Adultos – Emma Jane Unsworth


 Desde que li a sinopse desse volume, fiquei encantada com o que parecia a história, até porque AMEI “Bridget Jones” e li que essa obra teria ares semelhantes (mas não achei), e já estava com saudades de ler uma comédia agridoce. Por esse motivo, fiquei muito feliz em receber a Caixinha do Intrínsecos com essa edição linda (e lilás), e assim que foi possível embarquei nessa leitura. Agora venho compartilhar com vocês o que eu achei.

Nesse volume conhecemos Jenny McLaine, uma mulher de 35 anos que é colunista em uma revista feminina descolada, tem sua casa própria e namora um fotógrafo famoso. Sua vida parecia perfeita nas redes sociais, mas de longe era assim. Ela não conhecia seu pai, não tinha o melhor dos relacionamentos com a mãe e tinha surtos de ansiedade por se preocupar demais com a imagem.

Quando a situação parece chegar ao limite, suas amizades se tornaram superficiais, seu relacionamento acaba e a internet parece querer seu fim, a mãe de nossa protagonista, uma médium pioneira nos traumas da filha, resolve intervir. E assim Jenny precisa voltar a aprender a conviver com a mãe e lidar com as dificuldades de sua vida e não apenas ignorar as coisas que estão acontecendo ao seu redor.

Essa obra traz uma forte crítica ao modelo de vida que muitos estão levando atualmente, já que passam muito tempo tentando fazer tudo parecer perfeito nas redes sociais. No começo é uma leitura mais arrastada, porém, conforme vamos lendo o livro começa a nos cativar e começamos a entender um pouco melhor a Jenny, que é uma protagonista bem real, muitas vezes egocêntrica e mimada.


Gostei de ver como ela até conseguiu amadurecer durante a trama e de como alguns assuntos importantes foram tratados. Em geral essa foi uma narrativa rápida e fluida (depois do começo mais cansativo), que consegue conquistar a gente com uma linguagem simples trazendo o retrato de uma mulher que poderia ser nossa amiga e de uma ansiedade que é muito comum nas pessoas atualmente.

Porém Jenny me deu a impressão de ser mais uma adolescente do que uma mulher madura com várias conquistas. Também achei os personagens superficiais, então não consegui criar uma forte conexão com ninguém. Acho que o final deixou a desejar, queria que Jenny tivesse buscado ajuda profissional. E mesmo com capítulos curtos, achei alguns deles desnecessários.

Apesar de não ter me conquistado, recomendo esse volume para quem gosta de histórias leves e ache interessante uma trama real e atual, que traz como pano de fundo uma obsessão pela vida perfeita nas redes sociais e como isso além de ser ruim para a gente mentalmente, também não é verdadeiro e acaba influenciando negativamente as outras pessoas. Quando terminamos de ler essa obra ficamos com reflexões sobre o tema.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário