Persuasão – Jane Austen


Anne Elliot já soube o que era estar apaixonada. Há alguns anos, se encantou por Frederick Wentworth, um belo oficial sem fortuna ou patente, com quem desejava se casar. Sua família frívola, juntamente com sua amiga íntima Lady Russell, achavam que ele não era merecedor da jovem, persuadindo-a a romper o noivado.
8 anos se passam e agora Anne, aos 27 e sem nunca mais ter sentido algo especial por alguém, acaba reencontrando-o porque sua família está passando por dificuldades financeiras e o pai decide mudar para Bath, alugando a residência do cunhado dele, que agora é Capitão.
Com o reaparecimento de Frederick, Anne reflete sobre suas decisões do passado e nutre grande arrependimento. Afinal, é tarde demais para que eles tenham algo, já que ele deve ter ressentimentos pela rejeição anterior. Porém, talvez o poder do amor seja mais forte do que ela poderia prever.
Amo ler os Clássicos escritos por Jane Austen, que nos levam de volta no tempo como se vivêssemos naquele século junto com os personagens e não apenas lendo sobre eles através das páginas de um livro. O texto é bem escrito e apresentado, a narrativa é em 3ª pessoa e traz uma visão ampla dos acontecimentos, com foco maior em Anne.
A trama tem diversos pontos cotidianos, nos apresentando a sociedade da época, e é recheada de momentos de tensão, esperança, suspense, romance, etc., que se complementam entre si. Além do mais, há críticas à sociedade, ora de maneira sutil, ora mais diretas, e bem reflexivas.




Os personagens foram bem construídos e conquistam facilmente. Anne é fofa, sensata, amorosa e gentil, além de forte. O Capitão Wentworth é maravilhoso e me deixou apaixonada, principalmente depois da carta espetacular que escreveu. Há diversos tipos de personalidade, inclusive os que se revelam diferentes do que demonstraram inicialmente.
Esse é um dos meus livros preferidos escritos pela autora e recomendo demais para quem quer conhecê-la e/ou ama romances deliciosos e bem desenvolvidos.
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário