocado pelas sombras e esta deixa sua marca, assombrando eles, os tentando a cair. São raras a cenas mais tranquilas ou que nos deixam um pouco de fôlego. Isso pode ser um pouco cansativo as vezes e repetitivo, já que muito se martela no quesito das sombras dominarem ou estarem ao redor, ninguém tem paz, está sempre sendo perseguido ou vigiado.

Serafine está um pouco chata neste volume porque passa muito tempo dentro de si mesma combatendo sua marca, que muitas vezes não deixa claro se trata-se apenas da marca pela possessão que passou ou se é também uma questão de conhecer a si mesma, seu lado sombrio e sua relação com o espírito que cada dia mais a domina sem deixar que ela se lembre do que ocorreu.

Jarek continua irônico, mas devido ao seu relacionamento se fortalecer cada vez mais com Serafine ele adota uma postura mais amorosa e defensiva para com sua protegida, assim como também compreensiva. Guillian não desenvolve muito, está sempre presente, e é um apoio fundamental mas sua estória não avança muito assim como de Sibila, são coadjuvantes.
Como o foco está nas batalha contra as trevas as criaturas têm pouco destaque neste livro, e senti um pouco de falta de um pouco de seres diferentes e quem sabe uma raça para conhecer mais? Traria um pouco de leveza a trama que ficou carregada de seres malignos.

O fato é que As Brumas do Ébano é um livro que mantêm a qualidade da saga, a levando um novo nível de estória. Mais tenso e direto, ele é sufocante e trabalha algumas respostas aguardadas, mas sem que para isso ainda não restem dúvidas para o último livro da saga, O Império de Fogo. Mistérios de Warthia está caminhando para ser uma das melhores sagas de fantasia brasileira, vamos ver o que o desfecho fará com estas terras mágicas!

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário