Oksa Pollock e o Mundo Invisível - Anne Plichota e Cendrine Wolf

Imagine plantas que falam e se estressam a ponto de desmaiar, seres rechonchudos que utilizam palavras eruditas nas suas falas chamados Foldingodos, um mundo diferente chamado Edefia e uma adolescente dramática com poderes, esse é o universo de Oksa Pollock e o Mundo Invisível, das autoras Anne Plichota e Cendrine Wolf, da editora Suma das Letras.

Oksa Pollock tem treze anos e acredita que é como qualquer outra adolescente, acaba de se mudar para Londres com seus pais e sua avó, além do melhor amigo Gus com sua família. Aflita com o início das aulas na nova escola e com sua adaptação a nova cidade, Oksa de repente se vê soltando bolas de fogo em seu quarto e acidentalmente colocando fogo em sua boneca, ao mesmo tempo em que surge em sua barriga uma marca.

Assustada Oksa procura por sua avó e descobre a herança que sua família têm: os Pollock são de Edefia um mundo invisível na Terra e ela é a Inesperada, a esperança que os exilados têm de voltarem a sua terra natal. Começa então a  história de Oksa em conhecer a si mesmo e seus novos poderes, além de sua família que não é mais só de humanos, e todo o universo de Edefia que trespassa o seu.

A 'mitologia' do livro é original, traz um gama de personagens humanos e não humanos muito interessante e peculiar. Devo confessar que durante a leitura me veio muitas vezes Harry Potter em mente, mas não por cópia e sim pela sensação de descolamento e encantamento que ambas as obras me causaram, viva a sublimação! O ritmo é muito bom, a cada capítulo novas descobertas são feitas, mas para quem gosta de ação alguns capítulos podem soar tediosos com as histórias de Edefia, o que não foi meu caso.

Oksa é uma personagem contagiante, é divertida, dramática, curiosa, corajosa e com uma pitada de loucura. Não hesita diante do perigo e é fiel ao amigo Gus. Já Gus é um amigo sincero e mesmo diante da insanidade de sua amiga sempre está ao seu lado. Dragomira, a avó de Oksa é uma personagem excêntrica, conhece tudo sobre plantas e pode curar quase tudo, é uma das minhas personagem favoritas.

Não vou citar personagem por personagem, mas a família de Oksa é muito interessante, seu tio-avó compositor, o amigo da família e guardião de Dragomira e etc. Todos com personalidades muito bem demarcadas e profundas, a ponto de despertar curiosidade sobre a história de cada um deles, embora estas sejam brevemente contadas. O vilão é cruel e não mede esforços para conseguir o que quer, desperta a raiva de quem lê nas primeiras linhas.

Como um pano de fundo existe uma pitada da cultura russa, pois depois da travessia para a terra os Pollock 'caíram' na Sibéria- Rússia, e essa pitada pra mim foi encantadora, um por exemplo desta cultura é a forma como a avó se refere a sua neta 'duchka' e a neta a avó 'baba', além da dramaticidade que a família têm que é conhecida como característica dos russos (em especial o pai de Oksa, Pavel) .

Narrado em terceira pessoa, a diagramação tem letras menorzinhas, o que fez com que o livro não fosse tão rápido como eu acreditava que seria. A capa é linda, mas senti falta de algum efeito no título, que fosse um relevo ou um verniz.

É muito difícil fazer a resenha de um livro cheio de detalhes e do qual você gosta muito, a sensação é a de que você soa superficial e não consegue transmitir o poder que a obra teve sobre você. Oksa Pollock foi companhia por diversos dias e agora a sensação é de saudades.

A série ainda conta com outros dois livros já publicados no Brasil: A Floresta dos Desgarrados e O Coração dos Dois Mundos - uma pena que diferente do primeiro os demais livros saíram no silêncio, mal foram divulgados! E na França já foram publicados mais três livros: Les Liens Maudits, Le Règne des Félons e La Dernière Etoile.

Se você gosta de fantasia bem feita, com um mundo totalmente diferente, com suas regras, lendas, histórias e personagens, Oksa é para você. Ou para você que gosta de um livro que te faça esquecer do tempo e do espaço!



Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 19 - FORMULÁRIO 







Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre este livro e fiquei igualmente encantada! Mais um pra minha listinha. Só não gostei muito da capa....

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu sou doida para ler Oksa Pollock, adoro um mundo de fantasia cheio de novidade e quando bem escrito então o prazer de ler vira inexplicável!!
    Adoro essas capas são maravilhosas!!
    Espero ler em breve ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O livro parece realmente ser muito bom e a sua resenha não é a primeira que vejo comparando com Harry Potter, eu penso que se o livro lembra essa série deliciosa de ler então é porque ele deve ser muito bom mesmo.
    A cada resenha que leio a respeito deste livro fico com um gostinho de quero mais. Amo livros que envolvem magia e como sinto muita falta de Harry Potter então vou correr para Oksa Pollock e o Mundo Invisível.

    E-mail: jejeg8@gmail.com
    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir