O Idiota – Fiódor Dostoiévski – Em Quadrinhos por André Diniz


O Idiota, escrito por Fiódor Dostoiévski, é um dos maiores romances da Literatura Russa que sempre tive bastante curiosidade de conhecer, mas que ainda não tive a oportunidade. Então resolvi começar por esse exemplar, que é uma adaptação desse Clássico em formato de Graphic Novel, me dando a chance de conhecer um pouco mais sobre essa trama russa juntamente com o traço e expressividade do brasileiro André Diniz.
Essa foi uma experiência bem bacana e diferente. Confesso que foi um pouco difícil para mim o entendimento da obra, uma vez que não li a história original e que ao longo da trama poucas palavras foram utilizadas, sendo um livro complexo e quase sem diálogos. Isso me tirou um pouco da minha zona de conforto e me fez tentar entender os detalhes que o ilustrador queria passar através do traço.
Então recorri a resenhas da obra original para me auxiliar um pouco mais sobre esse enredo e me dar uma perspectiva maior de entendimento. Foi assim que, entendendo o que o autor queria transmitir, comecei a compreender melhor as ilustrações e o que cada uma delas representava.
Com uma crítica a sociedade, André Diniz conseguiu passar um pouco do clima frio e sombrio do país, trazendo traços mais grossos e nos apresentando um pouco sobre os valores invertidos que encontramos até mesmo nos dias de hoje (olha que o livro foi escrito entre 1867 e 1868), nos fazendo refletir em diversos momentos sobre as atitudes das pessoas e as nossas também.
Uma história sofrida, com personagens que retratam bem o ser humano, ao ponto que chega a incomodar com as atitudes egoístas. Esse título conseguiu me conquistar por vários motivos, além de me tirar da minha zona de conforto e me fazer tentar procurar saber mais detalhes, fiquei realmente encantada com a parte gráfica.
Indico essa leitura para todo mundo que goste de adaptações em Quadrinhos ou HQs de maneira geral. Mas recomendo também que tenha uma prévia noção da obra original, pois a leitura fica bem mais fluida e compreensível quando conseguimos entender melhor o contexto. O traço do André é incrível e conseguir fazer uma adaptação de um Clássico somente com ilustrações e pouco texto com certeza não é para qualquer um. Recomendo bastante!
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário