Matilda - Roald Dahl


Existem alguns filmes da sessão da tarde que marcam, já que passamos tanto tempo os revendo diversas vezes, esse é o caso do filme Matilda, eu já vi tantas vezes e tenho um enorme carinho por ele. O que eu não sabia era que ele era baseado em um livro, e quando eu soube foi instantâneo querer lê-lo. Assim foi com muita satisfação que li Matilda, escrito por Roald Dahl, publicado pela Martins Fontes.

Matilda ainda era muito pequena quando aprendeu a ler sozinha e descobriu o mundo dos livros, e com eles sua inteligência se expandiu junto a muitos questionamentos. Ela percebe que os pais não são como o esperado, e na escola a diretora é terrível, para sobreviver a esses desafios ela age de forma corajosa com suas travessuras para dar lições aos adultos. Uma pequena menina, mas com grande talento, esta garotinha marca a todos que conhece!

Sempre me surpreendo como livros infanto-juvenis com simplicidade e criatividade tratam de temas tão importantes e profundos. A estória de Matilda poderia ser muito triste, na verdade é por muito tempo, mas Dahl consegue com muita perspicácia em sua narrativa em terceira pessoa mostrar como uma criança pequena com uma inteligência fora do comum consegue lidar com um meio ambiente tão opressivo, isso porque seus pais não gostam dela, a maltratam todo tempo, e depois na escola a diretora é cruel com as crianças, incluindo a garotinha.

Matilda tem apenas cinco anos na maior parte do livro, mas poderia ser dezoito anos ou mais pela maturidade que ela desenvolve diante de tanta leitura que ela faz, inclusive com diversas referências a autores e livros. Mesmo com tanta inteligência ela ainda tem a inocência da idade, sendo contra injustiças e maldades, e fazendo justiça com suas próprias mãos. As situações que ela trama para dar lições aos pais são excelentes!

Na escola ela faz amizade facilmente, e logo mostra todo seu talento chamando atenção de sua professora a Senhorita Mel, uma jovem docente que tenta ajudar a menina. É muito bonita e sutil a ligação desta dupla, e como uma relação de confiança se estabelece mesmo com a diferença de idade.

A Sra. Taurino é horrível! Eu passava nervoso com ela no filme, mas no livro ela parece pior ainda em suas falas! E mesmo sabendo qual seria o destino dela, eu torcia para que ele chegasse logo para vê-la tendo o que merece! Essa senhora é maldosa e além das coisas ruins que falava para as crianças ainda batia nelas (Hoje em dia os defensores do politicamente correto vetariam o livro, rs !).

O livro é repleto de ilustrações que ajudam a imaginar as cenas, mesmo para aqueles que já viram no filme. A Matilda do livro parece ser mais engraçadinha do que a do filme, mas a Sra. Taurino é idêntica no seu visual, e achei incrível como conseguiram reproduzir a personagem! Quanto ao filme, o livro está todo no filme, mas o filme têm mais cenas do que o livro, sendo  muito fiel quanto as personalidades dos personagens. O final é ligeiramente diferente, mas não compromete o sentido geral. Agora após a leitura eu acho o filme uma ótima adaptação, e me deu até vontade de vê-lo após a leitura para fazer um check.

Matilda é um livro suave e muito gostoso de ler, é para crianças sim, mas vai deliciar os adultos que não perderam sua criança interior, e gostam de boas obras. Além de ser uma pequena viagem para a infância, aos bons tempos dos filmes da tarde!

P.s Para quem não sabe Roald Dahl é autor de outros livros adaptados ao cinema e famosos na infância de muita gente, como A Fantástica Fábrica de Chocolate e Convenção das Bruxas, é desnecessário dizer que já estou louca para ler todos eles né?!

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário