Fogo & Sangue - Fogo & Sangue #01 - George R. R. Martin

Não poderia ter sido em melhor momento a leitura de Fogo & Sangue, do autor George R. R. Martin, lançado pela Suma de Letras, já que a última temporada de Game of Thrones está no ar, e acompanhar esse mundo em dois momentos distintos é muito interessante e complementar.
Trezentos anos antes da guerra dos tronos acontecer a família Targaryen conquistou os sete reinos através de Aegon, O Conquistador. Ele forjou o trono de ferro, e liderou gerações desta casa que lutou para manter no poder os únicos senhores capazes de serem cavaleiros de dragões. Através de diversos relatos de reis, e a trajetória dos dragões e seus humanos é narrada, algumas verdades são contadas, mentiras forjadas e dúvidas colocadas, mas verdade seja dita até o fim os Targaryen tem um único objetivo: estar no trono, alguns pela paz outros pelo sangue.
Este é meu primeiro contato com a narrativa de Martin, embora possua os livros das crônicas de gelo e fogo, ainda não havia as lido, apenas acompanho o seriado, que por sinal muito me agrada! Embora se passe trezentos anos do que é narrado nos livros de guerra dos tronos este livro é repleto de informações que vão de encontro com o que se passa em guerra dos tronos, isso porque todos os eventos narrados culminam no futuro. A narrativa é feita em terceira pessoa de forma universal, ou seja, acompanhamos ao mesmo tempo diversos personagens acessando seus pensamentos e emoções, e compartilhando diversos pontos de vista. Para construir seu relato este narrador utiliza como fonte relatos e livros de meistres e outros, chegando a apresentar até mais de uma possibilidade para o evento narrado.
Caso você não seja familiarizado com os territórios de Westeros e além, ou conheça as famílias que as habitam não é através deste volume que isso acontecerá, ele complementa o que já foi dito, mas não introduz. O foco é nos sucessivos governos e fatos familiares do clã Targaryen. Ou seja, ele destrincha em minúcias como era determinado rei, com quem casou, quem foram os filhos, os aliados, os inimigos, e etc.

Através destes detalhe é possível compreender a evolução comportamental destes senhores de dragões que sempre foram donos de muita personalidade, e aos poucos foram desenvolvendo características que chegaram até Daenerys no momento 'atual'. Características como o costume de casar seus integrantes entre parentes para manter a pureza de sangue explicam o comportamento estranho do irmão de Daenerys, por exemplo. A relação que eles estabelecem com os dragões também é amplamente explorada.

Embora de forma mais superficial comparado ao Targaryes, outras famílias também podem ser acompanhadas ao longo do tempo, os Stark sempre foram um povo isolado, desconfiado, mas sempre mostrando bom discernimento, enquanto os Lannisters sempre estiveram em busca de quem oferecesse mais dinheiro e poder. Dorne nunca se dobra, e os Greyjoys são pessoas de quem pode se esperar tudo.

Desde Aegon, o Conquistador até o fim do reinado de Aegon III, cada personagem é explorado em sua importância para os altos e baixos desta família, que ora está unida, ora está em guerra. A escrita de Martin não tem como objetivo ser um romance, os diálogos são breves, e o livro mais parece um livro de história. Isso pode para algumas pessoas ser cansativo, mas de modo algum o autor tem problemas narrativos. Mesmo assim não foi uma leitura rápida, já que o livro conta com quase seiscentas páginas e com uma diagramação bem apertada.

Cada capítulo contém um foco, e é repleto de ilustrações em preto e branco. Estas ilustrações são lindas e trazem riqueza a estória, já que transmite detalhes dos personagens e seus dragões. Com o toque já conhecido por todos que acompanham Martin, neste volume a morte é companheira, e muito sangue é derramado. Além de explicar a gênese de toda a conquista dos Targaryens que teve como objetivo reunir reinos que só estavam em guerra em um único reino de paz. O primeiro rei era fascinante e alguns de seus herdeiros também, enquanto outros eram melhor nunca terem saído do ovo!

Sangue e Fogo é o primeiro volume de uma duologia que pretende aprofundar o entendimento da casa targaryen, e com isso da estória de Westeros que é muito rica. Mesmo ficcional consegue ainda abordar temas relevantes da sociedade moderna, como o papel da mulher e oss jogo de poder, sem que a magia dos dragões se perca. É leitura obrigatória para fãs dos livros e da série!

P.s O livro é uma junção de textos que o autor fez, assim alguns dos capítulos podem ser encontrados em outros livros, como O Mundo de Gelo e Fogo e O Príncipe de Westeros e Outras Historias.

Avaliação













Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário