A Faca Sutil - Fronteiras do Universo #02 - Philip Pullman

É incrível como o tempo nos transforma a cada dia, se não é possível as vezes nos darmos conta disso no dia a dia, na releitura de um livro isso com certeza fica visível, já que as vezes livros que não chamaram tanta atenção em uma nova leitura ganham uma nova opinião a seu respeito. Foi assim com A Faca Sutil, segundo volume da série Fronteiras do Universo, publicado pela Suma de Letras e escrito por Philip Pullman.
Após seguir seu pai para outro mundo, Lyra Belacqua se encontra em uma cidade abandonada onde ela acredita estar sozinha até esbarrar com Will, um jovem que parece ter tanto a esconder quanto ela. Will está em busca de seu pai, enquanto Lyra quer saber mais sobre o pó, o que estes dois jovens não sabem é que estão destinados a um objetivo maior juntos, e que devem buscar por um objeto que sequer sabiam existir!
Eu não consigo me lembrar quanto tempo faz da minha primeira leitura de Faca Sutil, eu arrisco que quase dez anos, o fato é que nos últimos anos eu tenho lido e visto materiais a respeito de outras dimensões, física quântica e sobre a energia inteligente que a tudo permeia, então a leitura desta vez fez muito mais sentido do que na primeira vez, já estes temas são muito presentes na narrativa em terceira pessoa de Pullman.

Pullman embora criei uma estória que soa infanto-juvenil, na verdade criou um universo complexo que pode dar nós em adultos facilmente, isso porque como citei anteriormente ele trabalha com conceitos que não fazem parte do dia a dia. Não trata-se assim de uma fantasia previsível menos ainda clichê. É até bastante realista em alguns momentos, visto que alguns destes mundos, um deles seria o nosso, têm realidades muito similares as nossas.

Lyra está em constante transformação, desde que saiu de Oxford em A Bússola de Ouro, ela tem amadurecido, aprendido não só novas informações, mas desenvolvido certa sabedoria. Infelizmente este aprendizado não se dá pelo amor, mas em cima de dor e luta, mas ela é uma garota determinada e que consegue controlar bem seus medos. Muito observadora este acaba sendo seu trunfo para tomar atitudes na hora do improviso.

Will é um jovem que amadureceu na força. Sua mãe é mentalmente instável o que fez com que ele desde muito pequeno aprendesse a se virar não só para sobreviver, mas para cuidar da mãe e manter as aparências evitando que outras pessoas percebessem que após o sumiço do pai a mãe não foi capaz de lidar com a pressão.

Além de acompanhar Will e Lyra, o livro têm capítulos que acompanham as feiticeiras, especialmente Serafina Pekkala que já apareceu no livro anterior. Após uma reunião de feiticeiras elas resolvem que precisam tomar partido diante da guerra que está se formando, e que proteger Lyra é a missão delas. Assim acompanhamos estas mulheres na busca por Lyra no outro mundo. Estas feiticeiras são diferentes do esperado, e veem o mundo de uma forma única.

Ao mesmo tempo temos alguns trechos de Lee Scoresb, que recebe uma missão e passa a procurar Stanislaus Grumman, um homem misterioso que parece saber sobre os mundos e como entrar e sair deles. Este personagem é citado logo no início de A Bússola de Ouro, mas é só nesse livro que ele aparece e seu papel na trama é surpreendente!

Nas páginas finais do livro o autor não nos poupa, e cenas tristes são frequentes. E já deixa a dica que o próximo e último livro da trilogia, A Luneta Âmbar, não deve nos poupar de luta e sangue.

A Faca Sutil é uma sequência que desenvolve muito bem a estória iniciada anteriormente acrescentando mais e mais camadas na trama principal, com cenas de ação e trechos investigativos é uma aventura para adultos que gostam de fantasia com grandes doses de ficção científica.

P.s A série His Dark Materials transmitida pela HBO é baseada nesta trilogia, e a partir do sexto capítulo já introduz trechos do livro A Faca Sutil. É uma ótima série, assim além de ler o livro acompanhar a série é um ótimo caminho de imersão neste universo, já que a série está muito fiel a proposta dos livros.

Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário