Mulheres Na Luta - Marta Breen & Jenny Jordahl

O cenário social do mundo em que vivemos vem se modificando ao longo dos anos. Uma das mudanças mais significativas e radicais é com relação ao papel da mulher na sociedade. Se olharmos para trás na linha do tempo, nem precisamos ir tão longe para perceber isso. Há mais ou menos 150 anos, as mulheres não tinham direitos, não podiam tomar decisões sobre seu próprio corpo, mal podiam trabalhar, não tinham direito a voto, escolher coisas importantes da vida e muito menos do país em que viviam. O usual era obedecer ao “homem da casa”, fosse ele o pai, o marido, o irmão, etc.
Quando algumas mulheres começaram a ficar bastante incomodadas com o modo como eram tratadas e queriam mais direitos e mais oportunidades na vida, passaram a lutar por isso. Para chegarmos aonde estamos (mesmo que ainda falte bastante para realmente alcançarmos o patamar ideal), muitas mulheres se uniram e colocaram a si mesmas à frente dessa batalha, na luta por liberdade e igualdade.
E nessa obra, organizada e escrita por Marta Breen e ilustrada por Jenny Jordahl, temos a oportunidade de conhecer várias das mulheres que fizeram algo por nós, conseguindo proporcionar tudo o que temos hoje e que é tão diferente desse passado não tão distante.
Podemos conhecer os principais nomes na luta por direitos iguais, pelo direito à educação, pela aceitação sexual, incluindo o uso de contraceptivos, pelo direito ao próprio corpo, por inserção e igualdade no mercado de trabalho, pela participação na política e em outros cargos importantes, etc. Para isso, vamos conhecer cada uma de suas histórias e os movimentos sociais que surgiram com o apoio e a batalha delas.

Essa obra é uma Graphic Novel de não ficção, que traz diversas histórias verídicas dentro de um mesmo tema para completar o exemplar. Cada história traz ilustrações e uma cor específica, que deixaram a leitura mais dinâmica. Com uma linguagem simples, direta e fluida, esse livro é voltado para públicos de todas as idades. Desde pequeninos até adultos, todos podemos ler e apreciar esses textos.
Então, ainda que tenha um teor mais complexo e sério por se tratar de coisas erradas que as mulheres sempre viveram no passado, e que precisavam ser mudadas para conseguirmos ser nós mesmas e termos os mesmos direitos que os homens, a autora, Marta, apresentou as histórias com uma leveza deliciosa, que nos permite ter mais conhecimento de uma forma fácil e prazerosa. E as ilustrações de Jordahl ainda trouxeram um toque divertido dando a oportunidade de crianças pequenas apreciarem a leitura também.


A edição, publicada pela Editora Seguinte, está simplesmente maravilhosa! Com capa dura e tamanho diferente do padrão nacional (o exemplar tem 27,4 cm x 20 cm), traz um miolo todo colorido com ilustrações lindas e bem detalhadas, ótimas qualidade de impressão e páginas grossas. A capa é linda na minha opinião, assim como a folha de guarda.
No final do exemplar, ainda há um posfácio, escrito por Bárbara Castro, denominado “Brasileiras Na Luta”. E, como o próprio título já sugere, vamos conhecer um pouco mais das mulheres do nosso país que fizeram história e conseguiram modificar também o nosso cenário interno.


Gosto bastante desse tipo de obra, que permite que o leitor conheça a história de mulheres importantes que foram as responsáveis por mudar o cenário da figura feminina ao longo dos anos, e ainda demonstram toda a sua força e sagacidade para sobreviver e/ou dar a volta por cima em inúmeras situações diversas. É lindo, inspirador e ainda nos dá a oportunidade de ter mais conhecimento sobre fatos verídicos da História da humanidade. Amei e recomendo mil vezes!

Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário