O Poder da Escolha – Zibia Gasparetto

Uma escolha nos sugere tantas e tantas coisas, momentos nos quais passamos e não sabemos o que fazer ou que caminho seguir, mas que temos que decidir qual direção tomar. Às vezes, tudo se torna tão difícil que ficamos em dúvida sobre qual caminho deveríamos trilhar. Acredito, porém, que a fé, a determinação, o convívio com pessoas do bem, nos fazem sempre tender para a jornada mais certa para cada um de nós.
Todo ser humano tem que escolher inúmeras vezes durante a vida, e fazer isso é difícil em grande parte das vezes. Mas quem sabe se o caminho escolhido que vamos percorrer nos leva a plenitude do amor, do bem, e também do que queremos para nós mesmos? Não basta ser só em auxílio de outros, mas para si próprios, para que possamos trilhar a vida conforme nos apresenta a realidade de cada um. E isso é viver: percorrer por todos os caminhos e no fim trilharmos o nosso com fé e muito amor no coração para chegarmos ao nosso destino.
Como sempre, Zibia e seu mentor espiritual, Lucius, nos levam a percorrer o caminho dos seus personagens através de suas histórias tão realistas, parecidas com a minha, com a sua, com a de todos nós. Neste volume, último lançamento da autora no país, vamos conhecer uma intensa jornada de amor, sofrimento, superação e amizade.
Na história de Engênia, uma moça jovem, rica e de boa família, que escolheu ser professora por vocação, e casou-se aos vinte anos por amor, ela era feliz e cheia de sonhos e esperanças. Vivia numa sociedade machista, na qual a mulher deveria fazer tudo para a felicidade do marido e, para ela mesma, nada. Com o passar dos anos e não podendo ter filhos, o casal começou a se afastar e ela perdia a alegria de viver, mas nunca a esperança, continuando a tentar, em vão, conseguir engravidar. Enquanto isso seu marido, Júlio, imensamente insatisfeito, foi se afastando cada vez mais e passava tempos fora do lar.
Em um dia terrível, que mudaria a vida de nossa protagonista para sempre, ao chegar a casa, ela não encontra o marido, apenas um bilhete dele dizendo que tinha ido embora. Júlio já havia saído escondido, levando todas as suas coisas e sem pensar nem por um segundo na pobre Eugênia e sua tristeza. Então, ela simplesmente desiste de viver, pois havia sido trocada pelo marido por outra. Por ter acreditado por tanto tempo na palavra de sua mãe, viveu em função do que ela tinha lhe dito por conta de sua criação e, por todo tempo em que Eugênia e Júlio viveram juntos, quinze anos, nossa protagonista se dedicou a ele ao máximo e, por isso, sofreu intensamente a dor do abandono.
Foi quando não pude evitar que as lágrimas rolassem compulsivamente, pois foi muito forte a dor da perda de nossa protagonista. E Eugênia não estava preparada para isso de maneira nenhuma, pois fez tudo em prol do marido e sofreu muito, mas, com a ajuda de pessoas caridosas, sua vida começou a tomar outro rumo.
Em seu caminho, Eugênia acaba encontrando pessoas boas, com muito amor, e também foi acolhida por espíritos de luz, que a tornaram ainda melhor, sem medo de seguir em frente e ser feliz novamente. Eles mostraram que ela poderia mudar e a ajudaram a entender que poderia ser feliz independente do que o marido havia lhe feito. E foi isso que ocorreu: começou a enxergar que o mais importante é aprendermos a nos amar, e amar o próximo sem perder nossa essência.
Uma dessas pessoas é a enfermeira Rosa, que se torna sua melhor amiga, lhe dando apoio moral e espiritual e seu sobrinho, o advogado Rogério, que, por fim, em um encontro de almas, completa sua felicidade. Eugênia sofreu, lutou, aprendeu e, no final, encontrou o verdadeiro amor e, de quebra, um filho de coração. Não poderia ir mais adiante sobre o assunto, se não seria spoiler.
A história de “O Poder da Escolha” é linda, onde amores vão e outros vêm. Sempre acreditando que o amor é maior do que tudo e que não precisamos nos anular para conseguirmos a plenitude da vida.
Estava fazendo análise das coisas que vivi e do que as pessoas ao meu redor vivenciam, e, com este livro, percebi que precisamos acreditar sempre e manter a fé, mesmo não aceitando no começo que coisas boas vão vir no nosso futuro, principalmente se estamos passando por momentos ruins ou difíceis, e mesmo sem pensar que seria possível a vida mudar para algo bom, ela muda. Vidas se entrelaçam, amores vão e vêm, sentimentos nascem e crescem e progredimos a cada passo para uma vida melhor no futuro.
Gostei muito de ver a forma como Eugênia encarou seus problemas e conseguiu dar a volta por cima, aceitando a espiritualidade e entendendo a realidade da vida. A partir do momento que ela mudou, tudo ao seu redor também se modificou, transformando, assim, sua existência em algo muito bonito e bom de se viver.
A capa deste livro é linda, uma das mais belas da autora publicadas no Brasil. A diagramação interna está ótima, com letras bem grandes e um bom espaçamento entre palavras e linhas, alguns detalhes gráficos nas primeiras folhas, e a parte de trás da capa é rosa. A única coisa que pode incomodar algumas pessoas, mas não eu, é que as páginas são brancas.
Recomendo muito mais este romance mediúnico da parceria entre Zibia Gasparetto e Lucius, que traz uma protagonista incrível, que buscou a força dentro de si e passou a viver uma vida melhor e motivo de orgulho para nós, leitores. A leitura, como sempre, é fluida, leve e envolvente, e recheada de reviravoltas, com personagens marcantes e belos aprendizados. Os ensinamentos espirituais estavam envoltos na trama, nos fazendo olhar para nossas próprias vidas, inspirando-nos a sermos mais felizes com nossas escolhas.
“O poder da escolha é absoluto. Ao escolher, estamos criando nosso destino. Desejamos o melhor, mas, em meio às ilusões do mundo, nos deixamos levar pelo que parece ser. O sofrimento surge para nos mostrar que estamos fora da verdade. Cada desafio que enfrentamos, cada erro que cometemos, mostra-nos o que precisamos mudar. É assim que, passo a passo, vamos conquistando a sabedoria.”
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário