Histórias da Gente Brasileira #01: Colônia - Mary del Priore

Quando li essa sinopse, fiquei bem interessada nessa obra que nos mostra um pouco da sociedade brasileira desde a Colonização e seu reflexo para entendermos quem somos hoje. Adoro aprender mais sobre nossos antepassados, como se vestiam, se relacionavam, seus hábitos, costumes, vida cotidiana, etc., então fiquei muito interessada nessa leitura para saber sobre pessoas anônimas que não são retratadas nos livros de História.
E nesse volume ficamos sabendo histórias de perfis variados desde os índios, passando por portugueses, escravos, etc. É uma obra muito rica em informações e detalhes, entregando ao leitor uma nova perspectiva do nosso passado.

Todos os relatos da época são muito interessantes e a forma que a autora consegue descrever as particularidades da nossa História acaba nos fascinando e conquistando em todos os momentos, sendo uma leitura instigante e muito agradável. Em nenhum momento me senti cansada ou achei que as mais de 400 páginas estavam se tornando maçante. 


Realmente foi um trabalho de pesquisa excepcional feito pela autora, que reuniu sua extensa referência bibliográfica no final do exemplar. Não é à toa que Mary del Priore é uma das historiadoras mais importantes da atualidade. Dessa série de livros, também já foram publicados pela @editoraleya: Império, República – Memórias (1889-1950) e República – Testemunhos (1951-2000).
O livro traz ilustrações e gravuras da época, o que gostei bastante, pois nos ajuda a visualizar tudo, e um glossário, com o qual aprendi bastante. Posso citar como exemplo a palavra Jornal, que significava pagamento, salário por um dia de trabalho, ou Zungús, que eram os Cortiços, e até Hortelãs, mulheres que tratam de hortas.



Se você tem interesse em mergulhar na nossa História e conhecer um pouco mais sobre as origens brasileiras e como as pessoas viviam, com histórias leves e divertidas que apresentam a panorâmica da época do Brasil Colônia, não pode deixar de ler esse volume. Indico a obra com todo o meu Córdula (Coração).

Avaliação 




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário