Quatro - Divergente #0.1 - 0.4 - Veronica Roth

Como o próprio subtítulo já revela, este livro traz “Histórias da série Divergente”, ou seja, são quatro contos narrados pelo personagem que tantos amam e que arrancou suspiros de várias pessoas (inclusive os meus!): Quatro, ou, para os íntimos, Tobias.
Os contos são, na ordem: “A Transferência”, “A Iniciação”, “O Filho” e “O Traidor”. O livro começa quando o jovem Tobias ainda morava na abnegação e podemos conhecer um pouco de sua realidade naquele lugar. Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha de mudar de facção, saindo da Abnegação e indo para a Audácia, foi Tobias Eaton quem enfrentou este mesmo processo. Os motivos para ele querer sair de sua facção de origem são totalmente diferentes dos dela, mas nem por isso menos interessantes, pelo contrário, acho que o personagem tem uma carga emocional muito intrigante e sempre quis conhecer o seu íntimo para saber como ele lidou com tudo aquilo e se tornou o que Tris conheceu em Divergente. Como fazer esta mudança deu a grande oportunidade da vida dele de poder recomeçar do zero e se transformar numa outra pessoa, mais destemida e forte.
Claro que nem tudo será fácil e ele precisa lutar para conquistar seu espaço e um lugar de respeito na hierarquia da Audácia. E com seu novo papel, como instrutor de iniciandos, ele vai tomar decisões importantes que vão afetar várias pessoas e também acabará descobrindo segredos que poderão mudar totalmente o mundo como eles conhecem.
E é o passado do personagem, todo o processo que vivencia antes de se transferir para a Audácia, as decisões que toma a cada passo do seu novo caminho, seus sentimentos, a coragem para mudar e a forma como lida com tudo ao seu redor, que vamos encontrar nestes quatro contos sob a perspectiva de Quatro.
Além disso, há três cenas de Divergente narradas também sob seu ponto de vista. Ou seja, diferentemente dos contos, aqui nós já conhecíamos as cenas, que foram narradas antes em Divergente pela Tris e agora pudemos conhecer os sentimentos e pensamentos de Tobias e, assim, entender melhor suas ações e reações.
Já resenhei os três livros narrados por Tris aqui no blog, “Divergente”, “Insurgente” e “Convergente” e, como vocês podem notar, amei os dois primeiros, mas não gostei muito do último por diversos motivos, principalmente a morte de uma personagem extremamente querida que não merecia aquele fim de jeito nenhum. Com certeza todos vocês já sabem de quem estou falando, mas prefiro não comentar abertamente para o caso de alguém não ter lido, afinal este é um spoiler ENORME que, se soubermos antes da leitura, estraga totalmente o livro inteiro (coisa que aconteceu comigo e não recomendo para ninguém!).
Acho que grande parte das pessoas que leram Divergente ficaram curiosos para saber um pouco mais sobre o personagem Quatro, que é extremamente importante para o desenrolar dos fatos da trilogia, e também de modo mais pessoal para nossa protagonista, Tris. Principalmente porque no último volume, “Convergente”, ele dividiu a voz da narrativa com ela, ganhando bastante destaque e seu ponto de vista foi explorado pela primeira vez nos três volumes, assim como seus sentimentos e pensamentos mais íntimos. Mas ainda não tínhamos visto o passado dele de maneira tão “viva” e real. E este é um dos motivos, provavelmente o principal, de eu achar que este volume, “Quatro”, é tão interessante para os fãs lerem, mesmo os que já tiverem terminado a trilogia, como aconteceu comigo.
Ou seja, cronologicamente falando, as três primeiras histórias acontecem antes do início de Divergente, enquanto a quarta, “O Traidor”, coincide com a metade de “Divergente”. As três cenas que podemos encontrar no final mostra como Quatro e Tris se conheceram e também o início do interesse e sentimentos dele por ela, tudo narrado pelo ponto de vista dele desta vez.
Só acho que as últimas três cenas que estão neste volume poderiam ter sido apresentadas, graficamente falando, antes do último conto, já que cronologicamente elas ocorreram primeiro, então faria mais sentido ter sido apresentado na ordem da história em que ocorre.
O que eu mais precisava comentar aqui é que sempre adorei o Tobias, mas depois deste exemplar eu fiquei ainda mais encantada pelo misterioso personagem com toda a sua complexidade, sua personalidade, seu lado cheio de força e também o lado mais frágil, sua garra e coragem.
Gosto da frase de chamada deste exemplar, coisa que geralmente não ocorre, que é “Uma escolha vai libertá-lo”, porque é exatamente isto o que acontece e significa mais do que uma simples fachada, afinal Tobias era um garoto inseguro e maltratado, que fez uma grande escolha que o ajudou a assumir o controle da própria vida e modificar sua personalidade, fez com que ele ganhasse força e transformou-o em uma nova pessoa, muito mais confiante.
Antes da versão física, estes contos foram publicados separadamente em e-books pela Rocco, e ainda estão disponíveis para venda, mas eu particularmente gosto muito mais de edições físicas, então fiquei realmente muito contente de poder tê-lo para ser lido na versão impressa.
O exemplar tem apenas duzentas e setenta páginas, diferente dos demais volumes que tiveram mais de quinhentas cada um. O único ponto realmente negativo disso tudo é que o achei curtinho demais e, depois de terminada a leitura, fiquei com aquela sensação de que queria mais, de que precisava de mais, mas infelizmente sabia que não teria, o que é sempre uma pena.
De todos os quatro volumes que compõem a série, esta é a minha capa preferida, apesar de ter gostado de todas elas, tanto por conta da beleza do material quanto pelos significados que ela traz. A diagramação interna segue o padrão de fonte e espaçamentos dos outros livros, bem confortável para a leitura, com a diferença de que aqui não há capítulos e o início de cada conto ganha uma folha separada com o título e o céu nublado como pano de fundo.
Apesar de as histórias deste volume acontecerem, em sua maioria, antes do começo de Divergente, acho mais legal lê-lo depois do primeiro livro oficial da série, pois pode estragar alguma surpresa, já que as cenas com Tris lá são melhor desenvolvidas do que aqui, então a gente sente uma conexão maior com os personagens quando lê assim.
Se você curtiu a trilogia “Divergente”, narrada por Tris (mesmo que ainda não tenha lido todos os três livros), com certeza deveria dar uma chance para a leitura de “Quatro”, para conhecer este personagem misterioso, incrível e bastante complexo, e ainda descobrir muitos segredos de seu passado e de informações que ele obteve antes de Tris ou qualquer outro, que fez a história tomar o rumo de tomou e as facções encontrarem aquele futuro.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário