Uma Longa Jornada – Nicholas Sparks

A história de “Uma Longa Jornada” começa com um personagem que, com uma idade avançada, sofre um acidente e passa a ter alucinações do passado, entre elas vê sua esposa já falecida há muitos anos. Vêm em sua memória várias situações que vivenciou, como foi a vida com seus pais, a trajetória de como conheceu sua mulher e passaram a se envolver, como a guerra afetou sua vida, e assim sucessivamente. É um relato emocionante de quem está quase morrendo.
Os capítulos desse romance são intercalados com outra história, a de um casal mais jovem, Sophia e Luke. Gostei em específico dele, que é um montador de touros que vive em uma fazenda com sua mãe, e é um rapaz determinado, de boa índole, romântico, e muito bonito. Ele se encanta por Sophia, jovem universitária que estudava história e gostaria de trabalhar no museu. Ela é bem madura e diferente das outras garotas da sua idade. Morava na cidade e dividia o quarto com sua melhor amiga, Marcia. Ela nunca havia ido a uma fazenda, até que o destino juntou esses jovens, que acabaram se encantando mutuamente.
Tive que colocar um pedacinho da sinopse oficial aqui, pois acho que resume perfeitamente a história, de forma que eu não conseguiria colocar melhor em outras palavras.
“Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nessa longa jornada que é a vida.”
O autor, inicialmente, nos confunde por misturar duas histórias, mas com o passar do livro vamos curtindo muito e conseguindo separá-las melhor. Particularmente preferia ler as partes narradas pelos jovens Sophie e Luke do que pelo senhor Ira, mas ambas as histórias são muito bonitas.
Cada capítulo acompanha um personagem diferente, os de Ira, o senhor de idade que está acidentado dentro do carro, são narrados em primeira pessoa, enquanto os capítulos de Sophia e Luke são narrados em terceira pessoa, acompanhando a vida desse casal separadamente e se entrelaçando.
Gostei muito da construção do relacionamento do casal, que vão se conhecendo melhor com o passar das páginas, e vivem em mundos bem diferentes, mas que tem muitas semelhanças, como, por exemplo, a relação com seus familiares, a boa índole, o modo de agir, o respeito, o carinho, entre outros.
“Embora seus mundos fossem totalmente diferentes, Sophia ficou surpresa ao descobrir que Luke parecia achar o mundo dela tão fascinante quanto ela achava o dele.”
A narrativa foi muito bem construída, todas as pontas se entrelaçaram de uma maneira fantástica e eu não conseguia parar de ler. A mensagem que ele nos transmite sobre o amor incondicional é realmente muito bonita, e me fez ficar ainda mais apaixonada pelo autor.
Nicholas Sparks é um autor famoso e muito talentoso que já escreveu inúmeras obras e atraiu milhares de fãs pelo mundo inteiro, inclusive eu. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em uma de suas duas visitas ao Brasil, e pude constar que ele é uma pessoa extremamente carismática e fofa, e quem também teve o prazer e privilégio de conhecê-lo pessoalmente pode comprovar o que eu digo. Seus livros são marcantes e fluem muito bem, dessa vez não foi diferente e a história me envolveu completamente.
A diagramação é simples, mas muito bem feita. A fonte e espaçamento estão em bom tamanho para a leitura, no começo de cada capítulo há o nome do personagem principal que iremos acompanhar naquele momento (Ira, Sophia ou Luke), e as páginas são amarelas. Adoro essa capa e o clima de interior e calmaria que ela remete, e também tem bastante a ver com o conteúdo. O que eu acho legal é que finalmente um livro do Sparks no Brasil saiu do padrão daquelas capas brancas que eu não curto muito.
Recomendo a leitura dessa obra para todas as pessoas que adoram um bom romance, daquele tipo delicioso que consegue mexer com nossos sentimentos de uma maneira espetacular, alternando momentos tristes e emocionantes, com felizes e esperançosos, e tudo permeado pelo mais importante de todos, o amor.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ai gente! Eu preciso ler este livro o mais rápido possível! Adoro a escrita do Nicholas e só de pensar que ainda não li esse, me dá um aperto no coração! rsrsrsrsrrsrsrs

    Adorei a resenha, tbm adorei esta capa, ficou super diferente das outras!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o Nicholas apesar de ter épocas de enjoar de sua escrita por sempre manter aquele padrão, mas sempre que posso eu leio!!
    Uma Longa jornada esta na minha lista de desejados e pretendo ler com certeza!!
    Adoro essa capa!!
    Beijos

    ResponderExcluir