Eva - Eva #01 - Anna Carey

Em um futuro não tão distante o mundo passou por um período horrível quando um vírus matou a maior parte da população e muitos jovens, agora órfãos, foram separados entre meninas e meninos, cada grupo para fazer sua parte na reconstrução do mundo, sem poderem conviver com o sexo oposto.
As garotas são enviadas para colégios para estudar, aprender a ler, serem cultas, e aprenderem um ofício, enquanto os garotos são enviados para campos de trabalho forçado para a construírem locais, entre outras atividades físicas intensas, como se fossem escravos.
Eva é uma garota muito inteligente, que sempre tira as melhores notas e se dá bem em tudo o que faz, por isso é a melhor aluna na classe e está bem feliz com a vida que leva apesar das circunstâncias. Prestes a se formar, no entanto, ela acaba descobrindo que a verdade não é bem aquilo que imaginava e que seu futuro está longe de ser perfeito, pelo contrário, será um verdadeiro terror. É por isso que ela resolve fugir antes do amanhecer, o dia em que sua vida iria mudar de uma maneira ou de outra, em busca de melhores condições de vida, e mais importante, de sobrevivência.
Como vocês que acompanham minhas resenhas sabem, adoro distopias. Sempre que uma distopia dentro do gênero jovem adulto é lançada já fico com desejos e corro para poder ler o quanto antes a história e, geralmente, não me decepciono. Foi exatamente isso o que aconteceu com Eva. Admito que pensei que entraria para os meus favoritos, e ainda acho que os próximos volumes tenham possibilidade de entrar, mas mesmo não estando nessa lista, esse primeiro livro já me conquistou bastante e vou explicar melhor os motivos abaixo, então continuem lendo essa resenha.
Como primeiro número de uma trilogia, esse livro é bem introdutório. Conhecemos um pouco da distopia, mas nada aprofundado. Sabemos como está o mundo atualmente, que todos passaram por uma fase horrível e muitas pessoas morreram e muitas outras sofrem as consequências.  Mas o maior foco desse volume é a jornada de Eva.
E por falar em sua jornada, o que achei legal é que Eva descobre a realidade como ela é logo no início do livro, pouco depois de procurar a verdade, o que ocorre mesmo tendo confiado muito no que viveu até o momento, então não há muita enrolação nessa parte da história, o que achei ótimo! E ela logo sai fugindo do futuro horrível que a aguarda. Gostei que a protagonista mostrou atitude logo no começo e continuou forte e decidida até o último instante da leitura.
Só depois de terminar a última página e quando fiquei refletindo sobre todos os acontecimentos que foram surgindo no livro é que percebi uma coisa, Eva é meio egoísta. Se você observar bem, vai perceber que todas as suas ações foram feitas mais para benefício próprio do que para ajudar ao próximo, apesar de às vezes (quase nunca) fazê-lo também, e, no final isso fica ainda mais evidente. Não esperava essa atitude quando cheguei a esse momento da leitura, pouco antes de fechar o livro, e não gostei do que aconteceu no fim, apesar de abrir várias possibilidades para o que vem a seguir.
Apesar disso, gostei bastante de Eva, ela é uma ótima protagonista, não fica reclamando ou fazendo drama das coisas que acontecem com ela, também admirei sua força e determinação, sua inteligência e coragem, e ainda seu lado ingênuo e curioso. Ela á uma protagonista mais real, não é perfeita e busca encontrar um meio de sobreviver a tudo o que enfrenta nas condições em que está. Gostei que Eva também não se esqueceu de seu passado e suas amigas que ficaram para trás e ainda lembra-se delas, mas não fica se lamentando o tempo inteiro. Ela segue em frente com um objetivo e vai até o final em busca dele.
Achei interessante – e meio cômico também – utilizarem todos os homens como os elementos ruins da vida das mulheres, como se eles fossem realmente os vilões. Para a explicação houve uma soma de argumentos clichês pelos quais todas já passamos alguma vez em nossos relacionamentos amorosos, com demonstrações históricas de mulheres que sofreram por amor utilizando bastante alguns livros clássicos da literatura americana para exemplificar isso, como se nenhum homem prestasse e todos fossem iguais. É como algumas mulheres realmente se sentem atualmente, mas ali sobe a um outro patamar, como se acreditar nisso fosse um tipo de regra comprovada e que todas devem temê-los e tomar cuidado para não cair em suas lábias e sofrer igual a suas antepassadas.
Eva sempre foi fã de conhecimento, então ela pergunta a maioria das coisas que parecem fora do seu comum para as pessoas ao seu redor, por exemplo, como eles sabem fazer tal atividade. E achei isso interessante porque sabemos que ela não sabe sobre muita coisa, aprendeu a maioria nos livros sem vê-las ao vivo, e outras informações armazenadas em sua cabeça nem verdadeiras são, então é legal vê-la interessada em aprender mais, inclusive porque são coisas banais para nós hoje em dia, mas que para ela eram diferentes.
Mesmo assim, ainda acho que alguns questionamentos desses ficaram sem resposta porque ela resolveu esperar para saber mais e eu fiquei me perguntando se essas explicações virão nos próximos livros, porque certas coisas foram utilizadas pelos personagens que não deveriam saber ou fazer tais elementos, e quero saber como isso foi possível, quero conhecer mais seus passados.
Essa história se passa em um mundo onde as pessoas estão vivendo num período pós-apocalíptico, então vamos acompanhar uma ambientação feia, com cenários, cidades, casas, carros, tudo destruído, os personagens precisam enfrentar inúmeras coisas ruins e passam por muita dificuldade em busca de sobrevivência, mas tendo que presenciar diversas mortes, de pessoas queridas e de desconhecidos, também há cenas nojentas de caçadas, porque eles precisam conseguir seus alimentos dessa forma. Quem curte esse tipo de cenário vai encontrar um prato cheio nesse livro.
A leitura também consegue proporcionar diversos tipos de sentimentos. Devido às diversas cenas de ação o leitor fica tenso em muitos momentos, também consegue suspirar nas partes românticas que acabam sendo fofas, principalmente porque existe amor mesmo que o mundo e o momento não sejam favoráveis, e isso é lindo! Há muito sofrimento e momentos comoventes, e ficamos torcendo para que coisas boas aconteçam. Tem até ocasiões divertidas, mesmo no meio de todo o caos. Nossa, teve momentos que fiquei com bastante raiva do que estava acontecendo, principalmente por conta de uma coisa mal pensada que Eva fez.
Os personagens que tiveram maior destaque, além de Eva, foram Caleb e Arden, apesar de ter tido alguns outros que me conquistaram bastante e alguns que me fizeram passar raiva. Arden foi alguém que gostei bastante de conhecer, mas que demorou um pouco para gostar dela. Ela é rebelde e não gosta de demonstrar sentimentos, e primeiramente também é bem grossa, mas com o passar do tempo vamos conhecendo-a melhor junto com Eva, e ela vira a dona de umas tiradas muito boas, e a amizade entre as duas vai crescendo e se desenvolvendo de uma forma bem legal.
Mas curti mesmo o Caleb, um jovem moreno, forte e com dreadlocks, que é muito gentil e inteligente, e ajuda Eva em muitos momentos, inclusive a conhecer mais sobre muitas coisas das quais ela não sabia, e cuida bem dela sem nunca pedir nada em troca, é um fofo e conquistou a confiança de Eva aos poucos. A construção do romance foi maravilhosa, acontecendo gradativamente, e fazendo com que a gente torça para o casal.
Nunca li nada da autora, mas duas obras suas, “As Irmãs Sloane” e sua sequência, já foram publicadas pela Galera Record, mas são mais voltados para o público juvenil e mais são leves.
Amo a capa desse volume e fico feliz que a editora tenha mantido, mas a menina é meio ruiva ali, e no livro Eva tem cabelos castanhos. A diagramação está bem feita, com fonte e espaçamento em bom tamanho para leitura e as páginas são amarelas.

Com capítulos curtos, essa é uma leitura rápida e fluida, envolvente e prazerosa. Focou menos na distopia e mais na jornada de Eva e na descoberta do amor e da confiança, e talvez por isso mesmo que tenha sido tão gostosa de ler. Estou bem curiosa para ler os próximos volumes, principalmente pelo final cliffhanger que este apresentou, então não vejo a hora de serem lançados no Brasil. Super recomendo a todos!
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 19 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Te confesso que nunca tinha interessado em saber mais a respeito desse livro, mas lendo sua resenha, gostei bastante do que se trata, e parece ser muito bom mesmo!

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia ainda :)
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  3. Tbm não conhecia o livro mas fiquei super curiosa! Tbm adoro distopias e fico doida qdo leio resenha ou sinopse de uma. Mais um livrinho na minha listinha! hehehehehehe
    Pena que é uma série neh? Mesmo assim vou arriscar, vai que eu gosto! ;)

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro mas fiquei super empolgada já que adoro distopias também!!
    *-*
    Amei essa capa e achei a historia intrigante e envolvente..Gosto ainda mais quando os capítulos são curtos pois parece que a leitura flui inda mais!!
    Espero poder conhecer essa historia mais de perto!!
    Bjus

    ResponderExcluir