O Melhor do Teatro Grego – Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes

Hoje viemos indicar esse livro maravilhoso que reúne autores muito importantes: Ésquilo, Sófocles, Aristófanes e Eurípides com peças que estão na base da cultura ocidental, as tragédias: Prometeu Acorrentado, Medéia, Édipo Rei e a comédia As Nuvens.
A edição que li foi a Comentada da #ClassicosZahar e fiquei apaixonada! Traz vasto material de apoio, apresentação, textos introdutórios e resumo da ação de cada peça, perfis dos personagens, mais de 190 notas e tradução diretamente do grego de Mário da Gama Kury. Tudo isso ajuda bastante quem nunca teve contato nenhum com as peças, como eu, e acredito que também vai agradar quem já curte.
Ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer essas peças e foi uma experiência incrível, que me tirou da minha zona de conforto. E acho isso enriquecedor. Vou falar um pouquinho de cada uma dessas peças e espero que vocês gostem tanto quanto eu.
📖 Em “Prometeu Acorrentado” conhecemos a história de Prometeu, que tem o dom de ver o futuro, e que após saber dos planos de Zeus para a humanidade resolve roubar o fogo para dar para os humanos, permitindo assim o início da civilização. Como castigo, ele se vê acorrentado em uma rocha por toda eternidade. Nessa trama conhecemos um pouco mais as histórias dos Deuses, o que foi bem legal, e nos permitiu conhecer mais Prometeu e sua posição moral. Essa peça é como um manifesto a tirania de Zeus, que faz de tudo para continuar no poder, sendo um clássico que nos leva a refletir bastante.


📖 “Édipo Rei” é uma tragédia grega na qual vemos o trágico destino de Édipo, já que no momento de seu nascimento, um oráculo prevê que ele iria assassinar o próprio pai e se casar com sua mãe. Então ele é abandonado ainda bebê para morrer, o que não acontece. Já adulto vai em busca de suas origens. Com uma narrativa que fala sobre destino, refletimos sobre nossas escolhas e se conseguimos alterar nosso destino de acordo com nossas ações.
📖 Em “Medéia” vemos a história e motivações dessa protagonista, que após ajudar Jáson a vencer provas sobre-humanas com o auxílio de seus poderes mágicos, se torna esposa e mãe de seus filhos. Eles vivem felizes por dez anos até que ela é abandonada pelo marido, que vai em busca de um casamento vantajoso com a filha do Rei Creonte. Determinada a se vingar, ela resolve punir o marido matando os próprios filhos e a princesa para que ele envelheça sozinho.
📖 Em “As Nuvens” conhecemos Strepsiades, um fazendeiro idoso que estava cheio de dívidas por conta de sua mulher e seu filho, fanático por carros e cavalos. Por conta disso, ele resolve frequentar a escola de Sócrates a fim de enganar os seus credores. Porém, nada consegue aprender e, revoltado, coloca fogo na escola para desespero dos demais discípulos de Sócrates. Com uma linguagem fluida e engraçada, essa peça traz detalhes da vida cotidiana em Atenas da época e nos conquista com o seu senso de humor único.
Para quem prefere edições mais breves, a editora já publicou Édipo Rei, de Sófoles, na versão Bolso de Luxo. E Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, está previsto para ser publicado na mesma versão este ano. Além do mais, as quatro peças podem ser encontradas em E-Book pelo selo digital Expresso Zahar. Espero que apreciem a leitura tanto quanto eu, que adorei!
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário