Hogwarts - Um Guia Imperfeito e Impreciso - Pottermore Presents: Histórias de Hogwarts #03 - J.K. Rowling


Colocando a vida 'potteriana' em dia finalmente consegui ler Hogwarts- Um Guia Imperfeito e Impreciso, publicado em ebook pela Pottermore Publishing, escrito pela querida J.K. Rowling. Neste pequeno ebook acompanhamos diversos textos breves publicados anteriormente no site Pottermore e que foram organizados por temas em cada um de seus seis capítulos. Cada texto tem um pequeno texto e depois uma reflexão da Rowling.

O primeiro capítulo intitulado A Jornada para Hogwarts explora a plataforma 9 3/4, como foi a ideia e a concepção da mesma, e como foi feito o expresso para Hogwarts. Eu acho incrível saber um pouco sobre o processo de criação das estórias em geral, quando trata-se de uma tão criativa é mais encantador ainda, já que entender como as ideias se encadearam e acabaram como na estória final é como estar na mente do autor.

Em seguida o próximo capítulo trabalha a seleção, como a origem do chapéu seletor e o que é um empata chapéu. Na sequência O Castelo e as Terras são o alvo dos textos, a sala comunal da Lufa-lufa é o primeiro texto, e devo dizer que fiquei bastante satisfeita em conhecer um canto inexplorado nos livros. Tanto lufa-lufa quanto Corvinal são casas apáticas nas tramas de Harry Potter, mas não por isso sem estórias para compartilhar. O mapa do Maroto e o grande lago completam as explicações. E cada vez que um lugar é explorado mais curiosidade sobre cada um destas coisas é despertada!

As aulas em Hogwarts estão no capítulo quatro, as matérias e o vira-tempo são evocados. Em seguida os residentes do Castelo são explorados, como os fantasmas, já que cada casa tem o seu. Tanto a estória de vida de cada um, quanto aspectos gerais dos fantasmas são narrados. A balada de Nick quase em cabeça, cortada do rascunho da Câmera Secreta aparece na integra. Os retratos e o perfil de Sir. Cadogan completam as páginas.

Por fim no último capítulo, os Segredos do Castelo, explicações mais detalhas de objetos e locais como o espelho de ojesed,  penseira, a pedra filosofal, a espada de gryffindor e a câmara secreta são feitas.

Todos estes textos complementam a estória central do universo Harry Potter, assim como do universo expandido criado por Rowling. Para fãs é leitura obrigatória, para os que nunca leram os livros, mas assistiram aos filmes também podem ter proveito com a leitura. Como sempre acontece todo texto feito por J.K. dentro deste universo mágico é como um buraco negro que suga a atenção, e encanta seja qual assunto escolhe abordar.

Eu me acho suspeita em comentar qualquer coisa sobre Harry Potter (embora eu honestamente não tenha gostado de A Criança Amaldiçoada), já que gosto de tudo como a potterhead que sou, mesmo assim minha única reclamação é que gostaria que os textos fossem mais longos e aprofundassem mais ainda os temas.

Espero que Rowling se anime em falar mais e mais sobre todos os detalhes de seu mundo. Já que Hogwarts- Um Guia Imperfeito e Impreciso foi uma viagem breve, mais deliciosa entre os bruxos e suas criações, e ter mais nunca é demais!

Avaliação










Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário