O Reino de Zália - Luly Trigo

Assim que li a sinopse desse volume, fiquei bastante interessada na leitura, que parecia trazer uma história incrível. Por conta disso, solicitei a prova desse título para poder ler o quanto antes e conhecer melhor Zália, essa protagonista que já havia me conquistado somente com o pequeno resumo da obra. Agora, venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito desse livro, escrito pela brasileira Luiza Trigo e publicado pela editora Seguinte.
Em “O Reino de Zália” conhecemos a personagem que empresta seu nome ao título, uma princesa de apenas dezessete anos, que, por ser a segunda filha, não vive no reino e sim em um colégio interno, já que foi afastada das burocracias quando o seu irmão tomou a regência do palácio. Foi no colégio interno que ela conheceu os seus melhores amigos e descobriu a paixão pela fotografia.
Zália está no terceiro ano e, como uma jovem comum, espera se formar e seguir os seus sonhos de virar uma fotógrafa. Porém, sua vida muda completamente quando o seu irmão, Victor, o príncipe herdeiro, sofre um atentado. E logo ela se vê no lugar do irmão, tendo que assumir o trono de Galdino sem nem ter tempo de se recuperar após a perda dele, já que o seu pai, por motivos de saúde, não poderia assumir o reino.
Reinar Galdino não vai ser nada fácil, até porque o local está sofrendo grandes problemas como revoltas populares, além de todas as intrigas dentro da corte. Agora, nossa protagonista está tentando se inteirar dos problemas, e quanto mais se aproxima do povo, mais começa a entender as reivindicações contra a forma que os últimos reis governaram o País, e também conhece a resistência, um grupo que luta por melhorias.
Com a ajuda de pessoas de sua confiança, ela resolve então investigar mais a fundo tudo o que está se passando, querendo saber o que exatamente a resistência está pedindo, e tentando entender tudo, sem ser apenas o que falam para ela. Vemos que a Zália acaba descobrindo as verdades escondidas por trás das leis criadas por sua família e muito mais do que poderia imaginar, já que a situação de Galdino está bem preocupante, a corrupção faz com que o dinheiro seja desviado, deixando a saúde e a educação precárias, e até mesmo as crianças estão sem merenda. Determinada a acabar com a corrupção, nossa protagonista se vê enfrentando grandes problemas, já que suas ações levam a consequências.
Nossa protagonista, apesar da pouca idade, se viu forçada a amadurecer, e conseguiu com o seu jeito doce tomar as melhores decisões, lutando sempre pelo que julga ser certo, sendo uma jovem determinada e bastante destemida.
Esse é o enredo dessa história, mas, se você está pensando que não tem nada de romance, se enganou. Acompanhamos Zália em seus casos amorosos, uma vez que seu primeiro amor sempre foi o Enzo, mas quando ele afirma que não há mais nada entre os dois, tem o Antônio, que se aproxima cada vez mais dela, nos deixando bem divididas.
A escrita de Luly Trigo é gostosa, leve e envolvente. Mesmo com o cenário político de pano de fundo, ela mantém uma linguagem simples e acessível, permitindo, assim, que o leitor mais jovem, público alvo da trama, consiga acompanhar tudo sem problemas e de maneira fluida.
Os personagens são cativantes e foram bem construídos. Gostei muito de conhecer cada um deles e vê-los desempenhando seus próprios papéis na trama. Curti bastante as críticas sociais e como elas poderiam ser utilizadas no nosso mundo real, se comparadas a cenários que muitos países enfrentam/enfrentaram.
Eu acho essa capa super fofinha por conta dessa ilustração linda e das cores harmoniosas. A fonte utilizada no título também deu um charme a mais na produção. Não posso comentar sobre a edição finalizada ainda porque eu li a prova do livro em e-book.
“O Reino de Zália” é uma história leve, rápida e fluida, que consegue nos conquistar em todos os momentos com um pano de fundo maravilhoso e personagens cativantes, além de trazer temas importantes em uma narrativa que desperta as mais variadas sensações, ora nos faz sorrir, ora suspirar e até mesmo sofrer, já que mexe com os nossos sentimentos. Gostei bastante da forma como a autora conduziu essa história e amei o final.
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário