Perspicácia- O Aprendiz e a Vida - Marco Antonio Rodrigues

Pensando sobre mim mesma eu não me lembro de ser diferente do que sou hoje, desde que tenho consciência do meu comportamento sou extremamente crítica e reflexiva, não sei olhar o mundo de outra forma, e meu curso na faculdade só fez com que essas características se firmassem mais fundo, então quando recebi  gentilmente do autor Marco Antonio Rodrigues um exemplar de seu livro: Perspicácia- O Aprendiz e a Vida, pela editora LP-Books foi como um encontro com a minha consciência revoltada (ow mais alguém pensa como eu!).

O livro reúne 77 textos diversificados com temas variados que visam trazer toques consequenciais, ou seja, fazer com que quem os leia repense sua posição na vida, sua opinião a cerca de assuntos importantes e até mesmo qual é seu papel diante do todo.  Todos são narrados em primeira pessoa, sob a perspectiva do autor, que transmite suas experiências de vida e a leitura que fez delas.

Os textos são breves, têm em sua maioria uma página frente e verso e fluem de maneira bem rápida, mas com um vocabulário mais elaborado que nem por isso atrapalha, apenas refina a narrativa. A forma como eles se estruturam seguem o esquema de um pensamento, o assunto é apresentado, seguido do comportamento humano diante dele, e depois do que poderíamos fazer a respeito. Mas não pense que se trata de um livro de auto-ajuda (essa definição esta na catalogação do livro), pois não se trata, visto que ele te leva a um pensamento, e não simplesmente te dá dicas listadas de como ser feliz, é muito mais uma obra filosófica, sem um ponto final.

'Excesso de presença pede ausência, excesso de ausência pede presença. '- Calorosa Despedida - pg. 13

O texto que mais gostei chama-se 'Célula Doente', e fala sobre a destruição de nosso planeta através de metáforas muito pontuais e de fácil compreensão, mas não por isso menos profundas. Eu tenho extrema afinidade com as pessoas que percebem o quanto o que temos de mais importante na Terra é a natureza.

Algumas posições do autor aparecem de maneira sutil, como sua crença espiritual - o texto 'Perdido' é um exemplo, ele aborda o questionamento de porque as coisas são como são, e nossa relação com o todo, o que viemos fazer aqui.; assim como seu posicionamento contra a destruição na natureza que aparece mais de uma vez em seus textos e de maneira direta no texto 'Amazônia'.

A diagramação é simples, cada fim de texto tem uma dica para o leitor, como: Procure- Creia- Mire e etc. A capa é bonita, e reflete bem a atmosfera do livro: as pequenas coisas do dia a dia mudam tudo. Seu comportamento muda sua vida, e afeta a todos ao seu redor como uma onda. A natureza que te cerca é sua amiga e não sua inimiga, se integre e aprenda com ela.  

Este é um livro que não deve ser lido e esquecido, vale a releitura dos textos ao longo do tempo para refrescar a memória e rever sua vida diante do assunto abordado. Você não precisa ler todos os textos na sequência, eles não se ligam, assim ele pode ser uma fonte inspiradora diária para os momentos de confusão em nossa vida caótica.

Recomendo o livro a todos que gostam de pensar, sair do lugar comum, mudar o mundo, ser diferente e não caminhar com a massa. Ou ainda a você que não pensou em nada disso, mas que quer parar, pensar e transformar um pouco do seu dia a dia em algo produtivo, além do acordar, comer e dormir. Estamos aqui por alguma razão, encontre o seu porque, a sua verdade, vá além do cercadinho e aprenda a viver com o vazio inerente ao ser humano sem medo. Seja perspicaz, aprenda com a vida, tire o melhor dela e não espere pelo grande momento, porque ele pode ser a leitura de um livro e você não perceber! (viu eu disse que sou assim, toda reflexiva, obrigada Marco Antonio pela oportunidade de pensar mais um pouco!).


Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 19 - FORMULÁRIO 







Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Linda resenha Bruna! Eu li este livro e tbm me senti assim! Realmente é um livro que vc pode usar como um guia.... até hoje, qdo preciso de algum conselho, o pego e abro em uma página qualquer e fico admirada como as palavras de Marco nos ajudam a resolver alguns problemas. Tbm não classifico o livro como auto ajuda. Prefiro pensar nele como um livro de conselhos!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Bruna!
    O livro está aqui para ser a próxima leitura e fiquei bem feliz em poder saber que o Marco Antonio teve uma inspiração ao escrevê-lo de forma que nos envolva e nos traga aprendizado.
    A resenha ficou ótima.

    Precisava vir agradecer sua visita e carinho no blog, obrigada!
    Que o final de semana seja carregadinho de luz e paz!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    "E que a minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade também.(Oswaldo Montenegro)".

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curiosa sobre esse livro!!
    Adora cronicas que passa ao leitor vários pontos reflexivos!
    Nada como aprender com uma ótima leitura *-*
    Adorei a capa achei muito inspiradora!
    Curiosa *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir