Uma Canção de Natal – Charles Dickens


Amo ler Clássicos e sempre gostei de assistir aos filmes que abordavam os fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro. Por isso já queria ler “Uma Canção de Natal”, obra do incrível Charles Dickens, que criou esse mundo. Agora finalmente consegui ler esse exemplar e venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.
Nesse volume conhecemos Ebenezer Scrooge, um homem amargo, frio, pão duro, que não gosta do Natal e é uma pessoa bem desprezível. Até que ele recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, falecido há sete anos, lhe falando sobre como suas atitudes o levaram a ficar vagando acorrentado. E avisa que nosso protagonista receberia a visita dos três fantasmas do Natal para lhe darem a oportunidade de mudar sua vida e não ficar vagando como ele.
Ao receber essas visitas, vemos como Scrooge era quando mais novo, quando ainda era um bom menino, e como foi se tornando uma pessoa amarga e que julga os outros, e quais consequências teria no futuro pelas suas atitudes. Conhecemos um pouco mais sobre a vida de seu assistente Bob Cratchit, o qual, mesmo sendo maltratado, sempre teve bons pensamentos sobre ele. E conhecemos também um pouco sobre seu sobrinho, um jovem de bom coração.
Esse livro é bem rapidinho e traz uma mensagem bem importante sobre o espírito do Natal e essa época tão mágica, e como devemos sempre ajudar ao próximo. Na edição da Companhia das Letras pelo selo Penguin Companhia, encontramos uma introdução feita por Sandra Sirangelo, que explica que Dickens escreveu essa obra para tentar influenciar os indivíduos a não perderem a magia do espírito natalino e promover o sentimento de união entre as pessoas.
Com uma narrativa rápida e fluida, esse título consegue nos conquistar com uma história leve e reflexiva, que nos mostra a importância do Natal e os momentos que ele nos proporciona. Gostei também bastante dessa introdução, que me deu a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o autor e sobre essa obra, e me deixou fascinada com tudo que li.
Muitas pessoas gostam de ler esse tipo de história na época de Natal, tanto por conta do clima que vivemos no período quanto por ler algo específico do tema. Ou até mesmo para sentir as mensagens inspiradoras que essas leituras geralmente trazem. Eu inclusive a li no final do ano também. E estou indicando agora porque considero que em qualquer momento da vida, é uma leitura super válida, independente do momento que estamos vivendo.
Se você, assim como eu, gosta de uma história inspiradora, reflexiva, leve, fluida e que nos deixa com um gostinho de quero mais quando acabamos, não pode deixar de ler esse título, que nos conquista em todos os momentos.


Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário