Recursos Desumanos – Pierre Lemaitre


Quando li a sinopse dessa obra, fiquei interessada com o que parecia ser essa história, que inspirou uma série homônima da Netflix. Amo livros de suspense e mistérios que conseguem nos cativar, e após ler algumas críticas positivas sabia que precisava ler o quanto antes.

Nesse volume conhecemos Alain Delambre, um homem de 57 anos, que é ex-diretor de recursos humanos e que já está desempregado há quatro anos. Ele sabe que na sua idade as chances de contratações são pequenas e se sente muito desgastado e ressentido, já que só consegue bicos para se sustentar, além do salário de sua esposa. Quando uma grande empresa resolve considerar a sua candidatura para um cargo na área em que trabalhava, nosso protagonista está disposto a fazer qualquer coisa por esse emprego.

O teste de recrutamento é uma simulação de uma tomada de reféns para identificar como os funcionários reagiriam sobre forte pressão. Então Alain, sedente pela vaga, arrisca tudo para conseguir se preparar, mesmo que isso signifique ter atitudes que outras pessoas possam considerar erradas e questionáveis. Com o seu orgulho ferido e querendo voltar a ter prestígio, nosso protagonista se mostra um cara arrogante e manipulador, porém um marido fiel e um pai preocupado.

Achei esse pano de fundo bem interessante, pois estamos acostumados com esse tema de desemprego e competividade que muitas vezes mexe com o ego das pessoas, e pode inspirá-las a ter atitudes até mesmo diferentes, tudo para não ficar socialmente manchado e para alcançar um objetivo. Como nunca li nada com esse tema, curti bastante a leitura, que foi dividida em três partes: antes, durante e após a simulação de recrutamento.

Com uma narrativa fluida e muito bem construída, esse volume consegue nos faz refletir sobre muitas coisas, inclusive até onde uma pessoa pode ir para ter de volta o seu prestígio. Também temos a chance de conhecer mais a fundo o protagonista e tudo o que sente, sua sagacidade e inteligência.

Esse título conseguiu me prender com suas várias reviravoltas, além de misturar suspense, drama, ação, manipulações, entre outros. Foi uma leitura interessante, que, apesar de ser um pouco mais lenta no início, conforme vamos lendo vai ganhando mais ritmo e não conseguimos largar. Recomendado!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário