O Homem que Odiava Machado de Assis – José Almeida Júnior



Após ler muitas críticas positivas sobre esse livro, fiquei bem interessada em começar a embarcar em suas páginas, já que a trama mistura realidade com ficção e nos apresenta uma história utilizando como personagem um dos maiores autores do Brasil, Machado de Assis. Sendo assim, quando tive a oportunidade comecei essa leitura e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.

Nesse volume conhecemos Pedro Junqueira, o narrador dessa obra, que no dia do enterro de Machado de Assis nos leva a conhecer toda a sua história com o autor. Sendo assim, voltamos alguns anos para conhecer Pedro quando ainda era um menino mimado, filho de uma família rica, que após perder a mãe, se viu obrigado a ir morar com a Tia em sua fazenda. Lá, ele acabou conhecendo Machado de Assis um menino de mesma idade, porém pobre, mulato e com epilepsia. Desde esse dia, ambos se odiaram e se tornaram grandes rivais.

Sem entender como negros poderiam ter regalias como os brancos, nosso protagonista passa a canalizar toda a sua raiva em Machado de Assis (na época ainda conhecido como Joaquim). Os anos vão se passando e Pedro é enviado para estudar em Portugal e lá se torna um advogado. Ao conhecer uma mulher apresentada por um dos seus amigos, ele acaba entrando em um relacionamento, mas muitas coisas acontecem e ambos acabam se separando.

Pedro, ao voltar para o Brasil, descobre que sua ex-namorada agora está casada com seu arqui-inimigo. E, para piorar as coisas, o Joaquim de sua infância ainda roubou uma de suas ideias publicando "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

Esse volume não é uma história com mocinhos e vilões, todos têm atitudes questionáveis, porém é uma leitura que consegue prender a gente do início ao fim, não só com os personagens que foram muito em escritos, mas também com o pano de fundo que traz essa rivalidade entre os personagens.

Recomendo essa obra nacional para todo mundo que tenha interesse por uma trama que mistura ficção com realidade e que consegue nos conquistar com uma narrativa fluida, sendo uma trama simples e objetiva que nos faz mergulhar em outra época, e vemos assim os aspectos da mesma, como a escravidão. Foi uma leitura realmente interessante!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário