Alice – Lewis Carroll

Desde que vi este livro na livraria me apaixonei pela sua capa, tamanho e diagramação. Como esta história é um clássico, existem diversos livros lançados por diferentes editoras da mesma obra, mas a edição da editora Zahar chama atenção de longe com toda sua perfeição e cuidado. Claro que tive que comprar um exemplar não só para mim, assim como para dar de presente, inclusive para minha cunhada, de apenas 12 anos, que amou este livro. Agora, depois de ter lido esta história tão conhecida por todos nós, venho contar as minhas opiniões a respeito desta versão.
Alice, da editora Zahar, trás duas histórias do autor Lewis Carroll com ilustrações de John Tenniel.  São elas: “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, que traz nossa protagonista, uma menina inteligente, que ao avistar um coelho branco muito bem vestido correndo com um relógio, pois estava atrasado, resolve ir atrás do mesmo e acaba entrando em um local ainda não conhecido por ela, o País das Maravilhas, onde encontra animais falantes, uma lagarta fumante, cartas de baralho que falam, e outros seres incríveis.


E, para encontrar o caminho de casa, ela passa por diversas aventuras com personagens já conhecidos por nós pelas versões que encontramos por aí, inclusive para TV e cinema (quem nunca assistiu a versão produzida pela Disney?), como o chapeleiro maluco, o gato risonho, uma rainha que gosta de cortar cabeças, entre outros personagens.
Em “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá” vemos que, após nossa protagonista entrar em um espelho, ela acaba parando em um jogo de xadrez, onde tem que passar por muitas casas até se tornar rainha, escutar conselhos de personagens tão exóticos como os do outro livro, e ter uma aventura incrível que faz a gente adorar esta história.


Como já falei acima, esta versão da editora Zahar realmente é muito linda. O meu livro é pequeno porque é a edição de bolso de luxo, tem a capa dura, e, além de ser todo ilustrado, tem uma diagramação incrível com letras em um tamanho de fonte confortável e um espaçamento perfeito para conseguirmos ler por mais tempo sem cansar a vista. O mais legal é que ainda vem com páginas amarelas, o que agrada muitos leitores, até porque é melhor para lermos por mais tempo, e que não é tão comum em livros de versão de bolso.
Quem fica preocupado com falta de conteúdo em edições de bolso não precisa se preocupar, porque essa traz os textos na íntegra e as ilustrações são as originais. Além disso, a tradução feita por Maria Luiza X. de A. Borges foi vencedora do Prêmio Jabuti.


A escrita é simples, já que é um livro voltado para os mais jovens, e ela consegue ser rápida e fluida. Os personagens são cativantes, alguns nos encantam, outros nos deixam com raiva pelas suas crueldades. As histórias são curtas e o autor mistura muito do mundo real com o seu mundo imaginário de uma forma fantástica. Adorei!

Lewis Carroll é um pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, nascido em 1832, na Inglaterra. Essas duas histórias são suas obras mais famosas e foram escritas para Alice Liddell, filha do deão do Christ Church. O ilustrador John Tenniel nasceu em 1820, em Londres, cego de um olho, mas com uma memória fotográfica extraordinária, ele não usava modelos para desenhar. Produziu milhares de ilustrações, tanto para uma revista onde trabalhava, quanto para livros, porém seus trabalhos mais importantes foram em Alice.


Recomendo esta leitura para todo mundo que goste de uma boa história, que relata as aventuras vividas por Alice, e, além de ser um clássico e conquistar pessoas de todas as idades, consegue nos encantar e nos prender do início ao fim. Para quem já viu os filmes vale a pena ler o livro também, pois, apesar de serem similares, há muita coisa que tem no livro, mas que não é tão bem retratado nas adaptações para TV e cinema, principalmente da segunda história.


Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu tbm fiquei encantada com este livro qdo o vi na livraria, mas achei muito caro na época e sai de lé sem ele... :(
    Adorei sua resenha! O livro tbm é lindo demais! Fiquei encantada!!!! Parabéns pelas fotos, ficaram perfeitas!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esta Edição de Alice é maravilhosa e sou apaixonada pela história.
    Esse eu ganhei de presente de um amigo.
    Parabéns pelo post
    bjinhos
    Joane

    ResponderExcluir
  3. Nunca li a história da Alice direito, mas, uau, o livro parece lindo!!
    xx
    Flávia - http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse clássico é um dos meus preferidos!!
    E fiquei simplesmente apaixonada por essa edição!! *-*
    Me deu até uma nostalgia aqui!! =S
    Vai pra minha listinha tenho que ter um igual!!
    Beijos

    ResponderExcluir