Sirensong – Faeriewalker #03 – Jenna Black


Não há spoilers nessa resenha, nem dos volumes anteriores.
Em “Sirensong”, terceiro e último volume da série Faeriewalker, é finalizada a aventura de Dana, depois que ela foi até Avalon viver com seu pai e acabou descobrindo o que era e quais habilidades possuía. Agora, ela foi convidada a ir para Faerie para conhecer a rainha e ser apresentada à Corte Seelie, só que uma recusa ao convite não está nos planos de seu pai, já que isso pode acabar trazendo consequências negativas a eles.
Mesmo contra seus instintos, Dana, junto de seu pai e amigos, parte para a terra mágica, numa viagem em companhia de uma personalidade muito importante no mundo das fadas, que promete proteção a eles durante o caminho. Mas ela percebe que nem tudo está a salvo e vai precisar enfrentar muitos perigos, enquanto tenta achar as melhores soluções para se livrar das ameaças constantes por ser quem é e tenta viver uma vida normal.
Quando comecei a leitura desse livro, imaginei que não ia gostar muito, devido a vários comentários negativos que li por aí. Talvez, ter começado sem grandes expectativas, tenha influenciado a minha avaliação final, mas, surpreendentemente, eu gostei bastante.
Nesse volume achei a Dana muito chatinha, não que ela fosse uma protagonista ótima, mas dessa vez ela se superou nesse quesito. Ela tem uma visão muito fechada de tudo, é como se todas as coisas e situações que vivencia fossem preto ou branco, nunca podem ter variações, já que ela se incomoda com tudo, e reclama bastante também. Além disso, Dana está sempre se justificando sobre tudo o que faz ou deixa de fazer.
Por ser narrado em primeira pessoa, acompanhamos seus pensamentos e os momentos em que ela vive através de sua visão, e ela acabava sendo bastante repetitiva em diversos instantes, o que irritava profundamente, principalmente porque a maioria das vezes era para criticar/reclamar de algo que ela não aceitava ou gostava. Nossa protagonista também tem uma autoestima muito baixa e sempre que consegue uma oportunidade, rebaixa sua beleza em relação a dos outros, principalmente de sua melhor amiga, Kimber.
Apesar de Dana ser um tanto irritante, os outros personagens estão aí para compensá-la. É muito legal ver a amizade entre os jovens, que fazem de tudo para ajudar Dana, mesmo que eles precisem arriscar suas próprias vidas. As interações entre Keane e Ethan são hilárias, já que eles brigam bastante. A relação entre Dana e seu pai é incrível, o amor que ele sente por ela, apesar de não demonstrar, é quase palpável, e isso é muito legal. Também gosto bastante do Erlking, que apesar de ser um dos vilões e a gente saber que ele é um manipulador, além de arrogante, ele tem seu lado bom e sempre ajuda a protagonista quando ela mais precisa. Só estava esperando que ele tivesse aparecido mais e que tivesse tido um final diferente do que foi.
No geral, eu gostei de como a trilogia foi finalizada, acho que a autora soube criar elementos e situações para dar um fechamento legal para a maioria dos acontecimentos que foram iniciados desde o primeiro livro, mas alguns detalhes acabaram sendo deixados de lado, e isso acabou me incomodando.
Um ponto muito positivo é que, sendo uma série os volumes são lançados com um período de diferença entre um e outro, e a autora soube introduzir as lembranças do que aconteceu nos livros anteriores de uma forma sutil, mas bem feita, fazendo com que o leitor não se perca, ou tenha que reler o outro livro para entender o que acontece nesse. E isso é ótimo já que nos situe sem enjoar.
Até o meio do livro não há muitos acontecimentos, então quem gosta de muita ação o tempo inteiro pode não curtir isso, eu não me importo, até gosto desse estilo de narrativa. Por falar nisso, a forma de narrar da autora é realmente ótima e você se sente ligada aos personagens, e a tudo o que está sendo vivido por eles, e as páginas passam rapidamente sem que você possa perceber.
Outro fator que fez com que a leitura ganhasse muitos pontos foi que eu a achei imprevisível. Eu ia lendo e tentando desvendar como terminaria aquilo tudo e, como a autora introduziu soluções somente nesse volume, acabei conhecendo os rumos finais só quando estava chegando ao fim da história, quando começava a desconfiar do que viria a acontecer.
Se você espera encontrar Faerie nesse volume, já que nos anteriores não foi possível ver isso, pode ficar tranquilo que os personagens acabam viajando para essas terras, mas nem adianta se empolgar muito para ver os costumes das fadas retratados na história, já que o que teve foi praticamente inexistente.
Sobre a vida amorosa de Dana, fiquei decepcionada. Como os que acompanham minhas resenhas sabem, eu adoro quando há um casal na trama, adoro torcer por eles e ficar na expectativa do que vai acontecer ou quem ela vai escolher (no caso de triângulos amorosos). Além de não ter tido quase nenhum momento romântico nessa trilogia, a finalização de com quem ela ficou foi sem graça e totalmente deixada de lado. Não vou negar que esperava algo diferente e não chegou nem perto de alcançar minhas expectativas, fora que não gostei do “escolhido”.
A diagramação segue o padrão dos volumes anteriores, com a mesma qualidade de impressão e fontes iguais. A capa é linda e não é igual à original, mas eu gostei dessa versão nacional, principalmente dos brilhinhos que dão um charme a mais.
Recomendo bastante essa trilogia para quem curte histórias de fadas e gosta de uma narrativa fluída, bem desenvolvida e surpreendente em alguns pontos. Só não vá com muita sede ao pote, esperando muita ação, um casal fofo, ou protagonistas incríveis, que tenho certeza de que vai adorar a série também.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 09 FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Poxa, poxa afinal com quem a Dana ficou hein? Quero nem ver, não deve ter sido com o meu fave, já que se vc não gostou de quem foi, não é ele...cain cain...Louca para terminar logo a trilogia para não esquecer a história hahahaha! Mas no geral gosto bastante dessa série, só falta o último =]

    Boa Resenha Tatha =] Tô ainda no Anjo Mecânico, é mto bom, o problema é que qd chego na cama já estou capotando para lê-lo rs...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, nunca li nada com fadas mas gosto muito do tema *-* Acho interessante e estou super curiosa!!Já li muitas resenhas sobre e o publico esta bem dividido néah uns amam outros nem tanto =S Acho importante isso que vc citou que a autora de uma forma sutil de faz lembrar dos outros volumes e que os acontecimentos são imprevisíveis, acho a capa desta trilogia maravilhosa!!Espero ler em breve!!Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! Eu já li o primeiro livro da série e estou louca pra ler o segundo, e esse também já me parece ótimo! Amei a capa, é simples e fofa com ótimas cores e a história também parece bem interessante, como já sabia que seria *o*

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a trilogia mas ainda não li. Fiquei tão empolgada com a série, mas acabei passando outros na frente. Mas sua resenha me deu vontade de ler a história que, apesar de não ser cheia de ação, parece ter um bom enredo.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro da trilogia, mas gosto de livros que tem criaturas fantásticas como tema, só tenho medo de acabar não gostando desta trilogia porque o que eu mais gosto geralmente nesses livros é ficar torcendo pelo casal principal!Mas quem sabe,pretendo dar uma chance a leitura porque a história parece ser bem interessante a capa desse volume é muito linda!

    ResponderExcluir
  6. Faeriewalker foi uma das poucas trilogias em que me surpreende tanto, e pela primeira vez queria que o “vilão” ficasse com a mocinha. Sirensong foi ao mesmo tempo incrível e um pouco frustrante, o livro foi bom só que não conseguiu superar o segundo dessa trilogia: Shadowspell. Destaco a capa, simples, porém, muio bonita.

    ResponderExcluir
  7. Humm acho que não leria. E uma história que fale tão bem em relação a Avalon, só mesmo Marion Zimmer Bradley >.<

    beijos,
    Luciana M.

    ResponderExcluir
  8. Bom eu não li esse livro nem os outros da trilogia, não me senti empolgada com ele.
    Sua resenha está perfeita, e bem sincera, mas eu deixo esse livro passar por enquanto.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Confesso que nunca li a série e olha que gosto bastante de fantasia e seres sobrenaturais. Mas sinceramente fadas não são meu forte... =/

    ResponderExcluir
  10. Ah, ainda bem que não tem spoilers! rs... Quero muito ler essa série, mas ainda nem comecei. Amo as capas e amo mais ainda histórias de fadas, e vou fazer o possível pra controlar a expectativa... hehe... Não faço questão de muita ação e adoro rumos imprevisíveis, acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  11. Meu deus eu amei os dois primeiros volumes *u* Eu ainda não li Sirensong, agora eu preciso muito saber com quem a dana vai ficar no final, será que não rola vc me contar em particular? eu sou muito curiosa mesmo e não ligo para spoilers, ME contaaaaaaaaaaaaaaaa por favor?
    Eu espero que o seu casal favorito seja o mesmo que o meu hahahah!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. eu sinto muita vontade d ler essa série, porque acho as capas lindas e me deixou curiosa pra saber como é a estória, mas sem grandes expectativas tbm...
    Nao lembro qual é o segundo, só do 1 e desse...

    O que chatiou foi a questao do romance q nao tem, poxa, adoro romances e quando um livro nao tem, me desanima um monte!!

    Mas msm assim acho q essa série pode me agradar...

    Bjinhooos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a trilogia e confesso que, apesar de toda a manipulação e maldade eu ficaria muito feliz se a Dana ficasse com o Erlking (OK, eu gosto dos bad boys, fazer o que?).

    Nem era uma possibilidade, mas juro que eu queria isso...rsrs
    Não me animei com o desfecho romântico da série, embora tenha gostado de todo o resto.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Vixi, se você não gostou de com quem Dana ficou no final então acho que eu também não curtirei muito... Nem quero ver! Ainda mais depois de saber que foi sem graça.
    Ainda nem li a trilogia e já estou achando que não vou curtir muito, principalmente depois de ler as 3 resenhas e ver que a Dana parece ser uma personagem bem chatinha.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir