Almanova – Incarnate #01 – Jodi Meadows

Em Range, há milhares de anos um milhão de almas existem, as pessoas morrem e suas almas reencarnam em novos corpos, que nascem podendo ter as mais diversas aparências, sexos e famílias, conservando as memórias e experiências das vidas passadas.
Nesse primeiro volume da trilogia Incarnate, conhecemos Ana, uma jovem bem diferente das demais pessoas de Range, simplesmente porque ela é uma almanova, ou seja, nunca antes havia existido. Mas há um problema com o seu nascimento: Ana tomou lugar de uma das almas que sempre reencarnavam. Ninguém sabe o motivo de uma alma ter sumido para sempre ou outra ter entrado em seu lugar, se isso vai voltar a se repetir, ou o que tudo isso significa e muitos a temem por isso.
Para descobrir mais sobre o porquê de ter nascido e se um dia reencarnará como todas as outras pessoas, Ana decide ir atrás de respostas sobre o passado. E, para isso, vai à Heart, a cidade onde a grande maioria das pessoas vive. Será que sua busca pela verdade pode acarretar consequências negativas a todos a sua volta? E será que ela é apenas a primeira de muitas almanovas que vão ficar no lugar das almas que há muito tempo existem? Será o fim de todos? Ou o fim de Ana?
Esse é um livro poético e um tanto reflexivo, já que a ideia de mundo deles é bem semelhante ao nosso em alguns aspectos, diversas questões nos fazem pensar bastante em comparação ao que vivemos em nossa realidade, e é belo para quem tem fé em almas e reencarnações, e também para aqueles que, mesmo que não acreditam, gostam de histórias sobre o assunto.
O enredo dessa obra é muito original, sério, nunca li nem ouvi falar de nada parecido por aí, então se você está cansado de ler sempre a mesma coisa, essa é uma ótima dica para sair da mesmice.
Algumas pessoas com certeza vão achar Ana uma protagonista chata, e eu não discordo de que ela não é uma das melhores que vamos encontrar por aí, pelo menos não no começo desse primeiro volume, porém, eu entendo o modo dela de ser, ela sempre foi criada de uma maneira a se sentir inferior e acreditar que tudo o que faz é errado ou indigno só porque é uma ‘sem-alma’, e merece punição até por querer aprender. Quando pensamos por esse lado, acabamos percebendo que ela é o que foi criada para ser, inferior aos demais, não estando acostumada com pessoas sendo simpáticas, legais, ou que se importem com ela.
O crescimento da protagonista é bem evidente. No começo ela é uma menina meio frágil, que quer sair da vida que leva o quanto antes porque sempre foi maltratada por sua mãe e se sente inferior aos demais, ela demorou mais do que o necessário para, finalmente, sair de casa e procurar as respostas de que precisava. Mas admiro a coragem que tinha a ir enfrentar um mundo onde todos já se conheciam de milhares de anos e vidas antes, sabendo fazer muitas coisas, enquanto para ela tudo é novo, e também cheio de perigos a solta como dragões e sílfides. Já no final do livro, podemos ver uma garota muito mais confiante, com vários amigos, que aprendeu diversas coisas, inclusive a aceitar seus sentimentos, e é até mesmo feliz.
Dos demais personagens, adorei Sam, claro, ele é um garoto especial e sempre foi muito gentil com Ana, mesmo com todos os preconceitos dos demais, e sempre a ajudou quando ela mais precisou, inclusive a se aceitar, e a mostrou que mesmo que ela não seja igual aos outros, ela também é especial. Também adorei Stef, que é a melhor e mais antiga amiga de Sam, também sempre foi incrível e virou amiga de Ana rapidamente, além de ser bem divertida e alto astral. Curti vários outros personagens que apareceram e foram importantes na história, mas não suportei Li por nada nesse mundo, ela é abominável.
Gostei demais do desenvolvimento do relacionamento amoroso criado por Meadows. Os personagens, ao se encontrarem, não se apaixonaram só de se olharem, Ana nem ao menos ficou repetindo milhões de vezes o quanto Sam é bonito (característica bem comum em livro jovem adulto), tudo foi sendo construído aos poucos, com um descobrindo mais sobre o outro, se relacionando primeiro como desconhecidos, para depois se tornarem amigos e, então, perceberem (ou admitirem para si mesmos) que sentiam pelo outro mais do que apenas amizade. Foi gostoso de acompanhar o casal se conhecendo e passando a se gostar, fiquei na torcida para que ficassem juntos e os achei bem fofos. Adorava ler as cenas dos dois, a interação entre eles e, mesmo só podendo acompanhar tudo sob o ponto de vista de Ana, deu para conhecer Sam muito bem também.
“Algumas pessoas acreditam que as almas foram feitas aos pares. Pode levar tempo para que percebam ou cresçam em seus papéis de amantes, mas, um dia, os pares se encontram. E dedicam as almas um ao outro por todas as vidas.”
A narrativa é fluida e deliciosa, a autora nos apresenta detalhes do universo criado por ela de uma forma real e convincente, como se aquele mundo realmente existisse. Só sei que me senti tão envolvida com a trama que só queria saber e aprender mais sobre o que estava lendo, e acho que a autora também soube explorar bem as explicações sobre tudo o que criou desde o começo do livro, sem pressa, mas também sem ficar chato ou cansativo.
Esse livro é mais introdutório, tanto na parte do universo criado por Jodi, quanto para conhecermos os personagens principais mais a fundo, e também o desenvolvimento inicial do romance. Há um final para algumas das situações que foram introduzidas nesse volume, mas as respostas mesmo sobre as almas e a reencarnação serão exploradas mais para a frente.
Quando vamos chegando ao final de "Almanova" as coisas começam a ficar ainda mais sensacionais, já que altas revelações vão sendo jogadas, claro que deixando várias outras ainda para os próximos volumes (só para aumentar nossa curiosidade e a ansiedade, adoro! Hahaha), e há muita ação ocorrendo ao redor da protagonista. Além de tudo isso, não conseguia prever o que vinha a seguir, porque era tudo tão fora do esperado que me surpreendi positivamente e li ainda com mais vontade para saber como iria terminar.
Sobre a parte gráfica, a Valentina arrasa em todos os seus lançamentos e dessa vez não foi diferente. Eu realmente amo essa capa, e desde a primeira vez que a vi, ainda na versão original (que foi mantida!!), me apaixonei por ela. O melhor de tudo é que não é apenas uma capa bonita, ela faz sentido com o conteúdo da história. Para ficar ainda melhor, a versão impressa que a editora preparou para os leitores brasileiros está cheia de brilhos, linda, linda. As capas dos próximos volumes da trilogia, Almanegra (#02), Infinite (#03) e do conto Phoenix Overture (#2.5), seguem o padrão da primeira e vou deixá-las aqui embaixo para vocês conferirem (a do segundo já é a versão em português, a do terceiro e o conto são as originais americanas).

A diagramação está confortável, apesar da fonte não ser muito grande não incomodou minha leitura, e o espaçamento está bem feito. Todo início de capítulo começa com uma folha cinza com um desenho de borboleta, no canto superior das páginas e nas divisões dentro dos capítulos há uma silhueta de uma pequena borboleta.
Recomendo demais a leitura, principalmente para aqueles que buscam algo novo, tanto na trama em si quanto na construção dos personagens, com uma narrativa deliciosa e comovente, que vai te fazer ficar desejando por mais. Sem dúvidas esse livro entrou para os meus favoritos e não vejo a hora de poder ler Almanegra, o segundo volume da trilogia.
Avaliação






Quer concorrer a um exemplar de Almanova AUTOGRAFADO pela autora, Jodi Meadows + marcadores também autografados e ainda uma camisa linda da série? Participe do Concurso Cultural - Esse livro é sua Cara! Clique AQUI para conferir as regras.


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 19 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Amei a resenha! Eu não sabia ao certo sobre o que era o livro, mas estava querendo ler (porque a capa é absolutamente estonteante, né? rs). Fico muito feliz que o romance seja bem desenvolvido, porque na maioria dos livros de hoje em dia tudo acontece as pressas, e a autora ressalta a beleza do menino a cada duas linhas, realmente. Fico feliz que Almanova não seja assim.
    Vou ler, com certeza!

    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm amei essa capa, e as outras tbm são lindas! Ainda não li nenhum livro da Valentina e tenho uma curiosidade enorme de ler um livro deles!
    Adorei a resenha, realmente é algo bem diferente do que estamos acostumados a ler!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Como já foi dito a capa é realmente muito linda!!
    E amei a resenha, e a premissa da historia muito me interessou almas reencarnação e claro um belo romance!!
    Fiquei super empolgada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, passei aqui para deixar um comentário.
    Adorei a resenha só fez com que eu quisesse ler o livro, para não falar da capa super bonita e chamativa... ♥

    http://passionforbooks1.blogspot.pt/

    ResponderExcluir