Xeque-Mate da Rainha - Elizabeth Fremantle

A primeira coisa que chamou bastante minha atenção foi a capa maravilhosa dessa edição. Quando a avistei de longe em uma das minhas idas a livraria, ela despertou o meu interesse e fui correndo ler a sinopse. Assim que o fiz, vi que precisava ter esse romance histórico o quanto antes. Outra coisa bem legal é que em oito anos de existência do House of Chick e com quase duas mil resenhas já publicadas, a gente ainda não tinha resenhado nenhum livro com cujo título iniciasse com a letra X, e isso está acontecendo agora!!
Em “Xeque-Mate da Rainha” conhecemos Katherine Parr, também conhecida como Kit, a sexta esposa do rei Henrique VIII, um homem de temperamento forte e um emocional bem instável, que já guilhotinou duas esposas, se divorciou de outras duas e assistiu uma morrer durante o parto.
O livro começa contando os últimos dias de Lord Latymer, segundo marido de nossa protagonista Katherine. Ele estava muito doente e preocupado em como poderia ajudar a sua esposa sempre presente e carinhosa. Porém, como ela poderia viver confortavelmente com a herança, ele estava um pouco mais tranquilo, já que ela seria uma mulher de poses consideráveis.
Após a morte de seu marido, nossa protagonista foi convidada pela Lady Mary, filha de Henrique VIII, para um batizado na corte. Como Kit sabe que não deve recusar um convite feito por membros da realeza, acaba indo. E é lá que conhece Thomas Seymour, um homem sedutor e com ambições políticas, que acaba atraindo o interesse de Kit. Só que Henrique VIII ouviu falar que Katherine era super dedicada ao seu antigo marido. E, com isso, passou a ter interesse nela tornando-a a sua sexta esposa.
Em seu novo casamento, vemos que Kit finge ser submissa ao rei, e que ela exerce grande influência em seu reinado, tudo de forma bem cautelosa para que ele jamais perceba as suas intenções. Sendo assim, ela consegue sobreviver as intrigas da corte e todo o jogo de poder existente na mesma. Katherine também precisa esconder a sua paixão proibida, pois qualquer passo em falso faria com que tivesse o mesmo destino de algumas das ex-esposas do seu atual marido.
No início a trama é um pouco lenta, já que somos apresentadas a vários detalhes da corte, mas, à medida que vamos lendo, o texto ganha forma e a história vai fluindo de uma maneira que consegue nos conquistar e nos prender em vários momentos.
Achei o enredo muito interessante, pois esse volume retrata como nossa protagonista era inteligente e astuta, sendo uma mulher de personalidade forte, que conseguiu governar reuniões e sair de problemas mesmo em um ambiente nada propício. Isso mostra que mesmo em uma época tão difícil, existiam mulheres capazes de ser à frente de seu tempo, que conseguiram conquistar o seu espaço. O romance não é o foco deste título, mas sim como nossa protagonista era uma mulher forte e determinada e, por isso, conseguiu driblar essa corte cheia de intrigas e conspirações.
A autora entrelaçou fatos históricos reais com ficção de maneira magnífica, eficiente e interessante. A gente se sente inserido naquela época e naquele contexto de uma forma realística e verossímil, fazendo com que a leitura seja ainda mais prazerosa.
Como comentei no início da resenha, essa capa me conquistou assim que pus meus olhos nela, então posso dizer que a adoro. O texto do miolo possui fonte em tamanho confortável, mas os espaçamentos não são muito grandes. As páginas são amarelas. No final do exemplar há alguns extras, sendo um deles com os Personagens que apareceram na trama juntamente com um pequeno resumo a respeito deles, o outro extra traz Datas Importantes relacionados com as pessoas/período em que a história passa, e uma lista de Leitura Adicional, com títulos com detalhes a respeito da corte Tudor e de Catarina Parr.
Recomendo “Xeque-Mate da Rainha” para todo mundo que gostar de um livro cheio de intrigas, segredos, uma pitada bem leve de romance em um pano de fundo maravilhoso. Esse volume traz a história de Katherine Parr, que com certeza foi uma personalidade histórica memorável e que deve ser conhecida por todos. Se você gosta da história da Inglaterra e tem vontade de conhecer mais sobre o reinado Tudor, não pode deixar de ler esse volume, pois com certeza você irá adorar.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário