A Menina que Semeava - Lou Aronica


Eu simplesmente adoro quando um livro abre possibilidade para mais de uma explicação quanto a sua proposta, já que nem sempre deixar tudo explicitamente é a melhor forma de criar uma estória, especialmente quando ela trabalha com conteúdos do inconsciente de pessoas machucadas. Em A Menina que Semeava, do autor americano Lou Aronica, publicado por aqui pela editora Novo Conceito, temos uma relação familiar bastante conturbada e que fala exatamente sobre aquilo que nunca é dito.

Becky é uma adolescente de quatorze anos, e fazem apenas quatro anos que um furacão passou em sua vida após a separação do pais. Após esse evento a relação que antes era muito próxima com o pai, passa a ser como a de dois estranhos que não sabem comunicar o que sentem. Após acidentalmente a jovem ir para o mundo criado na sua infância, ela e seu pai terão que correr contra o tempo para este mundo não morrer. O que eles não sabem é que a fantasia e a realidade estão  mais próximas do que nunca!

Narrado em terceira pessoa sob o ângulo de vários personagens, mas especialmente de Becky, seu pai Chris e a princesa Miea, essa trama parece simples ao se ler a sinopse, mas ela é tão cheia de camadas e significados que deixa o leitor investigando a qual linha a estória pretende seguir. Ela pode ser uma fantasia, onde mundos paralelos existem a partir da imaginação de um pai e uma filha, e isso é alimentado por um personagem que distribui dons, mas também pode ser um recurso do inconsciente de uma menina que está perdendo o controle de sua própria saúde, e pode soar como um escape mental.

Tamarisk, o reino criado pelo pai na infância de Becky quando ela enfrentava uma leucemia, é bastante diferenciado, embora siga com o modelo de monarquia, as semelhanças com outras fantasias para ai. Desde as denominações de lugares, alimentos e criaturas, até as regras do mundo são bastante únicas. Focada muito no reino vegetal e animal, atribuindo grande inteligências aos animais mas sem dar voz a estes, este lugar tem toda uma atmosfera criada por uma criança pequena e seu pai. Coisas como uma madeira que tem as cores do arco-íris, e um meio de transporte que é um pássaro de três metros são algumas delas.

Ao mesmo tempo que temos estas partes mais leves, quando uma doença assola o lugar, tanto a vida normal de Becky, quanto suas visitas a Tamarisk começam a ter uma forte carga emocional. A narrativa já começa assim, com Chris o pai sentindo falta de sua filha revendo videos antigos dela, e durante todo o livro essa separação só trouxe sofrimento a ele, a filha que sentiu que o pai se afastou dela sem maiores explicações, e a mãe que não soube lidar com a bela relação entre pai e filha.

Aos poucos pai e filha começam a estabelecer novamente pontes, mas a dor continua lá, o medo da perda e da passagem do tempo. A relação delicada entre os dois é bastante explorada, especialmente do lado do pai que não compreende como uma mãe quer privar sua filha de um pai dedicado. Somado a isso a avassaladora doença de Becky.
Um problema do livro é seu ritmo, ele demora muito a de fato acrescentar informações a estória e a acontecer algum evento significante. E mesmo nos momentos no outro mundo o autor não dá ênfase em apresentar com muita riqueza de detalhes este universo que veio do imaginário, já que o olhar de Becky e Chris conhece muito do que veem porque foram eles que criaram.

Alguns capítulos são encharcados de tristeza, de uma jovem que sabe que vai morrer, de pais que não sabem como lidar com os últimos dias, mas o que parece óbvio não foi o final. Achei o desfecho acalentador, e claro aberto a leituras, já que a interpretação do mesmo pode ser diferente para cada leitor.

A Menina que Semeava é um obra carregada de sentimentos e emoções do começo ao fim, sem perder por isso uma certa inocência de seus personagens. É muito realista quanto ao que acontece a um casal quando se separa, e a uma criança que vive entre eles, ao mesmo tempo que uma doença assombra a todos. É uma estória de amor em família com muita sensiblidade, afinal o amor é para sempre!

Avaliação












Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário