Os Manuscritos Perdidos de Charlotte Brontë


Quando soube da existência desse livro, pensei que só traria histórias ficcionais de Charlotte Brontë que estavam perdidas (não li a sinopse 🙈). Mas estava equivocada. Na verdade, esses trabalhos inéditos são bem curtos (2 páginas de prosa + 1 de um fragmento poético). Então esse título traz 5 textos de especialistas dos Brontë, mulheres notáveis em suas áreas de atuação, analisando os manuscritos encontrados, o exemplar de Kirke White onde eles estavam, e o que este deve ter representado para a família.
Tudo começou em 1810 quando Maria Branwell, que viria a ser mãe dos Brontë, obteve o livro The Remains of Henry Kirke White. Quando ia se casar com Patrick, pediu que enviassem seus pertences para seu novo lar. Porém, a embarcação encalhou e a maior parte das suas coisas foi perdida. Entre os resgatados estavam os 2 volumes dessa obra. Quando ela faleceu, ainda jovem (todos os seus filhos ainda eram crianças – 2 morreram pouco depois), o exemplar foi guardado e apreciado pela família como uma forma de manter sua memória. Todos leram, fizeram anotações nas margens, desenharam, comentaram, etc., transformando-se uma relíquia com diversos tesouros escondidos em suas páginas.
Depois da morte de todos, o livro foi leiloado e teve vários donos até finalmente ser comprado pela Brontë Society em 2015. Em algum momento, os manuscritos de Charlotte foram colocados ali dentro e agora puderam ser analisados.



As especialistas que estudaram o material trazem suas visões únicas, usando como base outros materiais e textos relacionados aos Brontë. Então temos uma gama de informações com fundamento. Foi realmente fascinante ler esses estudos e entender um pouco mais sobre essa espetacular família.
As narrativas apresentam um tom biográfico e me remeteram a um documentário em muitos momentos. Eu quase podia ouvir a voz do narrador. O 1º texto teve como foco a obra que pertenceu aos Brontë e fala um pouco sobre a família. O 2º analisa o que esse livro pode ter significado para eles.
No 3º e no 4ª, meus preferidos, as autoras fazem interpretações sobre os manuscritos encontrados e suas ligações com as obras da juvenília de Charlotte, seus personagens fictícios e as ligações entre mundos imaginário e real, e fala sobre suas características pessoais e visão. Para finalizar, o 5º traz uma análise e possíveis inspirações de Emily para a construção de O Morro dos Ventos Uivantes com base num poema de Kirke White. Os fãs devem ficar entusiasmados pelos paralelos traçados.




Essa obra é bem interessante para quem gosta do assunto e tem vontade de entender aspectos da vida de pessoas tão importantes para a literatura mundial. Mesmo sendo fluida, é uma leitura densa e muito repetitiva já que são 5 pessoas analisando algo em comum – ainda que o foco seja diferente. A edição está linda com fotos, gravuras e fac-símiles, capa dura, bela folha de guarda e fitinha para amarrar.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário