O Mundo da Escrita – Martin Puchner

Como uma leitora fanática, sempre me interessei bastante pelo mundo literário. Quando descobri essa obra, que traz informações sobre a história da literatura em um mundo moldado pela escrita, fiquei muito encantada.
Martin Puchner, professor de literatura comparada na Universidade de Harvard, nos conduz, através de 16 textos, às histórias que relatam a evolução ao longo do tempo da literatura, e como ela foi importante para o mundo que conhecemos hoje, pois é a grande responsável por inspirar a ascensão e a queda do Império e nações, o nascimento de crenças religiosas e a formação de ideias políticas e filosóficas, etc.
Com isso, conhecemos mais a evolução das tecnologias criativas (alfabeto, papel, códice e impressão), a importância da literatura para a cultura humana, e viajamos com o autor para diversas histórias de revoluções, batalhas, conquistas, etc.
É um exemplar bem rico em informações e descritivo. Não considero que seja o tipo de leitura para ler de uma só vez porque pode se tornar cansativo e maçante. Mas vale a pena ser lido porque é MUITO interessante, fluindo melhor quando intercalamos com outras leituras.



Martin ainda analisa vários clássicos, como "Mil e Uma Noites", que traz vários contos populares, sendo narrado por Sherazade, que contava uma nova história todas as noites para continuar viva, Dom Quixote, de Cervantes, que foi o primeiro autor moderno, e até Harry Potter. Conhecemos a sra. Murasaki Shikibu, anônima dama de companhia da corte japonesa que criou um mundo literário e mais tarde ficou conhecida pelo nome de sua protagonista, sendo a autora do primeiro grande romance da literatura universal por volta do ano 1000.
Aprendemos também que a escrita tem um papel muito importante e uma grande influência na política. Como exemplo podemos citar quando a União Soviética e a Alemanha nazista exerceram o controle sobre a impressão, e como autores perseguidos conseguiram divulgar os seus poemas, mesmo que de forma clandestina.



Com um conteúdo fantástico, ilustrações e fotos maravilhosas, essa obra conquista. Recomendo para todos que se interessam pelo mundo das palavras e queiram aprender e conhecer mais sua criação e desenvolvimento desde o princípio, mergulharem nesse título maravilhoso, que nos mostra como a literatura transformou a civilização.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário