Não Inclui Manual de Instruções - T.S. Rodriguez

Conor é um premiado autor de suspense policial, que escreveu diversos livros de sucesso durante a vida. Porém, ele não tem muitas habilidades sociais e, consequentemente, dificuldade em manter relacionamentos duradouros (tanto no âmbito amoroso quanto de amizades). Sua mãe se preocupa com o futuro e quer vê-lo feliz no amor também, então decide armar um plano bem divertido para dar uma ajudinha ao destino e encontrar alguém especial para ele.
Depois de conhecer Aidan, que combina muito com seu filho, decide que ele é o rapaz ideal para Conor, então faz diversas armações para unir os dois. Por um lado, essa relação tem tudo para dar certo: eles conseguem conversar bem, têm assuntos em comum e sentem uma atração física mútua. Além do mais, Aidan é um grande fã de Conor, que é seu escritor favorito.
Porém, a sinceridade excessiva de Conor, sua obsessão por determinados assuntos, sua falta de habilidade social e a dificuldade para entender e rir das piadas de Aidan, acabam fazendo com que a relação não seja tão fácil assim. Porém, quando sentimentos estão em jogo, aceitar as diferenças do próximo acaba ficando mais fácil. E é nesse relacionamento cheio de novidades e adaptações que eles vão descobrir a si mesmos e ao amor.
A primeira vez que olhei para esse livro, achei a capa bem fofa e fiquei interessada na leitura. Mas foi somente depois de ler a sinopse que fiquei encantada e sabia que precisava embarcar nessa obra. E foi a melhor coisa que fiz, afinal fiquei completamente apaixonada por esse exemplar!
“O amor acontece quando encontramos uma pessoa com quem podemos ser nós mesmos. [...] Queremos compartir tudo com ela. Sabemos que encontramos a pessoa certa porque a partir desse ponto, não conseguimos imaginar nossas vidas sem ela.”
Primeiramente, gostaria de dizer que esse livro traz uma trama bem simples e direta. E, com menos de cento e sessenta páginas, não há muitos acontecimentos ou revelações intensas, mas é uma história tão fofa e gostosa de ler, que enche nosso coração de paz e um quentinho delicioso, e a gente logo fica apaixonado. Com sinceridade, amei a obra!
A história é bem doce, os protagonistas são completamente carismáticos e os pais de Conor são dois amores! Com destaque para a mãe, que mesmo tendo umas ideias loucas e contestáveis, ainda assim conseguiu me divertir bastante. Dava para notar todo o carinho envolvido entre todos eles e isso foi bem bonito de ver.
Gostei bastante da escrita da Thaís Rodriguez, que ainda não conhecia. Aliás, esse foi o seu primeiro livro publicado e já fiquei bem empolgada para ler outros (no momento ela só tem mais um e está escrevendo o terceiro). Sua narrativa é leve, envolvente e muito gostosa, além de fluir de uma forma maravilhosa.
A trama traz um personagem que foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, o próprio protagonista, Conor. Quando comecei a leitura, já tinha me esquecido da sinopse (sim, minha memória é péssima), só me lembrava que estava bem empolgada para lê-lo. Como prefiro não estragar a surpresa, não a reli. E, como eu já havia lido outros livros e séries que abordavam o tema, soube identificar de imediato o jeito de ser de Conor. Mas a “revelação” para Aidan só acontece mais para o final. E realmente adorei que a autora incluiu uma pequena explicação sobre esse Distúrbio Neurológico no Espectro do Autismo.
Gosto bastante quando uma autora traz assuntos menos populares para seus enredos e os desenvolvem de maneira leve e feliz, pois assim podemos notar que existem, sim, pessoas boas no mundo que desejam apenas o bem do próximo, independentemente de qualquer coisa. E também que todos podemos ser felizes, mesmo que sejamos “diferentes” (baseando-se na sociedade em que vivemos).

 “Se em algum momento de sua vida, alguém tivesse dito que você não podia ser escritor, que teria que escolher outra profissão... O que você teria escolhido?
– Teria escolhido mandar essa pessoa calar a boca.
[...] Você quer dizer que não poderia ser outra coisa além de escritor?
– Não. Quero dizer que poderia ser qualquer coisa, mas escolhi ser escritor. Não permitiria que ninguém me fizesse acreditar que não posso fazer o que escolhi para a minha vida.” 
Como falei, é uma trama simples, então não há muitas coisas ruins acontecendo com relação aos assuntos chave da obra, como Asperger e homossexualidade. As pessoas ao redor dos protagonistas agem de maneira normal com eles, e é essa a forma correta como todos deveriam ser tratados. E é por isso que eu gostei tanto!
Sabe aquele livro que parece despretensioso, mas que na verdade é doce, delicioso e te deixa com um sorriso no rosto? Então, “Não Inclui Manual de Instruções”, é ele! Se você gosta de obras fofas desse estilo, recomendo demais a leitura!!
 Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário