Entre Cabras e Ovelhas - Joanna Cannon


Nem todo livro tem como objetivo contar uma estória com começo, meio e fim. As vezes o mais importante é a mensagem transmitida, a crítica suscitada e a reflexão. Entre Cabras e Ovelhas, da autora Joanna Cannon, publicado no Brasil pela editora Morro Branco é um destes livros.

No verão de 1976 na Inglaterra, em uma pequena vila onde os vizinhos se conhecem bem de perto a Sra. Creasy desaparece sem deixar vestígios. Alguns acham que trata-se de um crime por saber demais sobre todos, outros acham que ela voltará. Grace e Tilly, duas crianças acreditam que o caso vai além. E partem em busca de pistas, batendo de casa em casa a procura de ninguém menos do que Deus, e também dos mistérios que evolvem a Sra. Creasy. Segredos virão a tona, e as meninas começam a se perguntar qual será a verdade sobre a vida afinal.

Temos uma estória central que é o desaparecimento da Sra. Creasy, mas acreditem isso é um pano de fundo. O caso em si não se desenvolve muito porque o enfoque da autora é na relação humana, no caso nos relacionamentos dos vizinhos desta vila, e uma situação ocorrida no passado deles. E essa é a riqueza da narrativa feita ora em terceira pessoa focando cada vez em uma casa diferente, ora em primeira pessoa narrada pela pequena Grace. Essa alternância também cria um contraste muito interessante já que ora estamos sob a ótica adulta e a visão destes do desaparecimento, e do evento passado, ora a visão simplista e infantil de Grace e sua interação com a melhor amiga Tilly.

Grace tem apenas 10 anos mas é muito perspicaz em entender o que não é dito, e ligar as pequenas falas dos adultos. Percebe rapidamente que todos tem grandes segredos e que querem muito o escondê-los. Embora seja apenas meses mais velha do que Tilly trata a amiga como muito mais nova, e essa pequena disputa entre elas é muito engraçadinha. Ela não se dá conta claro, mas seus diálogos são criticas as máscaras que os adultos criam, e ela diz de forma muito direta o que pensa a todos eles.

Tilly, a melhor amiga de Grace é inseparável, muito doente ela tem episódios de mal estar, mas embora tenha limitações está sempre seguindo os passos da amiga. Dona de uma sensibilidade e ingenuidade, Tilly é uma criança muito fofa, com ótimas frases e pensamentos!

São vários os vizinhos de Grace, cada um deles tem suas estórias narradas e todos eles têm algum desvio de comportamento advindo de traumas passados, um tem toque que é o caso de John Creasy, marido da senhora desaparecida, ele precisa contar as coisas a sua volta. Outra se esquece das coisas, Dorothy. Sheila é alcoólatra, entre outros. As personalidades de cada um deles são bem exploradas, e enriquecem a estória.
A busca por Deus das meninas é muito interessante. Elas partem da ideia que Deus está em todas as coisas, logo ele deve estar em alguma das casas da vizinhança. Mas logo elas percebem que isso não é bem uma verdade quando começam a conversar com as pessoas, e perceber tantas mentiras. A lógica que elas desenvolvem com esta busca é muito rica, e pode até fazer questionar algumas pessoas sobre suas crenças.

O título do livro (em inglês tem tradução literal de O problema com as Cabras e Ovelhas) parece ter partido de um trecho da bíblia onde as ovelhas serão separadas das cabras. No sentido que as cabras seriam as 'erradas' e as ovelhas a seguidoras dos princípios.

Existe um vilão eleito pelas pessoas da vila, o morador da casa 11, e sem dar spoilers digo que esta parte da estória narra como um grupo de pessoas simplesmente pode dizer o que outra pessoa é sem esta coisa ser verdadeira. Uma vez que dizem que uma coisa aconteceu ela se torna verdadeira sem o ser. O indivíduo fica preso em um ciclo. Muito julgamento e fofoca a respeito que cria uma atmosfera de prisão para este homem.

O único problema que encontrei com este livro é que a estória poderia ter sido contada de forma mais breve. Existem alguns trechos que acabam sendo prolixos, e poderiam assim ser cortados, ou serem mais diretos. Mas a narrativa de Cannon não tem problemas quanto a sua fluidez.

Entre Cabras e Ovelhas nos conta o que uma mentira pode gerar entre um grupo de pessoas, ao mesmo tempo que mostra a busca de duas crianças pela essência divina que está em tudo e em todos, mas que poucos são capazes de se dar conta. Precisa ser lido uma vez na vida nem que seja para você se descobrir uma cabra ou uma ovelha!

Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário