A Noiva Fantasma - Yangsze Choo

Eu fico bastante satisfeita em ver como a Darkside Books tem uma mão boa para escolher livros diferenciados, nem todos entram para os meus favoritos, mas ainda não li nenhum livro ruim da editora, e não foi diferente com A Noiva Fantasma, da autora Yangsze Choo.
Li Lan é uma jovem malaia que mora com seu pai, ela já está com dezessete anos e a pressão do casamento já é grande. Seu pai a informa que ela foi pedida em casamento, mas não por um vivo e sim por um jovem que morreu recentemente. Abalada pela proposta ela busca saber mais sobre a família Lim, e após uma visita a casa desta família ela passa a ter estranhos sonhos com este morto, e sua vida nunca mais será a mesma depois de tocar a morte!
Eu não sei se vocês compartilham da mesma impressão que eu, mas tudo que é livro, filme ou série que se passa no oriente ou tem alguma mitologia deste povo é mil vezes mais macabra do que a mesma estória no ocidente. Acho que eles têm estórias e costumes muito peculiares com a morte, por exemplo, e com isso uma atmosfera única e mórbida acaba se colocando facilmente em um livro que se passa por lá, no caso a Malásia.
A narrativa em primeira pessoa de Choo é através da protagonista Li Lan, uma jovem muito simples e inteligente que acabou criada por seu pai e sua Amah, com isso embora erudita na criação sofreu com a falta de alguns dotes femininos. É uma menina muito inocente e tímida que soa como uma colegial e não consegue conceber a maldade nas pessoas. Quando acaba envolvida nesta trama de morte com este jovem falecido ela toma atitudes drásticas para se livrar do espírito, e a reviravolta que o livro dá foi bem inesperada.
Este volume pode ser encarado sob diversos prismas, primeiro do ponto de vista cultural, a estória se passa em uma região que teve a imigração maciça de chineses, o que fez com que a cultura chinesa, Malaca, fosse também a deste local. A autora inclusive nas páginas finais explica alguns destes dados e sua origem de inspiração, e é muito claro a vasta pesquisa que ela fez, já que tudo é bem detalhado e explicado sobre todos estes costumes, desde comidas e roupas até e principalmente as crenças espiritualistas.

Falando em espiritualidade esta é um ponto central na trama já que Lin tem uma jornada espiritual, mostrando em detalhes as crenças e atitudes que esta população têm com os mortos, como por exemplo criar réplicas de objetos em papel e queimá-los para os mortos, assim estes recebem estes objetos no mundo dos mortos. Ela também explora supertições quanto a atitudes que dão sorte ou azar.

Por fim ainda temos um ângulo investigativo já que a jovem se vê diante de um possível assassinato, e ela para salvar a própria pele e resolver seus sentimentos precisa saber a verdade quanto esta morte. Claro que ela acaba por descobrir não só a verdade quanto a isso, mas também quanto ao passado de sua própria família.

A narrativa é envolvente, mas soa triste e opressiva, e pode deixar o leitor para baixo já que todo tempo trata da morte e da vida após a morte. Gostaria que a autora tivesse se demorado em algumas criaturas que ela diz existir no astral, ela apenas foca nos espíritos humanos, e acabei muito curiosa quanto aos demais, apenas Er Lang é um deste seres que não são humanos e que por sinal gostei muito dele!

A família Lim que é a de origem do morto que quer se casar com Lim é repleta de segredos e está envolvida em diversas tramas inclusive no astral. O sobrinho herdeiro acaba despertando a atenção de Lin, mas é um personagem um pouco vago que desperta a dúvida quase até o fim.

Vi em algumas resenhas em que o fim não foi agradável a estas pessoas, mas devo dizer que a mim me agradou e foi de encontro as mudanças ocorridas na personagem, já que uma vez que você conhece o mundo o quintal de casa nunca mais será satisfatório, e esta jovem quando sai e conhece o mundo além dos muros de sua casa não quer mais a vida que antes acreditava destinada a ter.

A Noiva Fantasma é uma fantasia mórbida que segue caminhos muito diferentes de qualquer outra fantasia que eu já tenha lido. É uma estória sobre o sobrenatural, mas também possui diversas camadas de conteúdo que só tem a acrescentar ao leitor tanto como uma estória boa quanto como fonte de cultura. E fica a dica quando sonhar cuidado com os encontros que realizar, nunca se sabe quando um convite de casamento pode surgir rs!

Avaliação












Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário