Eu Perdi o Rumo - Gayle Forman

Eu já havia lido “Eu Estive Aqui” de Gayle Forman, que conseguiu me conquistar com sua narrativa e com seus personagens, e gostei bastante da história. Sendo assim, sempre tive interesse em ler novamente outro livro dessa autora, mas ainda não tinha surgido uma oportunidade, até que peguei em mãos “Eu Perdi o Rumo”, lançamento recente dela e também sua volta a histórias para o público jovem adulto, e resolvi passá-lo na frente de outros volumes da minha pilha de leituras para começar a lê-lo. Agora, venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões a respeito desse título.
Nesse exemplar conhecemos três jovens que perderam algo muito importante e, com isso, o rumo. Freya, uma jovem que bombou nas redes sociais após gravar uma música cantando para seu pai que iria embora para Etiópia, acabou tendo um problema com sua voz no meio das gravações de seu álbum de estreia, e, portanto, não consegue mais cantar. Agora, ela acha que seus fãs vão esquecê-la e sofre bastante com isso. A sua relação conturbada com a irmã também é um dos motivos que fazem a nossa protagonista se sentir perdida.
Harun é um jovem muçulmano que perdeu o amor de sua vida, porém está disposto a conquistá-lo novamente. O único problema é que ele vem de uma família tradicional que não faz ideia de que é gay. Por esse motivo, manteve seu relacionamento com James escondido de todos, já que não tinha coragem de enfrentar os seus pais e contar a sua orientação sexual, uma vez que acha que isso vai fazer com que eles deixem de amá-lo.
Nathaniel é um jovem com um passado conturbado, uma vez que a sua mãe foi embora quando ainda era pequeno e ele optou por ficar morando com o pai. E, com o passar dos anos, vemos que, mesmo com a sua pouca idade, ele sempre foi um menino responsável, que abriu mão da “própria vida” para cuidar de seu pai. Após perder o seu rumo, chega em Nova York com uma mochila nas costas e um mapa com trajetos de diferentes lugares que ele e seu pai sonhavam em visitar.
Esses três personagens não têm muitas coisas em comum, a não ser o fato de todos eles estarem sem rumo em suas vidas. E assim acompanhamos como as vidas deles acabam se entrelaçando depois de um acidente inusitado e assim cada um vai revelando um pouco de si, seus medos, angústias, e suas histórias.
O livro é narrado no passado em primeira pessoa e no presente em terceira, intercalando a narrativa com as principais perdas de cada personagem, trazendo características bem opostas de todos eles, e fazendo com que a gente descubra um pouquinho mais sobre cada um à medida que vamos lendo. Assim, a gente consegue se identificar e entender melhor o que estão passando e também tudo o que estão sentindo.
Com uma escrita bem envolvente, a trama vai revelando o passado dos nossos protagonistas através de flashbacks, já que a história em si se passa em apenas um dia, e por conta disso conseguimos entender de uma forma mais ampla sobre a vida de todos eles em meio a dores e perdas.
Com uma linguagem super envolvente, essa obra conseguiu me conquistar do início ao fim com uma história tocante, na qual encontramos várias lições sobre a vida, família, amizade, e como é importante termos pessoas para nos apoiarmos em momentos difíceis.
A capa é uma adaptação da edição britânica, que por sinal é mais bonita do que a americana em minha opinião. Então adorei que a Arqueiro tenha decidido publicar essa, já que gosto bastante. A diagramação interna é simples e muito confortável para a leitura, pois a fonte do texto é grande e os espaçamentos são bons. As páginas são amarelas.
Recomendo “Eu Perdi o Rumo” para todo mundo que se interessar por uma história jovem adulto envolvente, que consegue nos conquistar em todos os momentos com personagens maravilhosos e um pano de fundo simples e encantador ao mesmo tempo, que faz a gente pensar sobre várias questões importantes como medo, depressão, etc. Gayle Forman realmente conseguiu, de uma maneira leve e sutil, construir e nos entregar uma obra marcante e reflexiva.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário