365 Dias Extraordinários – R. J. Palacio

Confesso que não li “Extraordinário”, não por motivos de não ter vontade (porque eu tenho MUITA!), apenas não ocorreu uma boa oportunidade de comprá-lo para ler ainda. Mas, quando vi este BELÍSSIMA edição de “365 Dias Extraordinários”, que, como o próprio subtítulo já nos informa, é ‘O Livro de Preceitos do Sr. Browne’, eu não resisti e tive que lê-lo o quanto antes, porque adoro preceitos – quotes – de livros, filmes, músicas, etc., então ter um livro quase inteirinho com eles seria perfeito. E, agora, depois de tê-lo em mãos, posso afirmar que realmente é – perfeito, quero dizer.
Este volume foi “escrito” pelo professor Sr. Browne, do best-seller ‘Extraordinário’ e traz frases com mensagens incríveis, retiradas de obras literárias, personalidades mundiais, músicas, personagens do próprio livro, inscrições em tumbas egípcias, frases de biscoitos da sorte, e ainda mais de cem leitores que enviaram quotes diretamente para a autora, R. J. Palacio.


Mesmo existindo incontáveis máximas mundo afora, as escolhidas para este exemplar foram definidas com foco em temas relevantes para crianças, então foram incluídas mensagens de bondade, superação de adversidades, caráter, e até com a intenção de fazer o bem para o mundo.


Para quem não sabe, preceitos são “princípios a serem seguidos”, ou, como o Sr. Browne diz: “palavras segundo as quais viver”. Ou seja, são frases que possuem um sentido inspirador e/ou reflexivo, para ajudar os leitores em algum momento, motivá-los a fazer algo ou buscar alguma coisa, encorajá-los, confortá-los, ou até mesmo desafiá-los em alguma situação. E podem ir além e servir para mais do que tudo isso junto.


Sendo que cada indivíduo vai interpretar aquelas palavras de uma forma e saber como utilizá-las da melhor maneira em suas próprias vidas, podendo ser apenas como uma nova maneira de pensar, reforçando algo que já sentia, ou até fazendo-os se mover e colocar alguma coisa/plano em ação, entre muitas outras reações, porque palavras tem o poder de movimentar o mundo e as pessoas.


Este exemplar é dividido em meses, e cada dia ocupa uma página inteira. Então, em cada nova data há um novo preceito, escrito no centro da folha, ou em duas folhas, com uma fonte diferente das demais, e também em tamanhos variados. As cores também variam, tanto da página quanto das palavras, em branco, preto e tons de azul, e alguns dos textos ainda apresentam detalhes gráficos, como margens divertidas ou ilustrações complementando-os. Tudo é muito fofo e lindo, como vocês podem conferir nas fotos que tirei do meu exemplar.


Antes do início de cada mês, o Sr. Browne escreveu algumas palavras reflexivas em um texto, que podem estar em uma página ou mais, falando sobre o que pensa de alguma situação em específico de seu presente ou passado, incluindo histórias pessoais, redações e bilhetes de seus alunos falando sobre algum preceito específico, também há trechos sobre como funciona a sociedade em relação à bondade – ou a falta dela –, e até mesmo refletindo sobre assuntos que acha importante e que também deveriam ser relevantes para todas as outras pessoas – principalmente para as que esquecem o que é ser gentil.


Despois de terminada esta leitura, só tenho ainda mais vontade e estou mais empolgada para ler “Extraordinário”, que parece ser incrível e emocionante. Sendo que os inúmeros comentários positivos que leio por aí me fazem desejá-lo ainda mais.


No final deste volume, há uma lista com nomes e cidades das pessoas que ajudaram a compô-lo enviando máximas, artes e desenhos para a autora. Achei muito legal incluir os nomes destes indivíduos, que em sua grande maioria são crianças, porque deve ser sensacional ter seu nome em uma obra que tanto gosta e admira. E dá orgulho de ver que, mesmo com tantos locais no mundo, há um brasileiro representando o país na lista.


A parte gráfica está simplesmente MARAVILHOSA! Desde a capa, que é dura (adoro!), com a mesma ilustração de ‘Extraordinário’, na cor azul, e tem verniz localizado no título e no nome da autora. Passando pela guarda, com várias ilustrações de rostinhos de crianças, destacando o de ‘Extraordinário’, e ainda por todo o design do miolo, com suas formas, cores e desenhos, e incluindo as páginas, que são grossas e de um ótimo material, assim como o exemplar inteiro.


Sabe aquele livro que é tão gostoso que você pega na mão e começa a ler logo em seguida porque não aguenta esperar? E aquele que tem tanta coisa legal, com mensagens e palavras reflexivas que a gente acaba abrindo todos os dias para ler uma frase (podendo ser especificamente daquela data ou não) ou mais para começar o dia bem? Que além de tudo é lindo visualmente falando, e te dá orgulho de manter uma soma de ótimo conteúdo + aparência incrível na estante? Então, ‘365 Dias Extraordinários’ é tudo isso e muito mais! Você precisa dele na sua vida e também é uma ótima dica para presentear alguém querido, seja a pessoa de qualquer idade. Mais do que imensamente recomendado!

“Meus alunos não podem aprender o que não ensino a eles. Gentileza. Empatia. Compaixão. Não fazem parte do currículo, eu sei, mas ainda tenho que servir isso tudo no prato deles todos os dias. Talvez eles comam; talvez não. De todo modo, meu trabalho é continuar servindo. Com sorte, uma colherada de gentileza hoje pode abrir o apetite deles para uma porção ainda maior amanhã.” – Sr. Browne


Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário