EJ12 – Agente Radical #01: Quente e Frio – Susannah McFarlane

Emma Jacks aparentemente é uma garota normal com uma vida igual a de todas as outras de sua faixa etária, dez anos. Mas, na verdade, ela leva uma vida dupla, sendo uma menina com uma rotina comum e enfrentando as coisas de sua idade e da escola com melhores amigas e questões familiares de um lado, e uma importante agente de campo na divisão formada por meninas com menos de doze anos da BRILHO, uma agência de espionagem, do outro.
Com o codinome de Agente EJ12, nossa querida protagonista viaja pelo mundo todo decodificando mensagens e códigos em missões para acabar com os planos mal intencionados da agência maligna SOMBRA.
Em sua nova missão, Emma vai para a Antártica para impedir que a organização SOMBRA ponha as mãos em uma invenção que poderia causar um grande desastre ambiental. Enquanto isso, em sua vida normal, ela também precisa decidir se quer ou não aceitar o convite de uma “amiga” para sua festa de aniversário.
Posso confessar que eu adoro histórias de espiãs desde que eu era novinha? Um dos desenhos que eu mais me divertia assistindo na minha adolescência era justamente “Três Espiãs Demais” (Totally Spies!), além de adorar os filmes “As Panteras” (Charlie's Angels), duas séries curtas, que eu acompanhei, chamadas “As Espiãs” (She Spies) e “As Panteras” (Charlie's Angels), entre outros programas e/ou personagens. Então, quando vi que a Editora Fundamento estava publicando uma série literária com uma espiã infantil, não pensei duas vezes, sabia que precisava conhecê-la!
No primeiro livro da série EJ12 – Agente Radical, “Quente e Frio”, encontramos todos os elementos que uma boa história de espiãs deve ter: protagonista cativante, vida dupla, muitas confusões, ação, missões para salvar o mundo e, o mais legal de tudo: artefatos maravilhosos que podem fazer qualquer coisa de maneira rápida e fácil (meus sonhos de consumo desde sempre! Hahaha). Quem nunca quis ter um batom que na verdade esconde um laser? Ou uma bota que muda de acordo com o ambiente? Ou micro câmeras escondidas em um brinco? Porque eu queria essas coisas e muito mais, na verdade, seria o máximo se existisse tudo o que elas podem usar e eu tivesse acesso! hahaha
A narrativa é em terceira pessoa, e a escrita de Susannah é ágil e simples, propiciando um melhor entendimento dos mais jovens, além de ser bem atual, interessante, e com bastante ação, despertando a vontade deles para a leitura com facilidade e fazendo suas imaginações correrem soltas.
Tem um pouco da questão do bullying neste volume, mas a autora optou por deixá-la bem simples e sem aprofundamento, só sendo citada de leve e resolvida nele mesmo de um jeito bacana.
A única reclamação que eu tenho é a quantidade de páginas! Este livro é tão legal, mas tão curtinho, me deixou com aquela sensação de ‘quero mais história’. Por outro lado, é um ótimo incentivo para as crianças que estão começando a entrar no maravilhoso mundo da leitura, já que, de uma maneira geral, histórias curtas chamam mais a atenção delas, além de mantê-las mais interessadas em acompanhar até o final.
A Editora Fundamento sempre faz um trabalho incrível nas obras que publica e desta vez não foi diferente, a começar pela capa que é adorável e tem tudo a ver com o conteúdo, além de ser bem melhor do que a original. E a diagramação também está muito bonita, já que há vários elementos gráficos pelas páginas, tanto nos títulos dos capítulos, quanto espalhados pelas folhas, e no rodapé em volta do número da página, todos em tons de azul, seguindo o padrão de cores da capa. Acredito que os próximos livros também terão detalhes com as cores de suas capas. A fonte do texto interno está em um tamanho bem grande e com espaçamentos confortáveis para a leitura, e as páginas são amarelas.
Esta é uma série com um total de quinze volumes, sendo que no Brasil já foram publicados os seis primeiros nos últimos meses (ou seja, estão publicando dois exemplares por vez, e bem rapidinho), os quais pretendo ler em breve. Não tenho certeza ainda se os outros serão lançados por agora também, mas acredito e espero que sim. De qualquer maneira, se você tiver a intenção de ler a série, não precisa se preocupar, já que são volumes independentes e podem ser lidos em qualquer ordem, pois em cada um deles há uma nova aventura que começa e termina nele mesmo.
“EJ12 – Agente Radical” é uma série leve, divertida e gostosa de acompanhar, sobre as aventuras e confusões de uma adorável protagonista, dividindo seu tempo entre a vida de uma criança normal e as aventuras de ser uma agente secreta. Com certeza leitores de todas as idades vão adorar conhecê-la! Super recomendado!
Avaliação


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adorei a resenha. Também adoro histórias de espiãs e esta parece ser bem fofa, principalmente para crianças. Beijinhos

    ResponderExcluir