Sob a Redoma - Stephen King


Diferente de muitas pessoas que já leram inúmeras obras do Stephen King, eu só havia lido as HQsda série A Torre Negra, que já foram até resenhadas aqui no blog. Lógico que sei que ele é um autor incrível e tem seu trabalho sempre muito bem recomendado e avaliado, por isso estava louca para ler um de seus livros e descobrir como é a sua narrativa por completo. Começar com “Sob a Redoma”, um livro gigante não só no tamanho, mas também no potencial, só me deixou super encantada com o autor e, por isso, venho aqui dividir com vocês sobre minhas opiniões desse maravilhoso título.
Começamos o livro conhecendo Chester's Mill, uma pequena cidade, típica cidade do interior, onde todos os seus habitantes parecem se conhecer, se ajudar e a maioria frequenta os mesmo lugares, como o restaurante Rosa Mosqueta onde os papos acontecem. Quando a redoma aparece na cidade, do nada, e muitas pessoas estavam fora, aproveitando os locais próximos, e outras estavam em seu lar, gera vários sentimentos em seus habitantes, formando um caos na, até então pacata, Chester's Mill. O seu surgimento gerou também fatos isolados, como uma mulher perder a mão, um avião colidir com a redoma e causar um acidente, entre outros que ocorreram com essa inexplicável situação.
O livro contém muitos personagens, por isso no início fica um pouco difícil de acompanhar todos eles, mas com o passar das páginas, conhecemos um por um de uma forma que a dificuldade desaparece e passamos a aproveitar bastante a singularidade de cada um. O legal é que cada personagem conta com sua fraqueza e força, mostrando a atitude de cada um em um colapso como este onde as emoções são amplificadas, não sendo todos bonzinhos e positivos e nem todos ruins e maldosos, mas sim, complexos como o ser humano é, sendo que até os bonzinhos tem os seus segredos, sendo tudo bem realista. Os personagens com certeza são um dos pontos mais forte da história, pois nos divertimos, amamos e odiamos eles. Eles despertam um mix de emoções na gente que deixa a história deliciosa.
Vou citar alguns dos personagens bem importantes na história como o Dale Barbara, um ex-militar que já esteve no Iraque e é o único morador que não é nativo no local. Ele teve uma desavença com o filho do segundo vereador e por isso resolveu sair da cidade, a fim de evitar problemas e brigas desnecessárias. Porém, ele não contava com o fato da redoma, que acabou o deixando “preso” neste local.
Jim Rennie, também conhecido como Big Jim, é o segundo vereador no local, lá só tem três vereadores que comandam (em algumas cidades dos EUA no lugar do prefeito eles tem três vereadores), e é um cara ambicioso e religioso fanático. Ele está acostumado a “mandar” na cidade, e utilizou de seu poder e influência para enriquecer ilicitamente.
Depois da Redoma, quando Big Jim vê o seu poder diminuindo, ele é capaz de fazer qualquer coisa para sempre se manter no topo, mesmo que isso signifique colocar a cidade, que já está um caos, com um pavor ainda maior. Com a ajuda de seu filho, que guarda um grande segredo, vemos o que um homem é capaz de fazer pelo poder.
Em todo livro vemos especulações do motivo da existência da redoma, não só pelos personagens, mas também por nós, que ficamos criando nossas próprias teorias e conclusões. E sabe o que é bem legal? Que essa é uma pergunta que vai ter uma excelente resposta no final, já que o autor soube fazer uma explicação deste fato com maestria, e nos deixar ainda mais empolgadas com esse título. Esse realmente é aquele tipo de livro que já começa ótimo e termina melhor ainda, que nos perguntamos em todo momento: Será que dá para ficar melhor? E nos surpreendemos quando a resposta é: sim, dá.
Mesmo com um pouco mais de 900 páginas, “Sob a Redoma” não fica nem um pouco cansativo e mantém um ritmo de leitura bem fluído, tendo sempre novos acontecimentos que nos prendem à trama. A escrita é bem dinâmica e gostosa, fazendo com que a gente sinta falta quando ele acaba. 
A capa está perfeita e retrata muito, mas muito bem a história. Se a gente abrir a capa e a quarta capa, vamos poder ver a cidade, o acidente que o avião teve ao colidir com a redoma, entre outros fatos que a tornam perfeita (coloquei uma imagem para vocês verem como é). A Suma de Letras teve um trabalho impecável com esse volume e nos proporcionou um livro com uma qualidade superior, digno de um bom elogio.

Uma curiosidade (e felicidade para quem curte séries e/ou curtiu o livro) é que haverá uma adaptação do livro para uma série de TV pela CBS, canal de TV aberto americano. A série, inicialmente, vai contar com 13 episódios e vai estrear na Summer Season de 2013, que ocorre no meio do ano que vem. E sabe o que é mais admirável? A produção foi aceita sem nem mesmo um piloto para avaliação (primeiro capítulo de séries, que geralmente é feito como um teste para saber se a série vale a pena ser investida), e vai ser produzido pela Amblin Entertainment, produtora de Steven Spielberg, com roteiro de Brian K. Vaughan (de Lost). O elenco ainda não foi definido.
Se você já é fã do Stephen King leia esse livro, pois com certeza vai amar, e se nunca leu uma obra deste autor, comece logo, pois ela é incrivelmente perfeita. Depois de ler todas essas páginas, fico triste por não ter mais umas mil páginas desta história para ler. Por isso super recomendo este título para todas as pessoas.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 09 FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Adoreiii a resenha!!!Stephen King é DEMAIS mesmo!!A historia é super legal uma cidade presa em uma redoma já imaginou a confusão e os conflitos!?Mesmo ele sendo assim tão grandão fiquei super curiosa pra ler ainda mais que vai ser adaptado pra uma série que tudo *-* Bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de ler os livros do Stephen, parece ser muito bom.
    Mas esse livro não é terror, é?

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  3. 950 páginas sem tirar o pé do acelerador. Não é qualquer escritor que consegue um feito desses. Com certeza esse livro entra para a lista dos melhores de Stephen King, portanto, para os meus desejados. Amei a resenha, bjks!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que resenha, hein?!
    Eu sempre ouvi falar muito bem das obras dele, meeeeesmo. Mas nunca tive a oportunidade de ler. Se a escrita for muito boa, as 900 páginas devem passar deliciosamente voando. E como já foi dito... Haha.
    P.S. Nunca tinha ouvido falar desse título dele, rs.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do King, mas já vi mtos filmes e seriados baseados nas obras dele, e curti pq tem a pegada Amazing Stories (seriado antigo que tinha histórias isoladas em cada capítulo com eventos loucos e ao mesmo tempo reflexivos) que eu amava...Logo imagino que os livros sejam mto melhores como sempre é (salvo vampires diaries rsrs!).

    Quero começar lendo esse livro, pq ele soa como algo que vai me pegar! Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Eu sou fã dele, quero muuuuito ler esse livro. A história é demais, estou curiosíssima. Que bom que gostou do autor, espero que leia mais dele. Recomendo "Quatro Estações", um livro de 4 contos emocionantes. Tb recomendo 'O Iluminado", se vc nunca sentiu medo lendo um livro, sentirá! rs..

    abraços,
    Luciana M.

    ResponderExcluir
  7. Este autor é muito bom e pretendo ler em breve este livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do Stephen King (terror não é muito minha praia), mas tenho ouvido falar tanto de Sob a redoma que estou muito curiosa com a história. E quando você diz que mesmo com essa quantidade toda de páginas a história não fica cansativa e flui bem, a vontade de ler só aumenta.

    ResponderExcluir
  9. Aiaiai, como estou desesperada porque ainda não consegui ler esse livro, estou com ele na minha estante, olhando pra mim a todo instante,mas já está na minha meta pra 2013.
    Só leio elogios sobre esse livro, mas também em se tratando de Stephen King não poderia ser diferente.
    Mas a minha leitura com certeza será feita antes de estrear a série.
    Excelente resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Stephen King me perdoa mas nunca li nenhuma obra sua *chora*. É que sou muito medrosa, e sei que o livro desse Senhor é mais aterrorizante que os filmes inspirados nas obras. Mas Sob redoma ta na boca das meninas que participam do grupo de leitura que frequento e claro vou lê-lo! Quer dizer, podia ser mais barato neh? hahahaha Cadê promoção, meu povo?! King além do mestre do terror é ótimo em mistérios, e eu como fãzoca de thriller e suspense não podia ficar de fora dessa leitura!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um pouco de medo de ler Stephen King... afinal, ele é o mestre do terror, né? E eu tenho pânico de livros de terror...

    Mas confesso que esse está me chamando... rs... me parece ser mais um suspense, e sei lá, tratar das coisas mais no nível psicológico... pode ser só uma impressão, mas se eu tivesse oportunidade de ler me arriscaria. Deve ser super interessante ver as reações das personagens a essa redoma.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nada do King, não que eu não gostasse do gênero, na verdade eu adoro mesmo. Mas acho que faltou oportunidade. Mas eu to looooooouca para ler esse livro, tenho visto críticas maravilhosas sobre ele, e além do mas agora que vai virar uma série, preciso ler para comparar as diferenças. haha
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li nenhum livro dele, nao tenho nada contra, só que sempre achei o ele nao fazia meu estilo.. Gosto de livros comoventes e q tenham romance e os dele acho q nao tem muito disso....
    mas achei esse interessante e gostei de saber q vai ter uma série baseada nele.. adoro séries... se até la eu nao tiver lido ainda, vou assistir e ver se eu gosto!

    Adorei a capa!

    Bjkinhos

    ResponderExcluir
  14. Su louca pelo Stephen King e Sob a Redoma é um dos meus mais desejados no momento...quero muuuito.

    Adorei a capa, a história, e só vejo críticas positivas. Sua resenha só veio confirmar minha opinião.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Estou doida para ler esse livro!

    Laura,
    http://asmaravilhasdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. SIMPELSMENTE DEMAIS! Para aqueles que acham q SK é só terror do tipo vampírico engana-se totalmente, seus livros vão mto além dessa mesmice,há mta tensão, paixão, mistério, ele sabe mto bem trabalhar o lado psicológico. Quem nunca leu está perdendo altas viagens, mas com certeza conhece alguma obra sua mesmo q por filmes como "A espera de um milagre", "Um sonho de liberdade" ou "Carrie a estranha".Recomendo sem pestanejar: Mergulhem de cabeça no Mundo do SK.

    ResponderExcluir