Reinações de Monteiro Lobato: Uma Biografia - Marisa Lajolo & Lilia Moritz Schwarcz

A maioria dos brasileiros já ouviu falar sobre Monteiro Lobato e/ou uma de suas criações. Isso porque ele é o criador de alguns dos personagens literários mais famosos do Brasil: Emília, Narizinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, etc. Algumas pessoas leram essas histórias quando crianças, outras acompanharam as adaptações que passaram na TV, e há aquelas que apenas ouviram falar deles. Independente de que grupo você se encaixa, o famoso Sítio do Picapau Amarelo fez muito sucesso sendo parte do lar de milhares de brasileiros.
Agora é nossa vez de conhecer melhor a pessoa por trás das criações. E nessa biografia ilustrada escrita diretamente para o público infantil, temos a chance de saber sobre a vida e os pensamentos do autor narrados por ele mesmo!
Li algumas historinhas quando criança e acompanhei um pouco da adaptação que passava na TV, mas não conhecia muito sobre Lobato ou sua vida, então quis mergulhar nessas páginas para descobrir.
Um ponto que curti muito foi a forma de narrativa das autoras, que construíram o texto como se fosse o próprio Monteiro conversando com as crianças de hoje. Em 1ª pessoa, ele conta sobre a infância, juventude, a época que estudou direito, seu casamento, os filhos, viagens, como escreveu e suas opiniões sobre vários assuntos (ele achava que tinha sempre razão).




Confesso que me incomodei em diversos momentos com os comentários desagradáveis do autor. Claro que entendo que ele vivia numa época diferente com outro contexto social, mas sempre torço para as pessoas pensarem fora da caixinha e fico triste que ele não fazia isso e ainda brigava por sua própria opinião.
A edição está linda com imagens, documentos, fotos, cartas e ilustrações. O miolo é todo colorido e a capa é dura.
Recomendo a leitura para quem quer conhecer Monteiro Lobato, esse importante escritor que tinha muito a dizer, era envolvido em várias polêmicas e se tornou o maior autor da literatura infantil brasileira.






Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário