As Bruxas – Intriga, Traição e Histeria em Salem – Stacy Schiff

Desde que li a sinopse desse volume, fiquei bem interessada na leitura, já que encontraria informações sobre as Bruxas de Salem. Como esse assunto sempre me interessou bastante, quis ler o quanto antes. Até porque considero que esse período, entre os Séculos Quatorze e Dezessete, onde milhares de mulheres morreram queimadas em praças públicas acusadas de bruxaria, uma época pouco falada. E, por ter ocorrido um feminicídio gigantesco, foi uma época extremamente triste.

Nessa obra vamos conhecer um pouco mais sobre Salem, cidade próxima a Boston, onde o preconceito e a intolerância religiosa estavam em alta, assim como o jogo de interesse das famílias ricas. Vemos que vários pastores passaram a enxergar eventos suspeitos na colônia como responsabilidades das mulheres, muitas das quais religiosas, que passaram a ser rotuladas como bruxas que carregavam o poder diabólico.

Várias mulheres de idades totalmente diferentes foram presas. Até mesmo uma criança de cinco anos foi assassinada nessa perseguição. Em busca de confissões, acompanhamos julgamentos fraudulentos com a participação de padres, pastores e juízes que acreditavam que eram executares da ordem divina.



Esse é aquele tipo de volume que consegue nos deixar revoltadas em todos os momentos. É uma leitura difícil nesse sentido, ainda mais sendo uma história real, e a gente lê os absurdos que aconteceram principalmente com as mulheres.
Com uma escrita biográfica, esse exemplar consegue nos envolver com informações reais baseadas em relatos e documentos que foram conservados, nos mostrando todo o trabalho de pesquisa que a autora teve, que com certeza não foi fácil, para nos entregar um título extremamente rico e com uma leitura interessantíssima.

Mesmo sendo um livro angustiante, é também muito importante por nos mostrar uma janela no passado da humanidade e como nós, mulheres, sofremos em vários pedaços da História mundial. Recomendadíssimo!

Avaliação






Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário