Mar da Tranquilidade - Katja Millay

A primeira coisa que notei neste livro foi, com toda a certeza, a capa, já que ela é bem linda, do tipo que só de olhar já dá vontade de ler. Isso porque ela brinca com a gente, mostrando que, com um copo de sorvete caído e derramando no asfalto, também podemos ver a silhueta de dois rostos, mas nem sempre vemos as duas ideias de primeira. Achei isso bem legal, já que é super criativo. Então, após me apaixonar pela capa, fui ler a sinopse para ver se era do tipo de história que me agradava, e claro que, assim que terminei, estava louca para ter ele em mãos.
Em “Mar da Tranquilidade” conhecemos a história de Nastya Kashnikov, uma menina que sofreu um grave acidente quando tinha apenas quinze anos, e com isso ela perdeu a vontade de viver. Virou uma pessoa amarga e de poucos amigos, que só queria viver em paz e não ser incomodada por ninguém, passando a usar roupas pretas e sempre andar com a cara fechada.
Quando estava com dezessete anos, dois anos e meio depois do acidente, ela resolveu se mudar para outra cidade, determinada a deixar seu segredo para trás e não permitir de jeito nenhum alguém se aproximar. Porém, o que ela não contava, é que iria conhecer nosso outro protagonista, Josh Bennett, um menino que vive isolado na escola, sendo calado e de poucos amigos. Ele perdeu todo mundo e conhece a morte bem de perto, já que ele foi cercado por ela, sendo uma pessoa muito sozinha. E, quando se tem a morte em sua volta, as pessoas começam a deixar você em paz, sendo que apenas seu melhor amigo ainda se “importa” com ele.
Quando Nastya conhece Josh, ela começa a se intrigar com garoto, e resolve tentar descobrir o porquê de ele ser assim. Começamos a acompanhar, então, uma história que lentamente vai nos mostrando a vida desses dois jovens, que vão se descobrindo e tendo confiança um no outro aos poucos, como acontece na vida real.
O livro é narrado em primeira pessoa, alternando o ponto de vista entre nossos dois protagonistas, o que achei bem legal, já que assim conseguimos acompanhar mais de perto tudo aquilo que eles estavam vivendo e sentindo. E vou falar para vocês, a autora conseguiu transmitir os sentimentos e aflições de nossos protagonistas de uma maneira tão real, que é quase palpável o que sentimos ao ler esta obra. Sofremos junto com eles e passamos a sentir seus sentimentos de uma forma bem vívida. Millay nos mostra aos poucos o crescimento pessoal dos personagens e suas vontades de mudar e superar todos os traumas que viveram.
O segredo da protagonista Nastya nos instiga e em todo momento temos um pequeno vislumbre do que aconteceu com ela, aguçando a nossa curiosidade em cada linha. Diferente do que ocorreu com Josh, já que sabemos de sua história desde o princípio.
Este título apresenta uma narrativa bem misteriosa, repleta de segredos e com uma riqueza de detalhes que o transforma em uma leitura mais real. Além do mais, consegue nos conectar e trazer uma história que mexe com a gente do início ao fim. Com uma leitura rápida e envolvente, nos encontramos já no final quando vamos reparar o quanto já lemos.  
Essa obra tem várias pontas, mas a escritora consegue amarrar todas, nos mostrando uma história completa. Tudo que lemos é importante em alguma parte da história, por isso é uma trama bem amarrada.
A capa, como comentei acima, é lindíssima e fiquei encantada por ela logo que a vi pela primeira vez. A diagramação interna é simples, mas bem feita, com fonte e espaçamento em tamanhos confortáveis para uma leitura mais fácil e agradável, o que é sempre muito positivo, além de contar com páginas amarelas.
Os protagonistas são incríveis e muito bem escritos, fazendo com que a gente se apaixone por eles e torça para que fiquem bem. E até mesmo os personagens secundários merecem destaque, já que a autora conseguiu fazer uma trama para Drew Leighton, que, mesmo sendo secundário, foi tão bem desenvolvido que parecia até um dos personagens principais.
Recomendo esta leitura para todo mundo que goste de um livro envolvente, que consegue prender a gente deste o primeiro momento até o final com uma história cativante, cheia de segredos, e uma leitura deliciosa que mostra um romance sendo construído, mas, acima de tudo, mostra o crescimento de cada um, e de como eles conseguiram se ajudar.
Avaliação


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário