Tudo Que Acontece Aqui Dentro - Júlio Hermann

Essa obra é uma seleção de cartas que o autor escreveu quando seus sentimentos estavam transbordando do peito e precisavam encontrar um escape, então ele transferiu tudo o que sentia para o papel e agora essas emoções foram compartilhadas com nós, leitores, através de textos bonitos que nos fazem refletir.
Aqui o foco é o amor em diversos estágios, sobre como cada situação que experienciamos na vida tem a capacidade de nos moldar, como pode fazer a gente pensar e agir diferente, afinal todos somos a soma de experiências, vivências, contatos com outras pessoas, trocas de sentimentos e momentos, tudo resultando em maneiras diversas de aprendermos coisas diferentes.
Confesso que estava esperando por uma leitura mais leve do tipo fofinha, com declarações de amor e amor correspondido, mas a maioria dos textos tem um tom mais melancólico e de amor unilateral, porque é do passado ou porque nunca chegou a acontecer de fato (pode ser só impressão, mas como só temos a chance de “ouvir” um lado do “relacionamento”, esse é o sentimento que tive). Não que isso seja algo ruim, só é diferente do que achei que seria.
Os textos são realmente muito bonitos, inspiradores e/ou reflexivos. Gostei bastante de ter a oportunidade de lê-los e, de quebra, conhecer um pouco mais de Júlio Hermann, afinal ele dá um toque bem pessoal a cada uma de suas palavras e isso é algo realmente bem bacana.
Cada carta tem a capacidade de mexer bastante com nossos sentimentos. Em alguns momentos a gente se emociona, em outros sorrimos, há aqueles que despertam nossa memória para bons e memoráveis instantes que já vivenciamos, outras nos fazem relembrar sentimentos não tão agradáveis, e assim por diante. Também é muito fácil se identificar com alguns dos textos, seja porque você mesmo já viveu algo semelhante ou porque conhece alguma pessoa que passou por uma situação parecida.
As crônicas são curtas, fluidas, bem escritas, leves ao mesmo tempo em que carregam emoção, diretas e também reflexivas. E o tema central é o amor, com situações vividas, outras imaginadas, lembranças gostosas, outras tristes, uma esperança ou uma despedida, e assim sucessivamente, e também tem bastante foco na saudade.
E há um tom bastante melancólico, como comentei no início dessa resenha. Em diversos momentos ele fala sobre suas inseguranças, reflete muito sobre o que deveria/gostaria de ter feito ou dito para alguém, sobre o tempo que não vai voltar ou sobre como o mesmo passa rápido, sobre vários arrependimentos, coisas que gostaria de ter feito de outra maneira, sobre perdas, dores, “fracassos”, etc.
Gostei bastante dos textos e das palavras e frases que o autor utilizou para expressar seus sentimentos. Curti mais ainda que ele me fez pensar de forma diferente em algumas questões e também me fez refletir sobre outros tópicos. Ainda que eu não concorde com tudo o que li, é sempre bom poder conferir uma visão diferente sobre o mesmo tema.
Além dos textos bonitos e tocantes, a obra conta com uma edição física espetacular. A Faro Editorial mais uma vez está arrasando com a diagramação de seus livros. Começando pela capa que é linda e fofa, com acabamento em soft touch (textura aveludada), e título em alto-relevo envernizado. A folha de guarda é simplesmente divina com um fundo cheio de coraçõezinhos rosa. O texto do miolo é todo em azul, cada crônica vem com uma ilustração de nota musical e o nome de uma música inspiradora junto do nome do artista dela em letras coloridas. E, para fechar com chave de ouro, em diversas páginas há ilustrações belíssimas com uma frase ou um trecho de alguns dos textos. É realmente de babar.
Esse é aquele tipo de exemplar que você não precisa ler do início ao fim de uma só vez. É até mais gostoso de ser apreciado aos pouquinhos. Claro que também é possível ler direto, mas se o leitor quiser apenas contemplar algumas palavras bonitas, apreciando aquele momento e deixando um gostinho de quero mais para depois, pode fazer isso porque vai ter uma ótima experiência de leitura.
Para aqueles que gostam de ler crônicas, essa antologia com “Cartas de Amor Nunca Rasgadas” (esse subtítulo diz muito sobre a obra) é o livro para você. Com textos tocantes e melancólicos, Júlio Hermann nos faz refletir sobre relacionamentos, nossas ações e também as das pessoas com quem trocamos experiências nessa vida, com foco nesse sentimento tão grandioso que é o amor.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário