Dias de Sangue e Estrelas - Feita de Fumaça e Osso #02 - Laini Taylor

Essa resenha não possui nenhum tipo de spoiler, nem do primeiro volume, Feita de Fumaça e Osso (clique no título para ler a resenha), nem desse livro, que é o segundo da trilogia.
“Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram e ousaram imaginar um mundo sem massacres nem guerras.”
Karou, uma garota de cabelo azul e cheia de tatuagens, foi criada por um demônio sem saber sobre o seu passado, mas sempre buscando respostas sobre o que e quem é. Até que, finalmente, ela as consegue e descobre que não fez as melhores escolhas em sua vida anterior, o que acabou resultando em consequências ruins para seu povo, os quimeras.
Do lado oposto de uma guerra ancestral com os quimeras, onde só um lado pode ser vencedor, estão os anjos vingadores, entre eles Akiva, que foi muito importante na vida de Karou.
A batalha continua e se torna insuportável, e Karou precisará se aliar ao Lobo Branco, que foi responsável pela ruína dela há muito tempo atrás. Só que ações têm consequências e algumas delas poderão ser terríveis.
“Dias de Sangue e Estrelas” (o título tem tudo a ver com a história desse volume e eu adoro quando isso acontece) começa um tempo depois do término do anterior, e confesso que demorou muito, mas MUITO mesmo, para me sentir ligada à história desse livro. Primeiro porque li o primeiro há mais de um ano e não me lembro de muita coisa que aconteceu lá, claro, e pior é que a autora não nos ajuda nisso já que só cita uma parte ou outra, sem muito aprofundamento, o que só contribuiu a me deixar “boiando” no que estava lendo, tive que me esforçar para me lembrar das coisas mais importantes e, mesmo assim, não tenho certeza de estar 100% certa dessas lembranças. Pois é, minha memória não é boa. Haha
Segundo porque não estava sentindo tanta simpatia pelos personagens, exceto pelo casal Zuzana e Mik, que eram os responsáveis pelas melhores partes do livro. Karou se transformou bastante do volume anterior para este. Sei que ela passou por diversas coisas ruins e a pessoa sempre acaba mudando um pouco por conta disso, mas senti falta da “velha” Karou. Aqui ela se transformou em uma pessoa submissa e deprimida, que aceita as coisas como são, acha que tem que sofrer por antigas decisões, e lamenta muito o tempo inteiro. Outro personagem do qual gostei bastante, e só tive o prazer de conhecer melhor nesse volume, foi o Ziri, o último kirin, espécie original de Madrigal. Ele é bondoso, tem uma personalidade ótima e mostra que a aparência de fera não significa que os quimeras precisam agir como feras.
Diferentemente do primeiro livro que começou muito bem e depois, em minha opinião, foi se perdendo um pouco, já que eu comecei amando a leitura e pensando em dar cinco casinhas de avaliação e no final acabou caindo para três, nesse foi o contrário, começou tudo bem chatinho, sem muita coisa me deixasse intrigada, nada que me fizesse ficar presa à leitura e com vontade de ler mais rápido, o que me fez cogitar dar duas casinhas. Mas, quando estava caminhando para a finalização e se aproximando das últimas páginas, tudo começou a melhorar bastante, o ritmo ficou mais rápido, mais intenso e eu não conseguia deixar de querer saber o que viria a seguir, aumentando minha nota para três casinhas. O final foi surpreendente e ficou em aberto para o que vai acontecer no próximo volume.
Os capítulos são bem curtos, o que é ótimo e faz com a leitura seja mais fluida, e a narrativa continua sendo em terceira pessoa, que não é a minha preferida. Dessa vez podemos acompanhar não apenas Karou e Akiva, mas também outros personagens, alguns novos e outros antigos, como Zuze. Só acho que os cortes que a autora fazia para mudar o foco do personagem nem sempre foram favoráveis, já que a mudança de cena e assunto tão diferentes faziam perder um pouco do ritmo, e me deixavam confusa, o que já acontecia em Feita de Fumaça e Osso.
Esse volume também é mais sombrio e mais sangrento que o anterior. A carga emocional dos personagens está bem palpável e quase podemos sentir em nós mesmos o sofrimento deles. As batalhas também estão mais intensas, admito que fiquei triste em muitas cenas, e com nojo em tantas outras. Quem não gosta de coisas no estilo pode acabar se incomodando.
Pretendo ler o último livro dessa trilogia porque eu realmente não gosto de abandonar leituras, mas confesso que não estou assim tão empolgada para o lançamento e o fechamento dessa história criada por Laini Taylor, apesar de o final ter melhorado significativamente.
Sobre a parte gráfica, eu adoro essa capa com suas partes metalizadas (máscara, título, nome da autora e logo da Intrínseca), tanto quanto a de Feita de Fumaça e Osso, mas acho esta ainda mais bonita. Elas têm o mesmo padrão, e as lombadas das duas ficam lindas na estante, uma ao lado da outra. A diagramação é simples, com fonte não muito grande, mas que não incomoda minha leitura, e um bom espaçamento. O livro é dividido em partes e nessas divisões há uma pena com uma frase, e no começo do livro logo encontramos um mapa em preto e branco. As páginas são amareladas, o que ajuda a ler por um período maior de tempo.
Sei que tem muita gente que amou esses livros, mas, infelizmente, eu não fui uma dessas pessoas. A trilogia Feita de Fumaça e Osso não conseguiu me conquistar nem no primeiro, nem no segundo volume, apesar de ser legal e bem original. Indico a leitura para quem gostou de tudo o que disse nas duas resenhas, mas se você tem um gosto parecido com o meu acredito que também não vai se apaixonar pela história, só que é uma boa escolha para passar um tempo despretensioso.
Avaliação


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Bom , pra começar o que é essa capa? MARAVILHOSA!!
    Eu li Feita de Fumaça e Osso a mais de um ano também e confesso que não me lembro de muita coisa só que gostei bastante!!
    Estou curiosa pela continuação, uma pena não ter sido o que vc esperava e tomara que minha opinião seja diferente já que estou curiosa em saber o que houve depois do primeiro livro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm amo as capas dessa série! São lindas demais! Ganhei os dois livros e estou esperando chegar para começar a lê-los!

    Adorei a resenha!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir