Encontro com Livreiros Editora Arqueiro/ Sextante - 2º Semestre 2018

Nesta última quinta feira quente de primavera aconteceu o Encontro de Livreiros do 2º Semestre das Editoras Arqueiro e Sextante. Depois do café de manhã já tradicional do encontro as apresentações deram início com a grande aposta da Arqueiro: Vox, uma distopia que se passa em um futuro próximo onde mulheres só podem falar cem palavras por dia. As mulheres da editora estavam com camisetas do livro, assim como a ecobag do kit brinde também era do livro. Não despertou qualquer atenção em mim, já que não aguento mais distopias, mas mais que isso o modo como essas camisetas/ ecobags foram realizadas pareciam campanha política. Talvez em um outro momento da história do país não me incomodasse, mas neste em que nos encontramos não me deixou nada confortável. Além que se o livro é uma grande aposta da editora uma prova do mesmo poderia ter sido distribuída não? O lançamento já é em outubro.

Eu perdi o Rumo foi o próximo e também o livro brinde, da autora já conhecida Gayle Forman, narra o encontro de três jovens em um dia em que se encontram perdidos em que rumo tomar em suas vidas. A Grande Solidão é um romance da autora Kristin Hannah que se passa na década de 70 e no Alaska, nunca li nada da autora e confesso que tenho certa curiosidade. Kate Morton agora foi relançada com seu livro mais reconhecido O Jardim Esquecido, lançado anteriormente pela Rocco agora tem uma nova edição pela Arqueiro.

O livro que colocou Ken Follett na fama, O Buraco da Agulha é lançado por aqui em uma edição comemorativa de 40 anos. Conhecido por seus romances históricos, este livro narra a saga de um espião que se vê apaixonado em plena na segunda guerra mundial. Talvez o livro que mais me chamou atenção, e única fantasia apresentada, foi Princesa das Cinzas da autora Laura Sebastian, e será lançado em outubro.

Em novembro a editora segue lançando a série da autora Lucinda Riley, As Setes Irmãs, com o livro A Irmã da Lua. Assim como o último livro da trilogia da autora Nora Roberts, Ilha de Vidro, da série Os Guardiões. A Justiça a Qualquer preço será o primeiro livro do autor John Grisham pela editora, trata-se de um autor de suspense com temática legal, ou seja, jurídica.

No dia 16 de outubro acontece o lançamento mundial do novo livro do Nicholas Sparks, Almas Gêmeas. E em novembro chega o livro quatro de Outlander com a capa da série, em uma edição única de 880 páginas!

Pela editora Sextante saiu A Magia do Silêncio da monja francesa Kankyo Tannier, com a proposta de exercícios possíveis no dia a dia para meditação. Uma pena que não tenha sido brinde como foi no Rio de Janeiro, parece ser um ótimo livro para ter na estante. Assim como Porque o Budismo Funciona que chega em outubro, e é escrito por um repórter que pretende fazer um diálogo entre neurociência, psicologia e budismo.

Da coleção School of Life sairá em novembro Grandes Pensadores, uma coletânea que destaca os principais produtores de conhecimentos e o que eles produziram de relevante e praticável no dia a dia. Utopia para realistas visa proposta de ações para melhorar o mundo, ideias estas que soam loucas, mas que são possíveis. Emocionário é um livro infantil construído como um pequeno dicionário, nele algumas emoções são explicadas e trabalhadas. Achei um ótimo livro para trabalhar com crianças pequenas.

Amor Sustentável da psicanalista Lígia Guerra, promete trazer orientações para melhorar relacionamentos amorosos, e chega em outubro. E em novembro Dúvida Cruel, um apanhado de 80 respostas para perguntas cabeludas do canal manual do mundo. Ainda em novembro também o livro do chef francês Claude Troisgos é lançado, algumas de suas páginas foram mostradas e parece ter um ótimo trabalho gráfico!

Pelo selo Primeira Pessoa sairão dois livros biográficos, primeiro Vontade Inabalável da autora e executiva Maria Silva, e O Oitavo Dia, em conjunto com a autora Leticia Wierzchowski, o empresário Nelson P. Sirostky narra sua história de vida.

Por fim o livro Livre para Voar do radialista Fábio Teruel foi apresentado pelo mesmo. Mas devo dizer que nunca vi alguém vender tão mau seu próprio livro. O autor foi breve e não deixou muito claro do que se tratava sua obra, apenas que tinha um discurso evangélico, pautado na sua fé. O livro não me despertou atenção alguma, e foi o segundo brinde do evento.

De maneira geral posso dizer que desde que passei a frequentar esse evento semestralmente esta edição foi a pior. Primeiro porque poucos lançamentos foram anunciados. Compreendo que com a crise as editoras não estão investindo tanto em lançamentos, mas não entendo porque a editora não aproveitou a oportunidade para apresentar outros livros de seu catálogo, afinal com livreiros em sua plateia, sejam livros novos ou antigos o que importa é vender não? Em segundo lugar boa parte do que foi apresentado é mais do mesmo, ou seja, continuações ou livros de autores já conhecidos, ficando a novidade por conta apenas de Princesa de Cinzas. Parece que outro investimento seguro são os autores já lançados.

Outro ponto que se tornou cansativo é o discurso feminista, sempre que uma autora é mulher isso é destacado. O lançamento de Vox está todo voltado para este aspecto. Será quem editora, que é geradora de conhecimento não se dá conta que ao reforçar 'ismos' ao invés de gerar diversidade acaba reforçando bolhas? Agora as coisas parecem estar presas dentro de grupos, e a liberdade de expressão é toda presa na política do politicamente correto e não da manifestação artística por si mesma.

A editora pareceu um pouco perdida em seu próprio evento, e não promoveu bem seus próprios livros. É triste dizer isso, porque acredito que ela deve ter feito seu melhor. Mas acho que se perguntar qual a proposta de um evento como esse é a melhor chave para fazer um evento que de fato vá de encontro a sua própria proposta.

Obrigada a editora pelo convite!








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário