A Morte da Luz – George R. R. Martin


Eu sempre quis ler algum livro deste autor tão bem falado por muitas pessoas, mas ainda não havia tido a oportunidade de ler uma de suas obras. Quando peguei “A Morte da Luz” em minhas mãos, não sabia bem o que pensar sobre esse título, mas confesso que comecei a leitura com grandes expectativas justamente pelo nome do autor na capa. Agora, depois de ter lido, venho compartilhar minhas sinceras opiniões com vocês e espero transmitir em palavras tudo que senti lendo esse volume.
Logo no início do livro, temos uma citação sobre a civilização de Worlon, um planeta sem importância que vaga pelo universo criado pelo autor. Esse planeta raramente passa por alguma estrela e é por isso que apenas quando ele se aproxima do sol que é rodeado por seis menores sois que faz com que ele tenha luz.
Quando os planetas descobrem uma passagem, resolvem montar um festival de 14 planetas e 14 cidades, para que a cultura de cada planeta fosse representada. E é após a realização deste festival quando os turistas vão embora e alguns habitantes resolvem ficar nesse planeta inusitado para poderem realizar pesquisas, ou por motivos pessoais, que se passa a história, quando o planeta Worlon está se afastando cada vez mais do sol.
O autor tem uma capacidade incrível de criar novos mundos e construir personagens, tudo tão bem narrado, que nos encantamos com suas personalidades e somos conquistados, também, pela abundância de características, os tornando memoráveis.
O livro contém culturas únicas e confesso que no começo da leitura fiquei um pouco confusa, por assim dizer, com vários nomes dos planetas e personagens, mas à medida que fui lendo consegui encaixar melhor cada qual com sua devida parte na história, e tive, a partir daí, uma leitura mais fluída e gostosa.
Esse não é um estilo de livro que me agrade muito, mas com certeza posso afirmar que o autor soube escrever com maestria, pois apesar de não ter me encantado muito com o final, a história conseguiu me prender bastante com toda sua ação.
A capa é maravilhosa e representa bem a história. Já a diagramação, em minha opinião, não ficou tão boa assim, pois as linhas e as letras, apesar de não muito pequenas, estão muito juntinhas e isso me incomodou um pouco na hora da leitura, mas as páginas são amarelas, o que é ótimo. E sendo o primeiro livro do autor, já podemos ver como George é incrível em criar novos mundos.
Recomendo esse livro principalmente para que é fã do estilo. E para quem não é, assim como eu, recomendo também, pois é uma leitura incrível que nos prende e tem bastante ação além de ser cheio de reviravoltas, não cansando nem um pouco.
Avaliação



Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 09 FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Tenho esse livro aqui, assim como os três primeiros do Guerra dos Tronos...E ainda não li, eles são tão grossos e com letras tão pequenas que eu penso, bom vou ler essa meia dúzia aqui, depois vou nele, e nunca chego hahaha =P

    Ele parece ser um livro excelente, do jeito que eu gosto!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Por mais que praticamente todo mundo(todo mundo meeesmo) tenha gostado da saga "Guerra dos Tronos", eu simplismente detestei. Mas eu apostaria nessa leitura, gostei bastante do segmento desse livro. Quem sabe?

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Achei meio confusa a premissa do livro, mas legal saber do estilo dele. É meio diferente dos outros. Ainda não li Guerra dos Tronos mas pretendo!

    Luciana M.

    ResponderExcluir
  4. Também ainda não li nada do autor e confesso que tenho muita vontade, justamente por essa capacidade que ele tem de criar novos mundos e culturas muito diferente do que conhecemos. O livro faz parte de uma série? Espero que não, mas agora isso é cada vez mais comum!

    ResponderExcluir
  5. Tbm morro de vontade de ler algo do George R. R. Martin, ainda não tive oportunidade =/ Amei a resenha e axo que é a minha opção de leitura sim...Aventura e ficção bem escritas bos mistura hein!! ^^ espero ler logo logo!!Bjus

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do estilo, mas nunca li nada do autor. Estou colecionando As Crônicas de Gelo e Fogo, rs, espero conseguir começar a ler logo, mas é difícil arrumar tempo para aqueles livros imensos... hehe...

    Esse pelo jeito é um livro único, sem continuação, né? Talvez valha a pena conhecer o autor através da leitura dele.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que pena que não é um estilo que te agrade. :/ Mas se conseguiu prender sua atenção mesmo não sendo algo que você goste, acho que é uma opção válida de leitura sim. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Já tive uma curiosidade com esse livro, mas o interesse ainda não tinha me alcançado. Depois da resenha, fiquei super instigada. Adorei! George sabe mesmo como criar novos mundos e tudo mais.

    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Ganhei esse livro de amigo secreto esse ano. ( na verdade quem me tirou foi meu irmão e ele me fez comprar meu próprio presente.) Fiquei zonzinha em qual livro comprar, e por ser um livro único do autor, pelo qual queria muito ler uma história, decidir pegar esse.

    Tava super empolgada para ler, gostei da sinopse, mas quando cheguei na net, fui procurar algumas resenhas e todas avaliavam como regular, 3 estrelas, nada máximo. Me desanimou horrores.

    Depois da sua resenha, me reanimei um pouquinho.

    :D

    ResponderExcluir
  10. Eu também sempre tive vontade de ler algo do autor,e saber um pouco mais sobre esse livro. Me interessei em saber que tem novos mundos criado pelo autor. Pode ser que eu comece a ler George R.R. Martin por esse livro.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Já li o primeiro livro da saga as crônicas de gelo e fogo do Martin e adorei!! E olha que é um tema que não gostava mas ele me surpreendeu. Talvez até goste desse livro sci-fi. =D
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nada do George R. R. Martin. To louca para começar a ler Cronicas de gelo e fogo, principalmente por ser muito recomendada, tando a série quanto o seriado. Não vou falar que falta tempo, mas falta dinheiro pra comprar os livros. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Apesar d ele ser um autor muito conhecido e dos livros dele estarem fazendo tanto sucesso, ainda nao senti vontade d ler..
    ganhei uma promo q podia escolher esse livro e nao quis, acho q nao vou conseguir ler td, nao é meu estilo, logo meu interesse é super baixo.

    Mas agora entendo pq tanta gente curte...

    Bjinhoooos

    ResponderExcluir
  14. Louca para ler As Crônicas de Gelo e Fogo. Uma das minhas metas de aquisição e leitura em 2013, então fiquei babando..rsrs

    Além de serem livros lindos, parecem extremamente interessantes.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir