O Reino das Vozes que não se Calam - Carolina Munhóz e Sophia Abrahão

Quando este livro foi lançado, li várias resenhas falando bem dele, o que me despertou bastante interesse, então, quando tive a oportunidade, resolvi começar a leitura para tirar minhas próprias conclusões. Este volume foi escrito em uma parceria por Carolina Munhóz e Sophia Abrahão, e a capa, lindíssima, traz a própria Sophia com uma ilustração de fundo, o que achei bem legal. Agora, depois de ter lido este título, venho compartilhar com todos vocês as minhas opiniões.
Em “O Reino das Vozes que não se Calam” conhecemos a história de Sophie, uma menina de dezessete anos, que é bem tímida e muito magra e, por conta deste motivo, acaba sofrendo bullying de todos os lados. E, mesmo tentando engordar de diversas maneiras, ela não consegue, tendo que conviver com piadinhas constantes. Certo dia, depois de uma festa de um dos colegas de escola, onde ela acaba sendo humilhada, nossa protagonista acaba descobrindo um novo mundo, O reino das vozes que não se calam, e, neste reino, todos a amam do jeito que ela é, fazendo com que este local pareça muito perfeito, até porque ele é todo colorido, os animais falam e tudo lá é fantástico.
Mas será que nossa protagonista conseguiria largar sua vida e seus pais para viver neste lugar encantado? Dividida pelo mundo de fantasia e o real, e em meio aos seus dramas, nossa protagonista acaba conhecendo Leo, um garoto fofo, meio nerd, que tem uma banda de rock, e Monica, também conhecida como Nica, que vira uma grande amiga de Sophie. Ambos são essenciais na vida de nossa protagonista, e acabam ajudando-a, cada um com seu jeito de ser.
Achei os personagens deste livro ótimos e nos pegamos torcendo por todos. Eles foram muito bem desenvolvidos, cada um de sua maneira, e conseguem nos encantar e nos prender na história. Outra coisa que achei bem legal é que nossa protagonista, apesar de passar por muitas coisas, não se faz de coitadinha hora nenhuma, e foi muito bonito ver o seu crescimento.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi muito bacana, já que assim conseguimos ter uma visão mais ampla de tudo que este ocorrendo na vida de Sophie. A narrativa é rápida, fluida e consegue trazer um tema mais pesado, apresentado de uma maneira mais leve, fazendo com que seja um livro para todas as idades.
Foi realmente muito bonito o ensinamento que este volume nos trouxe, mostrando que podemos ser fortes por si mesmos, e que temos esta força dentro de nós. Gosto bastante quando um livro, principalmente os que são voltados para o público jovem, traz este tipo de incentivo, pois ajuda bastante todos os leitores, ainda mais os que estão em fase de formação de caráter e passando por diversas situações semelhantes, e ainda comove a gente, não importa a idade.
A capa, como falei no início da resenha, é bem bonita e chama a atenção, tanto com a fotografia, quanto com os pequenas detalhes gráficos e a tipografia escolhida para o título. A diagramação interna também está ótima, com fonte e espaçamento em tamanhos confortáveis para uma leitura melhor.
Recomendo este livro para todas as pessoas que curtem uma leitura rápida e fluida, que apresenta temas mais pesados de uma maneira bem leve, já que estes devem ser abordados, pois estão aí, presentes em várias famílias e vidas. Gostei bastante da narrativa das autoras, que conseguiram misturar este mundo de fada e fantasia com o nosso mundo real com bastante maestria.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário