Glória e Ruína - Graça e Fúria #02 - Tracy Banghart


Serina e Nomi Tessaro nasceram em Viridia, reino onde as mulheres são reprimidas e não têm direitos. Enquanto Serina é tranquila, submissa e segue os padrões esperados, Nomi é seu oposto, rebelde e revoltada com a situação em que vivem. A 1ª sempre foi treinada para ser uma Graça e viver sob as ordens diretas dos Governantes e a 2ª seria sua criada. Mas uma reviravolta faz com que elas se separem e Serina seja levada para ilha-prisão, enquanto Nomi assume o seu lugar à disposição do Príncipe Herdeiro.
Tentando sobreviver enquanto buscam uma forma de salvar a outra, cada uma cria suas próprias alianças e planejam como levar seus planos adiante. Quando finalmente se reencontram, elas se unem almejando algo ainda maior: mudar o destino de todas as mulheres e o funcionamento da sociedade. Mas é claro que nada sai como o planejado e fica cada vez mais difícil encontrar a liberdade desejada e ainda permanecer viva.
Não há spoilers do livro anterior. Quando li o 1º volume, não amei a leitura. Porém, quando as coisas ficaram mais intensas e reviravoltas importantes aconteceram, minhas expectativas para a continuação aumentaram, pois precisava saber o desfecho da trama e entender como as irmãs iam conseguir escapar daquilo.
Continuo gostando da narrativa de Tracy, e a trama é envolvente, bem movimentada, e trabalha com sororidade e questões feministas, assim como pontos reflexivos em diversos momentos. O ritmo foi semelhante ao do outro livro, começou lento e foi evoluindo conforme passamos do meio para o fim, que, inclusive, podia ter sido melhor. Mas queria mais desenvolvimento em algumas partes e relações.
Há um clima tenso e muitas lutas, violência, mortes – afinal não tinha como fazer esse tipo de revolução contra a opressão que estavam vivendo sem isso. Mas também vemos mulheres fortes, guerreiras e tratando umas às outras com respeito, mesmo tendo opiniões e visões distintas. Foi lindo ver a união das mulheres, afinal a união faz a força.




Gostei do fato de saber que as mulheres foram subestimadas com relação a inteligência, força e coragem porque muitas conseguiram treinar intensamente para terem êxito quando precisaram se erguer e lutar tão bem pela liberdade de todas, mostrando como pensamentos pequenos são equivocados.
Recomendo essa obra, que mistura fantasia com distopia e traz um assunto bem atual, além de nos inspirar a nunca deixar que nos diminuam por conta do nosso sexo. E que, juntas, sempre podemos vencer.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário