O Último Golpe do Amor - Cris Barbosa

Janaína Albuquerque é uma jovem de ótima personalidade, que acaba tomando decisões ruins por conta de sua mãe. Isso acontece porque ela tem uma carência desde novinha por conta dos pais negligentes, o pai porque tinha outra família e nunca fez nada por ela – a não ser deixar dinheiro de herança quando morreu – e a mãe, que é uma interesseira que sempre quer buscar o melhor e mais caro para si. Então, para agradar e ser mais aceita pela mãe, Jana acaba ouvindo-a e tomando atitudes que não são boas e não lhe fazem bem.
Por conta disso, ela termina seu relacionamento com Matheus Vasconcelos e vai para o Rio de Janeiro começar uma nova vida com outro homem. Porém, nem tudo sai como o esperado e ela acaba passando por um grande golpe, fazendo com que tenha que voltar para sua cidade do interior e voltar a viver na casa de sua avó.
Numa cidade pequena e sem muitas oportunidades, Jana se vê com muita dificuldade de arranjar emprego ou um futuro. E é justamente seu ex, Matheus, que vai ser o único com capacidade e “disposição” a ajudá-la. Com muito esforço e dedicação, ele fez o bar da família crescer e ganhar sucesso, sendo um dos mais frequentados do local. E é lá que Jana vai começar a trabalhar.
Depois de ter sido abandonado pelo amor de sua vida, Matheus fechou completamente o seu coração e não consegue se envolver emocionalmente com nenhuma mulher, então tem muita dificuldade em aceitar a presença de Jana em sua vida novamente. Mas ela está disposta a fazer o que for necessário para mostrar que se arrepende e nada nem ninguém vai poder ficar entre os dois de novo. Resta saber se o amor que ele sentia ainda existe em seu peito e se esse sentimento é suficiente para fazer com que consiga perdoar Janaína, passar por cima das mágoas e ressentimentos que guarda dentro do seu coração e voltar a viver esse amor.
Algo que sempre gosto de fazer é prestigiar obras de autores nacionais para descobrir novos talentos do Brasil. O livro escolhido da vez foi “O Último Golpe do Amor”, de Cris Barbosa, publicado pela Editora Pandorga, que eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer. Como adoro romances, fiquei muito empolgada por essa leitura, principalmente depois de ter lido tantas críticas positivas por aí. E agora o que eu posso começar afirmando é que adorei essa primeira experiência com ela e mal vejo a hora de ler outras de suas obras (até o momento vi que ela tem mais um livro, “Uma Incontrolável Atração”, também publicado pela Pandorga. E já espero outros)!
A escrita da autora é muito gostosa. Daquele tipo que te prende nas páginas e faz com que você não tenha vontade de fazer outra coisa até acabar a leitura. E, se mesmo assim precisar parar (porque tem trabalho, aulas, etc.), fica pensando no livro e querendo voltar para ele. Além disso, a narrativa flui muito bem, fazendo com que a gente avance rapidamente na leitura e, quando percebemos, já chegamos ao final.
A trama faz com que a gente sinta um misto de sentimentos o tempo inteiro. Ora estamos felizes, ora indignados. Em algumas situações nosso coração está repleto de um calorzinho bom, em outras ficamos com raiva. E também há momentos em que a tristeza fala mais alto e depois é o amor quem vira protagonista. Uma das partes mais tocantes para mim foi poder conhecer a avó da Jana, já que eu perdi a minha no começo de 2018 e ela era uma das pessoas mais importantes da minha vida, então sinto muito a sua falta, ainda que sua personalidade não tenha sido parecida com a da vó Chica.
Gostei muito da Jana na maior parte do tempo, exceto por alguns detalhes e achei maravilhoso poder acompanhar a sua evolução e amadurecimento em toda a trama. Foi bonito e inspirador de se ver. Também curti muito a avó Chica, o Gil, amigo da protagonista. Porém, não posso dizer que senti o mesmo por Matheus. Acredito que ele tenha sido um babaca em alguns momentos e me irritei com muitas de suas atitudes.
Não sou uma nada fã de homens como ele, então por um gosto pessoal meu não consegui torcer tanto assim pelo casal, apesar de ter gostado muito de que o relacionamento entre eles não foi fácil, já que havia mágoa e ressentimentos, então soou real que tivesse que ser reconstruído aos pouquinhos. Teria sido simplesmente maravilhoso se não fossem essas atitudes do Matheus que mencionei acima.
A história foi narrada em primeira pessoa e temos a oportunidade de acompanhar as perspectivas de ambos os protagonistas. E dentro de cada capítulo o texto é separado ora pelo ponto de vista de Jana, ora pelo de Mah, com o nome do narrador principal em destaque. Gosto bastante deste tipo de narrativa, pois assim podemos conhecer mais a fundo cada um dos personagens, seus pensamentos, sentimentos e como agem, e também a trama de forma mais ampla, já que temos a chance de ver os dois lados de uma mesma situação.
“O Último Golpe do Amor” é um romance delicioso, leve e envolvente, que vai te conquistar com essa protagonista que vai em busca de redenção no amor, da reconquista e da confiança de seu amado por conta de um erro que cometeu no passado. Você vai sentir as mais diversas emoções e um quentinho no coração quando perceber que no final o amor sempre vence.
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário