Rede de Sussurros – Chandler Baker


O mundo corporativo nunca teve igualdade de gêneros. Por mais que as mulheres tenham alavancado suas carreiras e mostrado que podem tanto quanto os homens, ainda enfrentam diversas questões no ambiente de trabalho como assédio, machismo, piadinhas, falta de confiança, etc.
Sloane, Ardie, Grace e Rosalita trabalham na Truviv, Inc., grandiosa empresa de roupas esportivas, 3 advogadas, 1 cuidando da limpeza. E sabem o que é viver na pele esse tipo de comportamento dos colegas de trabalho masculinos. Quando o presidente morre e o chefe delas, um dos mais complicados, pode conseguir o cargo enquanto parece ter uma conduta inapropriada com uma nova funcionária, elas sabem que precisam agir.
Mas suas ações também terão consequências. Verdades aparecerão e mentiras serão utilizadas. E, quando uma morte importante acontece, as coisas ficam ainda mais complicadas.
Confesso que em grande parte da leitura me senti muito triste e incomodada. Sabemos tudo o que nós, mulheres, enfrentamos no dia a dia, seja em nossa vida cotidiana ou em ambiente de trabalho. E ler uma obra que relata tão bem essa realidade me deixa chateada porque sabemos que, em pleno Século XXI, ainda enfrentamos esses problemas. E, mesmo que estejamos nos unindo mais para ter voz contra tudo de ruim que acontece ao nosso redor, ainda falta um longo e árduo caminho para alcançarmos um patamar melhor.
Por isso livros como esse são tão necessários: enxergamos com ainda mais clareza que as coisas que enfrentamos não deveriam ser normais, não deveríamos guardá-las para nós mesmas, sussurrando as situações incômodas que enfrentamos sempre para não chamar a atenção de certas pessoas, para não correr o risco de perdermos nossos empregos ou credibilidade. Devemos nos unir, nos proteger, nos ajudar e, mais importante, devemos falar em alto e bom som para sermos ouvidas.




A trama é narrada em 3ª pessoa e acompanha um pouco da vida dessas 4 mulheres. Entendemos seus sentimentos, as situações que enfrentam e descobrimos os segredos que guardam. Há um mistério intrigante por conta de uma morte dentro da empresa e podemos ler os depoimentos.
⠀.
Gostei muito da leitura, que me fez sentir um turbilhão de emoções: raiva, indignação, consternação, apreensão, felicidade, empolgação, curiosidade, satisfação, orgulho e mais. Me surpreendi em alguns momentos e me senti inspirada em outros.
⠀.
Essa obra traz mulheres fortes no mundo atual, lidando com carreiras, famílias e vidas complexas. E, o melhor de tudo, sororidade. Indico MUITO!

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário