Coração de Tinta – Mundo de Tinta #01 – Cornelia Funke


Desde que eu vi o filme baseado nesta obra no cinema, há muito tempo, eu venho carregando uma grande vontade de ler essa história. Antes mesmo de o filme chegar às telonas, eu já escutava muitas pessoas falando bem deste título, e não sei o motivo de eu ter demorado tanto, mas li apenas agora. Uma vez terminada a leitura, venho contar para vocês o que achei dessa narrativa.
“Coração de Tinta” conta a história de Mo, um homem que tem um dom um pouco diferente, já que ele dá vida às palavras e os seres das histórias aparecem ao seu lado. Certa vez, ele acabou trazendo alguns personagens do livro Coração de Tinta para o nosso mundo, sendo um deles o vilão, e acabou mandando a sua esposa e dois gatos para dentro deste livro. Durante treze anos, Mortimer fez de tudo para trazer a mãe de sua filha de volta, leu várias vezes a história em voz alta na esperança de que isso fosse se realizar, porém nunca obteve sucesso.
Maggie, filha de Mo, foi crescendo e se tornando uma leitora voraz como o pai, porém, ele nunca mais leu nada em voz alta para ela, mesmo com sua insistência, com medo de que algo de mal pudesse acontecer. Certa noite, uma figura estranha aparece em sua casa, um dos homens trazidos a este mundo, o Dedo Empoeirado, que a mando de Capricórnio, o vilão, tinha o objetivo de pegar a cópia do livro, com o fim de trazer o Sombra, um vilão ainda mais terrível, também para cá.
Assustado, nosso protagonista conta toda a verdade para sua filha e foge com ela para a casa de Elinor, tia da mãe de Maggie, que tem uma biblioteca invejável. A partir daí vemos os três personagens entrarem em uma aventura cheia de suspense e reviravoltas que nos diverte e assusta ao mesmo tempo. Vemos que Maggie pode ter muito mais em comum com o seu pai e que, apesar da pouca idade, ela é uma personagem forte e incrível.
O livro é maravilhoso e a narrativa nos prende do início ao fim. A leitura não fica nem um pouco cansativa, já que ela corre de uma maneira fluída e bem interessante, com vários acontecimentos na história.
E uma coisa bem legal é que em cada começo de capítulo há um trecho de uma obra famosa, e a cada final contém uma ilustração que enriquece mais o livro. Adorei ler todos esses trechinhos iniciais que me encantaram cada vez que eu os lia, e que me deixaram morrendo de vontade de ler vários destes títulos citados. Os capítulos são curtos, alguns menores que os outros já que eles não seguem um padrão, e a diagramação está perfeita e com as páginas amarelas. É possível ver todo o cuidado que a Cia. Das Letras teve para trazer um livro ótimo para a gente.
Eu acabei lendo a décima segunda edição, e me arrependo de ter demorado tanto tempo para ler esse título. Agora, venho dizer para todos vocês que ainda não leram, que tentem ler essa obra o mais breve que puder, pois com certeza você vai passar ótimos momentos e vivenciar uma excelente  aventura e implorar para começar com o próximo volume. Em breve vou ler a continuação desta saga e venho dizer para vocês o que achei da segunda parte dessa trilogia maravilhosa.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

38 comentários:

  1. Ja tinha visto o filme e amei achei super magico!
    Não sabia que era baseado em um livro!!! Mais amei a estoria parece ser tão magica quanto o filme!Amei a capa!

    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro e nem assisti ao filme mas depois da sua resenha estou morrendo de vontade de fazê-los. Parece que são maravilhosos e me atraiu muito.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esse livro lindo. Não só a parte gráfica, mas a história em si, a magia da trama. Adoro livros de fantasia e esse é um prato cheio, delicioso. Quero ler a continuação, mas ainda não tive a oportunidade.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei a resenha! Fiquei bem curiosa com o livro.
    Adorei a capa. Super bem feita.

    Vou esperar para ler o livro antes de ver o livro, já que pra mim perde o encanto quando sei o que vou ler.


    Vai para a listinha de compras. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler esse livro e parei, até hoje não voltei. Mas ano que vem, com certeza, vou terminá-lo.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, nem sei se assisti ao filme AUSHAUSHUAS Se assisti, não sabia que era baseado no livro. Nossa, é tão bom assim? Ele deve ser todo fofinho por dentro, com as imagens e as frases *-* Já está na minha lista de desejados!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Menina, nunca tinha visto esse livro..
    Ouvi falar por ai, mas nunca tinha parado pra prestar atençao...
    e ver q vc amou esse livro realmente me surpreendeu, pq eu nao tava esperando muito (culpa da capa, é feinha..rs)
    Tbm nao assisti o filme, mas vou procurar...

    Fiquei curiosa sobre o livro por causa do jeito q tu falou tao bem..
    gosto d leituras assim, q fluem e prendem o leitor...

    bjinhoo
    Pam

    ResponderExcluir
  8. eu ainda nao li...estou a um tempo com o livro mas sempre acabo negligenciando ele e pegando outro para ler...mas amei sua resenha ela me deu vontade de ir pegar ele para ler.

    ResponderExcluir
  9. Já vi o filme e amei!!
    Tenho muita vontade de ler essa trilogia mas o livros são bem carinhos néah =S
    Já pensou se a gente lesse e o personagem saísse do livro!!
    Ia ser uma confusão só rsrsr
    Bus

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti ao filme quando trabalhava numa locadora. Estava sem absolutamente nada, naquele dia estava ótimo. Sem um pingo de movimento. Decidi assistir ao filme. Amei, a Saoirse Ronan estava super lindinha, os efeitos especiais foram de primeira. Confesso que comentar neste post foi uma surpresa, porque não tinha conhecimento do livro. O livro parece ser tão bom quanto o filme. Adoro livros que contém algum diferencial, principalmente se há epígrafes/citações ou ilustrações.

    ResponderExcluir
  11. Só assisti o filme , mas lerei em breve o livro. Nem sabia que era uma trilogia, mas quanto mais melhor *--* Eu realmente amei o filme e faz maior tempo que assisti, espero que eu goste do livro tanto quanto gosto dele.

    ResponderExcluir
  12. Quando vi o filme 'Coração de Tinta' fiquei curiosa pelo livro, porém ainda não tive como comprar.
    Acho divertido o fato de Mo conseguir trazer para o mundo real dos personagens de livros. Queria poder ter esse dom e trazer alguns personagens para o meu mundo. E, é claro, não traria o Dedo Empoeirado ou o Sombra.

    OBS: Algo que também me encantou na leitura da resenha foi saber que o livro possui páginas amarelas... Eu adoro livros assim! (=

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, eu tenho muiiita curiosidade em ler o livro, eu vi o filme e sou apaixonada por ele, com certeza o livro deve ser mais perfeito ainda.
    Beijos livrosemtdparte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fiz o inverso dessa vez, assisti o filme antes de ler o livro... é incomum da minha parte, mas aconteceu. Amei a resenha, e já sei que irei gostar do livro... Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Já li algumas resenhas e comentários do livro assim como algumas críticas do filme, mas eu nem li e nem assisti ao filme. Quero muito fazer ambas as coisas. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei curiosa pra ler já que nunca vi o filme *-*

    ResponderExcluir
  17. Assisti ao filme e estou muito ansiosa para ler o livro, depois dessa resenhar então... minha ansiedade aumentou.

    ResponderExcluir
  18. já assisti ao filme e como sei que os livros são muito melhores eu não vejo a hora de ter este! ótima resenha

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nada da Cornelia Funke e também não vi o filme, mas acabei de comprar A Maldição da Pedra e pretendo ler logo. Essa série Coração de Tinta parece ter todos os ingredientes de uma super história. Mais um que vai pra lista.

    ResponderExcluir
  20. Vi o filme e posso te dizer que sou apaixonada por ela, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Mais quero muito. E pela resenha não vou me arrepender de ler. É incrível a imaginação do autor em criar uma obra tão linda e empolgante. Ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  21. Ansioso para ler esse livro! Ainda não assisti o filme só para poder ler o livro primeiro.. Adorei sua resenha, fiquei com muita curiosidade!

    ResponderExcluir
  22. Sempre tive vontade de ler esse livro. Ano passado a minha amiga leu, e disse que é incrível, e com essa resenha minha vontade só aumentou. Também não assisti o filme, mas assim que tiver tempo tenho certeza que vou dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre leio coisas maravilhosas deste livro, porém não consigo incluí-lo na minha wishlist! hahaha Sempre acho algo mais interessante para passar na frente deste título. Não sei, acho a história meio "para boi dormir".

    ResponderExcluir
  24. ja assistir o filme e estou mega curiosa p ler o livros, ja qe livros sao mil vezes melhores de filmes , haha. Ja incluir na minha lista de desejo do skoob, parabens! gostei muito

    ResponderExcluir
  25. Conheço a história somente pelo filme, mas reconheço que é digna de ser lida.
    É uma ficção encantadora, muito criativa e com personagens incríveis!
    Mas não sabia que era uma trilogia '-'
    Bem, depois de tantos elogios, sinto que será a minha próxima leitura!
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Amei o filme, amei a resenha, amei o livro, curiosa para ler esse livro, nas telonas, o filme foi muito bom interpretado por aquele ator engraçado que esqueci o nome...srrsrsrsrs e agora o livro...vai está sim bem rapidinho na minha estante...

    ResponderExcluir
  27. Não li o livro e nem vi o filme, porém essa resenha me despertou uma curiosidade enorme em ler ''Coração de Tinta''. Imagino que seja um livro que te leve á uma viagem desde o primeiro capítulo até o final. Com certeza deve ser um livro emocionante

    ResponderExcluir
  28. Eu assisti o filme baseado nesse livro, e gostei bastante...
    Assim que tiver uma oportunidade vou ler o livro;

    ResponderExcluir
  29. Essa sua resenha me lembrou bastante do filme " Um faz de conta que acontece" em que ele conta histórias para seus sobrinhos e no outro dia vira verdade! Eu sei que não tem muito sentido kkkkkkkkkk mas muito bacana sua resenha!

    ResponderExcluir
  30. ansioso para ler esse livro! Ainda não assisti o filme pois quero ler o livro primeiro.me encantei com a historia.

    ResponderExcluir
  31. Eu amei o livro e a resenha está muito boa, parabéns meninas!
    Adoro o blog de vocês,Bjs!!

    ResponderExcluir
  32. Também assisti o filme baseado nesse livro, ele parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  33. Senti um ar de 'comoção' lendo a resenha. Parece ser um tipo de livro que arranca lágrimas, do início ao fim.
    De primeiro momento, o livro não me chamou muito a atenção, mas agora tenho que confessar que estou super curiosa para lê-lo :)

    ResponderExcluir
  34. Desde que assisti esse filme morro de vontade de ler o livro. Sou apaixonada pela história. Está na minha wishlist! Maravilhosa a resenha, me fez querer mais ainda ❤

    ResponderExcluir