Uma Coisa Absolutamente Fantástica - Hank Green

Como fã do John Green, li quase todos os seus títulos publicados, pois amo sua forma de narrativa e gosto bastante de como ele consegue nos conquistar com personagens incríveis e pano de fundo maravilhosos. Ele e seu irmão, Hank Green, são bem próximos e demostram para o público essa proximidade e o amor por coisas nerds. Sendo assim, desde que eu comecei a assistir os vídeos de John com o seu irmão, venho tendo uma curiosidade e interesse em saber mais sobre o Hank. E a oportunidade surgiu quando ele decidiu escrever a própria obra literária.
Nesse seu volume de estreia conhecemos April May, uma jovem que, quando estava voltando para casa após uma longa jornada de trabalho, acabou esbarrando em uma grande escultura, uma espécie de robô de três metros de altura que surgiu naquele local do nada. Sendo assim, April resolveu ligar para o seu amigo Andy para gravar um vídeo sobre a aparição dessa escultura e postar no Youtube.
O que nossa protagonista não esperava é que no dia seguinte, quando ela acordou, o seu vídeo já tinha viralizado, e que haviam esculturas idênticas àquela em diversos lugares do mundo, e que ninguém sabia de onde elas tinham surgido. E por conta do vídeo de nossa protagonista ter sido o primeiro registro deste acontecimento, ela se vê nos holofotes da mídia mundial, virando uma celebridade da noite para o dia.
Agora April tem que conseguir lidar com tudo de novo que está acontecendo em sua vida, e vemos como ela está lidando com essa fama repentina e como isso influenciou em seus relacionamentos, enquanto tenta descobrir o que são essas esculturas. Uma história cheia de ação, que fala sobre a sociedade de uma forma geral, dando uma ênfase na influência das mídias em nossas vidas.
O livro é bem divertido e envolvente, e apresenta cenas sarcásticas e também reflexões sobre nossas vidas. Hank tem uma pegada próxima a do irmão nesse fato, pois ele também consegue misturar questões importantes e que nos fazem refletir com uma linguagem mais leve e fluida. Achei bem interessante que nesse volume ele destacou assuntos muito importantes nos dias atuais, como intolerância, discurso de ódio, como as pessoas reagem ao diferente (em muitos casos de maneira bem desagradável), entre outros assuntos que são temas bem expressivos tanto no Brasil, como no resto mundo.
Os personagens estão dando um show à parte, cada um nos conquistando com o seu jeito de ser em todos os momentos. Nossa protagonista é uma menina divertida, “maluquinha”, além de muito carismática. Ela erra e acerta como todos nós na vida real, e isso nos aproxima cada vez mais da trama.
A capa original foi mantida e adaptada e ela é interessante e até gostei dela, mas nada que tenha chamado tanto a minha atenção assim (se eu não soubesse de quem era, talvez não teria parado para ler a sinopse). Sobre a edição física finalizada ainda não posso comentar muita coisa, já que li a prova antecipada por e-book.
Recomendo “Uma Coisa Absolutamente Fantástica” para todo mundo que tiver interesse em embarcar em um delicioso jovem adulto reflexivo, apresentado através de uma narrativa rápida e fluida, que consegue nos conquistar em todos os momentos com uma linguagem leve e divertida e um pano de fundo delicioso que com certeza vai te prender do início ao fim. Esse foi o livro de estreia de Hank Green, que com certeza já ganhou uma nova fã. Mal posso esperar por seus novos títulos!

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário