Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor

Quando vi a capa de “Feita de Fumaça e Osso” pela primeira vez, fiquei com vontade de conhecer a história, mas foi só quando recebi meu exemplar em mãos que percebi que tinha que ler logo. Isso, preciso admitir, ocorreu por causa da capa, que ao vivo é tão linda com diversos detalhes metalizados, então ele logo passou na frente da minha lista de leitura. Estão vendo como capa é muito importante (pelo menos para mim é! Haha)?
Nessa obra, conhecemos Karou, uma garota de cabelo azul e cheia de tatuagens que mora sozinha em Praga e estuda em uma escola de artes. Ela não tem pais – nem ao menos se lembra deles – e foi criada no covil de um demônio, que é o mais próximo de uma figura paterna que ela tem.
Karou sempre vai a diversos lugares do mundo em missões para conseguir dentes para ele, mas ela não sabe o motivo de ele precisar de tantos e nem o que ele faz com os dentes, só sabe que são importantes para seu trabalho. A grande questão na vida dela é descobrir a verdade sobre seu passado, coisa que não é tão fácil já que ninguém está disposto a lhe dar as respostas para as suas dúvidas.
Até que ela conhece Akiva, um anjo vingador e sem emoções, e passa a descobrir que toda a história tem dois lados e começa a se questionar sobre o qual lado é o certo e qual é o errado. Ou será que existe um meio termo para que todos possam viver em harmonia?
Achei a trama toda muito original e com certeza o pano de fundo foi construído de uma forma incrível. A escrita de Laini é tão gostosa que eu ficava cada vez mais curiosa para saber o que ia acontecer e querendo desvendar o que estava por trás dos segredos que nem mesmo Karou sabia.
Não teve grandes momentos de ação nesse volume, já que ele tem mais um intuito de introduzir a história, mas acredito que isso vá mudar e já no próximo vamos poder encontrar alguma relação com a guerra entre anjos e demônios.
O interessante da história criada por Taylor é que a protagonista não é um anjo e nem humana, como geralmente encontramos em histórias do gênero, ela vem de uma “família” de demônios. Então podemos ter uma nova perspectiva das “espécies” retratadas no livro, que fogem do oficial, com demônios não tão ruins e anjos sanguinários e com sede de vingança.
Gostei bastante de Karou, ela possui uma personalidade forte e é destemida, tendo que enfrentar diversas situações, mesmo as que não gostava, porque eram de sua responsabilidade. Também curti bastante sua melhor amiga, Zuzana, que é uma ótima amiga e bem divertida. Já Akiva mudou bastante a sua personalidade após algumas descobertas serem reveladas, o que achei bem estranho e não me agradou.
“A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nela, mas,
 quando você sabe o que mais deseja e mantém isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer as coisas acontecerem, quase como mágica.”
Não sei onde exatamente a história começou a me enjoar, mas eu definitivamente estava gostando mais dos acontecimentos do início do que do fim. Um detalhe que não me agradou é que quando estamos na iminência de descobrir os mistérios que foram introduzidos desde o começo do livro, os personagens ficam enrolando para contar a verdade. Me senti como assistindo aqueles programas de auditório em que o apresentador enrola o máximo que pode seus telespectadores para, assim, prender a audiência. O que acabou sendo irritante e, talvez, seja aí que a obra começou a me enjoar.
A narrativa é em terceira pessoa, e alguns capítulos são intercalados e podemos acompanhar a vida de Karou ou a vida de Akiva, como se cada um deles fosse o protagonista naquele momento, o que faz com que o leitor não fique preso a apenas uma visão. Mas a autora deixou alguns pontos bem confusos quando fez algumas transições na história, principalmente na hora de explicar os mistérios da trama.
Outro ponto negativo foi a repetição de frases e cenas no livro. Eu sei que algumas vezes isso é necessário, inclusive para podermos ver alguma situação com os olhos de outro personagem, mas nesse livro ficou exaustivo ter que acompanhar exatamente a mesma coisa duas vezes, acredito que se a autora tivesse modificado para soar apenas semelhante teria sido melhor aproveitado.
Sobre o romance, eu até gostei, mas não amei como acontece com alguns outros livros. Até um certo momento eu não estava entendendo muito bem o interesse mútuo deles, um pelo outro, e só com o passar das páginas é que acabamos descobrindo o motivo de isso ter acontecido tão repentinamente, e a partir desse momento eu passei a gostar mais do casal.
Claro que, por se tratar de uma série, muitas questões são deixadas no ar para que possamos descobrir nos outros volumes. Eu gosto bastante desse recurso e estou ansiosa para saber como a autora vai conduzir as sequências. Uma das últimas descobertas de Karou é o que me deixou mais curiosa, e torcendo para que não seja concretizada no que vem por aí.
Sobre a parte gráfica, como comentei no início dessa resenha, a capa está linda. Olhando no computador eu não tinha amado, mas a impressão fez toda a diferença nesse caso. O livro é dividido em partes e quando começa cada uma delas, podemos ler um trecho do que está por vir, acompanhado de uma pena. De resto, a diagramação da Intrínseca está muito bem feita, com o padrão da editora. Quando recebi esse título, ele veio com um kit de objetos relacionados a história e achei muito legal.
Recomendo a série para quem busca uma história original dentro do gênero, gosta de personagens destemidos e um pano de fundo interessante, mas só não crie altas expectativas para que não corra o risco de se decepcionar, principalmente com algumas explicações que ficaram confusas.
Avaliação







>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 08 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Eu acabei de ler Feita de Fumaça e Osso e amei. Percebi desde o começo o "motivo" do romance e fiquei extremamente curiosa para saber como a história vai se desenrolar.
    Odiei a revelação do final do livro, eu fiquei com muita esperança de que a autora consiga "contornar" o que aconteceu.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  2. Eu li outra resenha desse livro e achei super confuso.
    A sua resenha está mais clara e objetiva e consegui entender bem o enredo do livro.
    Mas por alguma razão eu acho que não vou gostar desse livro.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é realmente linda msa achei meio complicada a história do livro. Não sei se me atraiu essa série. Acho que não irei ler, talzez só se eu tiver a oportunidade de pegar emprestado ou ganhar.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo a capa desse livro mais não tenho tanta vontade de ler!

    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro mas como ele não é meu, estou doida para comprar para ter na estante!

    Também adorei a capa. A história é um pouco confusa em uns pontos, mas gostei bastante no geral.

    Fiquei super curiosa com o final. Espero que dê tudo certo.
    Louca para ler a continuação.

    Parabéns pela resenha! Adorei.

    Beijos

    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Pra mim a capa também é imensamente importante! Gente, é a primeira coisa que chama nossa atenção. Então pelo fato desse livro ter a capa bem bonita eu tenho vontade de lê-lo. Mas a história também me desperta interesse, e o fato de que ele vem divergindo opiniões. Já li resenhas positivas e negativas sobre ele, aí eu quero ter a minha própria conclusão!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho vontade de ler esse livro desde que foi lançado... a capa é muito importate pra mim, tento nao julgar o livro por pela capa, mas é muitooo dificil pra mim... mas confesso que achei a capa mais bonita no pc do que ao vivo, achei q a mascara ficou meio "falsa" quando foi impressa, mas nada que me fizesse achar feio.
    Ja vi algumas criticas positivas sobre esse livro, mas apesar da minha vontade de ler, nao to criando muitas expectativas msm, como vc disse..

    Bom espero ler, mas nao tenho pressa...

    bjinhooos
    Pam

    ResponderExcluir