Black Hammer #01: Origens Secretas - Jeff Lemire, Dean Ormston & Dave Stewart

Quando um grupo de Super-Heróis salvou a metrópole Spiral City, não imaginava que iriam ficar presos numa fazenda em uma remota cidade-prisão suspensa no tempo. Mas foi isso o que aconteceu com a Menina de Ouro, Barbalien, Abraham Slam, Coronel Weird e Madame Libélula, que não sabem como ou porquê foram parar ali, nem como fazem para finalmente terem sua liberdade de volta.
Através de flashbacks sobre seus passados, as origens de seus poderes e suas histórias antes do acontecimento que fez com que ficassem presos ali por dez anos, vamos conhecer melhor cada um dos protagonistas enquanto eles tentam sobreviver na vida pacata que levam e tentam descobrir uma forma de escapar da realidade em que vivem – ou apenas se adaptam a ela.
Confesso que estava esperando um pouco mais dessa leitura, que tem um teor mais introdutório, apenas nos apresentando aos personagens de maneira não muito aprofundada, ainda que nos faça entender o que é necessário para seguirmos em frente com a história. Mas, de um modo geral gostei bastante do resultado final.
Algo que curti muito foi que o autor resolveu focar nos personagens e não nos acontecimentos em si, fazendo com que o leitor tenha a possibilidade de criar um vínculo maior com cada um e entender mais a fundo a maneira de ser deles individualmente e também o que enfrentam com sua realidade, como gostariam que as coisas fossem diferentes, como agem diante do cenário permanente em que vivem, suas reações, angústias, etc. Tudo isso faz com que a gente entenda-os para depois começarmos a ver como as coisas vão finalmente se modificar nas continuações, as quais estão ansiosa para conferir.
Sobre os acontecimentos, assim como com os protagonistas, não temos muitas informações ainda a respeito de como foram parar ali e como finalmente vão conseguir escapar do local e dessa situação, mas já temos a chance de ver alguma coisa podendo acontecer e estou bem curiosa para saber o que vem por aí.
Como eles estão presos nessa situação e também no local, sem entender como chegaram e se um dia vão conseguir sair, conseguimos sentir a angústia geral deles, assim como isso afeta mais umas pessoas do que outras, que acabaram se adaptando ao meio em que estão vivendo com uma facilidade maior. E, por conta disso, e de suas reflexões e busca por respostas, há um tom mais melancólico na trama.
Alguns personagens com certeza chamaram mais a minha atenção do que outros, porém todos eles me instigaram na mesma proporção. Há um clima sombrio por trás de algumas histórias e também permeando a realidade dessas pessoas que nos deixa aflitos e entusiasmados para saber mais.
As ilustrações ficaram por conta de Dean Ormston, que sofreu uma hemorragia cerebral (derrame) depois de finalizados os primeiros números dessas HQs, e felizmente conseguiu dar a volta por cima, fazendo fisioterapia e se empenhando bravamente em sua recuperação, conseguindo uma melhora significativa, ficando quase totalmente recuperado e podendo, assim, voltar ao projeto. Só por saber disso já senti minha admiração por esse artista crescer ainda mais e fico feliz em saber que ele conseguiu tudo isso.
Dave Stewart foi o responsável pelas cores dos quadrinhos e seu trabalho impecável se uniu perfeitamente ao de Jeff Lemire e Dean Ormston, entregando, assim, uma HQ maravilhosa e graficamente linda. É realmente um projeto visual lindo e com muito potencial para se tornar uma história incrível.
A edição física publicada pela Intrínseca está bem bonita. A capa original foi mantida e esse exemplar conta com os seis primeiros volumes originais, cada qual separado por sua própria capa. A qualidade de impressão está perfeita, e as páginas são em papel couché (aquele tipo folha de revista, porém mais grosso). Depois atualizo o post com fotos para vocês conseguirem ver como ficou. Só acho que ficou faltando uma capa dura. Mas não sei se há algum projeto de uma edição especial de capa dura ser publicada por aqui no futuro, depois que todos os exemplares forem publicados, unindo-os em um só lugar, o que eu espero muito que aconteça.
No final da obra ainda há alguns extras, como A Verdadeira Origem Secreta de Black Hammer, que traz um texto do próprio Jeff Lemire nos contando como foi o processo de criar e escrever essa trama, que demorou alguns anos antes de sair de sua cabeça e ser passada para o papel. Também temos a chance de ver o Perfil dos personagens com os esboços e explicações a respeito de cada um deles, como Dados Pessoais, Histórias e Poderes e Armas. E depois há o Caderno de Rascunhos de Black Hammer, com comentários de Dean Ormston, no qual ele nos apresenta os esboços originais dos personagens e capas e faz suas explicações a respeito deles.
Aqui no Brasil já foram publicados os dois primeiros volumes, este da resenha e o segundo, “Black Hammer: O Evento”, assim como no exterior. O terceiro tem previsão de lançamento para janeiro de 2019 lá fora e acredito que a Intrínseca não deve demorar a trazê-lo traduzido também.
“Black Hammer: Origens Secretas” é uma ótima introdução aos personagens principais e ao novo universo criado por Jeff Lemire, que tem muito potencial a ser desenvolvido nos próximos volumes. Com uma trama curiosa, pitadas de ficção científica, um tom de mistério, um quê de terror e o mundo dos Super-Heróis unidos numa só história, com certeza essa é uma ótima pedida para quem quer embarcar numa história diferente de um tema que está em alta.
Avaliação




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Vou ler com certeza! Estão falando muito bem desse HQ!

    ResponderExcluir
  2. É a primeira resenha que leio desse livro, também não conhecia os autores, mas fiquei completamente interessada em ler o livro na integra, me parece ser uma leitura muito instigante, fazendo com que o leitor queira saber mais sobre a trama, adoraria ter a oportunidade de ler!!

    ResponderExcluir